Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Ranking Benchmarking dos Legítimos da Sustentabilidade 2016

selo_vermelhoEm 30 de Junho de 2016, em São Paulo,  foi conhecido o XIV Ranking dos Legítimos da Sustentabilidade, selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil – uma iniciativa pioneira e líder na certificação das melhores práticas socioambientais.

O “Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer”  (Bench Day) foi aberto pela Presidente do Tribunal Regional Federal da 3a Região, a Desembargadora Federal Dra Cecília Marcondes que reafirmou a importância das boas práticas para o desenvolvimento sustentável, fundamentado no equilíbrio socioeconômico e ambiental.

A idealizadora do Programa, a especialista e ambientalista Marilena Lavorato disse que a sustentabilidade se tornou uma nova fronteira de inovação, e que o programa desenvolveu uma metodologia capaz de identificar a legitimidade dos que nela atuam com base na excelência de suas práticas. “Trabalhamos exclusivamente com práticas socioambientais , ou melhor, com a excelência destas boas práticas. Destacou a pluralidade e capacidade agregadora do programa para ser coerente com a vocação do tema que é de interesse difuso, e finalizou afirmando “Sem boas práticas, a sustentabilidade não existe. Fica restrita a retórica“, disse Marilena

Benchmarking Brasil – Inteligência Coletiva em Sustentabilidade

Durante mais de 10 horas, especialistas, ativistas, lideranças e profissionais da área socioambiental de todo país estiveram reunidos num ambiente interativo de exposições, troca de experiências e conteúdos práticos. Cases, Aplicativos, Projetos, vídeos e arte fizeram parte deste efervescente dia pela difusão e incentivo a adoção das boas práticas de sustentabilidade. Foram certificados: 20 cases, 5 aplicativos, 5 projetos de inovações verdes, e 5 obras de arte sustentável, além do reconhecimento e homenagem a personalidade cuja trajetória deixará um legado para as próximas gerações. Benchmarking Brasil mais uma vez mostrou o lastro da sustentabilidade, as suas boas práticas.

XIV BENCH DAY – Legítimos da Sustentabilidade 2016

Dra_Cecilia_p Marilena_edit_p

Dra Cecilia Marcondes, Desembargadora Federal e Presidente do Tribunal Regional Federal 3a Região e Marilena Lavorato, Idealizadora Benchmarking, na abertura

publico_foyer_p Publico_auditorio_p

coral_edit_p  agires_edit_p

Casa Cheia e intensa agenda para um seleto público de especialistas e ativistas de todo país 

RANKING BENCHMARKING DOS LEGÍTIMOS DA SUSTENTABILIDADE 2016

Para conhecer o Ranking de cada uma das modalidades, clique na foto correspondente

Senior_edit_p

Ranking Benchmarking Senior – Empresas

Pessoas_edit_p  Benchmarking Pessoas – Rolando Boldrin recebe troféu das mãos da Desembargadora Federal, Dra Consuelo Yoshida

 Indicadores_edit_p  Artes_edit_p

Ranking Indicadores e Benchmarking das Artes 

  Bench_jr_edit_p  Hackathon_edit_p

Ranking Benchmarking Junior e Hackathon MAIS da Sustentabilidade

Para conhecer o Ranking de cada uma das modalidades, clique na foto respectiva.


Sobre o Programa Benchmarking Brasil: 

Bench_louro_verde_2016_pO Programa Benchmarking se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade. Hoje, a iniciativa conta com 1 modalidade âncora (Benchmarking Senior) destinado ao público corporativo e 5 modalidades paralelas (Benchmarking Junior, Benchmarking Indicadores, Benchmarking Artes, Benchmarking Pessoas, e Hackathon MAIS) destinado ao público jovem, artistas e personalidades ativistas. Além das organizações, o Programa trabalha com outros públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira.

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de práticas disponível na internet, são 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) que são distribuídas gratuitamente para público interessado nesta temática. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor, 1o colocado, na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil conta com apoios importantes, tais como: Institucional:  TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Divulgação: diversos portais e revistas especializadas em sustentabilidade tais como: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e as Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie, parceiros nas modalidades Benchmarking Junior e Hackathon MAIS. O XIV Bench Day, ocasião em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade 2016 se realizou nos dias 29 e 30 de junho no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.

São Paulo, 01 de Julho de 2016
Assessoria de Imprensa
(11) 3257-9660/  3729-9005
benchmarkingbrasil.com.br

Bench Day Edições passadas:

 Edição 2016 botao_edicao_15
 botao_edicao_14_atual edicao_2013 edicao_2012 edicao_2011
 edicao_2010 edicao_2009 edicao_2008 edicao_2007
 edicao_2006 edicao_2005 edicao_2004 edicao_2003