Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, 09 e 10 de Agosto


CBJA 2019: O jornalismo que o meio ambiente precisa!

Dois dias para ampliar conhecimentos, fomentar a Rede de Jornalistas Ambientais e dialogar sobre conjuntura, pautas, tecnologias e oportunidades

O jornalismo é a extensão dos olhos e ouvidos da sociedade e a voz que ecoa nos ouvidos do poder. No caso do jornalismo que cobre temas socioambientais essa extensão é ainda amais longa, especialmente em um país continental e biodiverso como o Brasil.

Nos últimos anos a realidade do jornalismo ambiental tornou-se de extrema complexidade, pois, além de enfrentar os dilemas próprios do jornalismo, como a disrupção tecnológica, a migração para o ecossistema digital e o derretimento dos modelos de negócios das empresas e perda das fontes de financiamento, depara-se com suas questões específicas.

O jornalismo ambiental tornou-se mais complexo, se viu imerso em temas antes delegados aos cientistas, aproximou-se da economia com o crescimento do viés da sustentabilidade, teve de conhecer produtos e processos para abordar temas relativos ao consumo, às embalagens e aos processos produtivos e tornou-se um especialista em relações internacionais, com as conferências climáticas e objetivos globais.

O jornalismo ambiental tornou-se uma das áreas do conhecimento mais abrangentes do campo dos profissionais de comunicação. É comum encontrar entre os jornalistas que se dedicam à essa pauta mestres e doutores em gestão ambiental, em economia ambiental, em biologia e outras áreas que podem ajudar a qualificar a abordagem de temas sociais e ambientais.

É neste cenário caótico e desafiador que o Instituto Envolverde e a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) irão realizar o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental – CBJA 2019, nos dias 9 e 10 de agosto de 2019 na Unibes Cultural, em São Paulo.

Serão dois dias de diálogos alinhados diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como paradigma e vetor para a construção de pautas. Mais informações e inscrições: https://www.cbja.com.br/