Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

BenchBrasil 10 anos

Benchmarking Brasil 2012 
Os Melhores da Década

Em 2012 o Programa Benchmarking Brasil completa 10 edições, e por isto terá automaticamente formado o Ranking da Década dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade. Este Ranking representará os Legítimos da Sustentabilidade, empresas e gestores que são referências e exemplos a seguir, pelas práticas adotadas em suas organizações, de forma contínua e melhorada. 

O Ranking confirma a máxima de que a sustentabilidade é feita de, e a partir das boas práticas. Por isto, a constância e inovação destas empresas no Ranking Benchmarking ao longo das 10 edições realizadas será o critério central para definir o Ranking da Década. Mais de 130 empresas já

 participaram do Benchmarking Brasil e hoje integram o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país, e que concorrem ao Ranking da Década.

Os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira há 10 anos

 

O Ranking da Década será conhecido no dia 02 de Agosto de 2012 no auditório grande do MASP – Museu de Arte Moderna de São Paulo
louro_fundo_branco_brilho_letras
 tendo como cenário, o lançamento do Projeto “Cultura de Sustentabilidade”, uma exposição de fatos, fotos e frases de ambientalistas e modernistas. A Mostra “Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam” será um evento paralelo ao Dia Benchmarking e servirá de palco para receber os Melhores da Década.

A mostra comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22 e os 10 anos do Programa Benchmarking Brasil, duas iniciativas que trouxeram novos olhares e posicionamentos para os desafios de seu tempo.

As Empresas e gestores com excelência em suas práticas de sustentabilidade terão chances de integrar o Ranking da Década inscrevendo seus cases até 31 de maio pelo site Benchmarking Brasil – www.benchmarkingbrasil.com.br

logo_soSobre o Benchmarking Brasil

Em 9 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira e congresso internacional.

Neste período contou com a participação de mais de 100 especialistas de 13 diferentes países na comissão técnica e apoio de expressivas instituições representativas como a FIESP, FIEMG, FIESC (IEL), FNQ, Sebrae SP, Instituto Brasil Pnuma, Câmaras de Comercio: Alemã, Francesa, Espanhola, Argentina, Britânica, e apoios internacionais: IAPMEI (Ministério de Inovação de Portugal), UNEP (United Nations Environment Programme -Nairobi, Quenia) e Agency Holaverde (Alemanha).

O Programa Benchmarking Brasil recebeu mais de 600 inscrições e certificou 226 práticas de 133 empresas localizadas nas 5 regiões do país. A maioria delas, grandes corporações (seguramente mais de 50% do PIB nacional). Isto ocorre porque conhecimento e expertise demandam corpo técnico especializado, o que significa investimento em capital intelectual e estruturas tecnológicas. Mas também temos pequenas e médias empresas, além de ONGs comprovando que com criatividade e talento é possível viabilizar grandes projetos e inovar.

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país.

São Paulo, 03 de Maio de 2012
(11) 3257-9660
imprensa@institutomais.org