Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

FIBoPS Técnica 2014

Práticas de Sustentabilidade que melhoram o desempenho das atividades humanas
Local: Avenida Paulista, 2000 – Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, 15o andar

Calendário 2014

Para ver a enquete  que apontou os temas de sustentabilidade  para a grade 2014, clique Aqui
Emissão do certificado de participação e eventos já realizados, no final desta pagina 

Próximo Encontro Técnico


 30/10 – 9h00/12h00Inscrições Responsabilidade Social e Voluntariado Corporativo

 

 

 Antonio Simões Parente é administrador de empresas com especialização em analise de sistemas e gestão ambiental.  Atual Coordenador de Certificação da ABNT para Sistemas de Gestão e auditorias, certificação com base em normas certificáveis e Projetos especiais criados para setores específicos, com ênfase em Responsabilidade Social

 

 Silvia Naccache, Mais de 15 anos de atuação em Responsabilidade Social, 3o Setor e Voluntariado. Atual Coordenadora do CVSP – Centro do Voluntariado de São Paulo.

 

 

 Rosangela Melatto,  Atual Gerente de Responsabilidade Social América Latina da Intel.  Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013 ”Voluntariado Corporativo e suas implicações para a empresa, seus funcionários e a comunidade”

 

 

 Fernanda Toledo,  Arquiteta e Urbanista, especialista em Gestão Ambiental e Marketing. Atual Gerente de Relacionamento da Damha Urbanizadora e Presidente da Associação Bairro Sustentável.  Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013 ” Ações sustentáveis transformando vidas”


Sobre o Evento: Encontros Técnicos abertos e gratuitos com a participação de pesquisadores, especialistas e lideranças para exposição de temas atuais e relevantes da sustentabilidade que foram apontados em enquete realizada com profissionais atuantes na área. Vagas Limitadas por ordem de chegada das inscrições, e certificado de participação emitido pela internet ao publico presente. A FIBoPS Técnica é uma iniciativa do Instituto MAIS em parceria com a MAIS PROJETOS para formar massa crítica em sustentabilidade. É um evento direcionado aos profissionais, especialistas e lideranças atuantes em sustentabilidade.  Para ver programação das edições anteriores, clique nos anos:  2013 - 2012  -  2011  - 2010  -  2009   –  2008

Encontros já realizados em 2014

 30/01 – 9h00/12h00Pegada Hídrica e Gestão das Aguas

 

Pedro Cortez,  Especialista com Pós Doutorado em Gestão de Recursos Hídricos. Professor Universitário, Assessor Técnico de Gabinete da Superintendência de Gestão Ambiental da USP e Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Governança Ambiental.

 

Eldis Camargo, Especialista em Educação Ambiental e Direito Ambiental, com Pós-Doutorado em Direitos Humanos. Professora Universitária e Assessora do Procurador-Geral da Agência Nacional de Águas (ANA)

 

 

Adonay Mendes de Souza, Engenheiro Mecânico e de Produção, e Consultor de projeto da maior refinaria de alumina do globo. Atual Supervisor de Engenharia da Alcoa.  Apresentará o Case Benchmarking certificado em 2013  “Redução da Pegada Hídrica por meio de parceria sustentável entre empresas”

 

Ricardo Peruzzo Bernasconi, Engenheiro Ambiental com especialização em operação de plantas de tratamento de efluentes e Gerenciamento de Projetos. Atual Analista Ambiental da Celulose Irani. Apresentará o Case Benchmarking certificado em 2013 “Gestão de Recursos Hídricos”

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


  27/02 – 9h00/12h00Comunicação para a Sustentabilidade

 

 Percival Caropreso, Publicitário e fundador da Setor 2 ½, assessoria de Comunicação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade para Empresas, ONGs, movimentos, causas socioambientais.

 

Maria José Rosolino,  Relações Públicas, Jornalista e atual Coordenadora dos Cursos de Produção Editorial e de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi.

 

 

Branca Heloísa Britto de Souza, Analista de Sistemas com pós-graduação em Tecnologia na Educação.  Atual Gerente de Projetos do Instituto EmbratelApresentará o case Benchmarking certificado em 2013 “Comunidade e espaço de pesquisa conectados

 

 

 Veridyana de Oliveira Cesar, Administradora Pública com especialização em Gestão de Negócios Socioambientais.  Atual Supervisora de Sustentabilidade na Danone. Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013 “Construindo um case de sensibilização ambiental por meio de uma campanha de marketing”

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


 27/03 – 9h00/12h00Educação para a Sustentabilidade

 

Ricardo Voltolini, Jornalista,  diretor da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade e publisher da revista Ideia Sustentável. Idealizador da Escola de Líderes Sustentáveis

 

 

Antonio Fernando Stanziani, Psicólogo e engenheiro. Mestre em Ciências da Religião e Psicologia Analítica. Consultor e Professor universitário de ética e educação da FIA, FECAP e FIPECAFI e da Associação Palas Athena. Membro Fundador do ICIC – Instituto de Compliance e Integridade Corporativa, Membro do Comitê de Ética da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

 

 Fernanda Montebrune Leão,  Bióloga , gestora ambiental e  neuropsicopedagoga.  Atual Analista de Desenvolvimento Ambiental da Gerdau.  Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013  ”Programa Germinar – A educação ambiental como instrumento para a sustentabilidade local”

 

 Tatiana Otani Correia, Especialista em Administração e com mais de 1 década de experiência em grandes organizações. Atual Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da DIAGEO para Brasil, Paraguai e Uruguai.  Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013  “Programa Learning for Life – Transformando vidas por meio da educação”

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


 25/09 – 9h00/12h00Mobilidade e Acessibilidade Urbana

 

Marianne Pinotti,  médica com mestrado e doutorado em Obstetrícia e Ginecologia. Foi diretora do departamento de mastologia do Hospital Pérola Byington e Secretária da Saúde do Município de Ferraz de Vasconcelos.  Atualmente é membro relatora do Comitê de Ética em Pesquisa EGIMAJAP, diretora do Centro de Pesquisa Clínica EGIMAJAP, e 1° vice-presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica e Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

Mauricio Broinizi Pereira. Graduado em História e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo – USP. Lecionou a disciplina de História Contemporânea, foi Chefe do Departamento de História e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-2011). Atualmente, dedica-se integralmente ao trabalho com movimentos sociais, iniciado em 1987. Foi Coordenador da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis até 2013. Atualmente, é Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, representando também estas organizações no Conselho da Cidade de São Paulo.

Edson Passafaro tem formação em Desenho  Arquitetônico,  Administração  de  Empresas  e Gestão Pública. É consultor em Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Inclusão  Social  de  pessoas  com  deficiência  ou mobilidade  reduzida.  Participou da criação da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, na qual foi Secretário-Executivo. Elaborou o caderno técnico de Políticas Municipais de Acessibilidade do Ministério das Cidades, o Guia de Acessibilidade em Edificações e o Guia de Mobilidade Acessível em Vias Públicas da Prefeitura de São Paulo. Auditor de Acessibilidade da ABNT e Representante do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) na Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, entre outros.

 Eduardo  Kazuaki Shiramata, Engenheiro ambiental com atuação na área de meio ambiente da ArcelorMittal desde 2008.  Trabalhou na unidade da ArcelorMittal dos EUA (ArcelorMittal Indiana Harbor) entre 2010 e 2012, e atualmente integra a Gerência de Meio Ambiente da empresa no Brasil. Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013 ”Programa Novos Caminhos – Soluções sustentáveis para melhoria da mobilidade urbana e rural”, da ArcelorMittal Tubarão do Espirito Santo.


 Apoio: logo_anhembi

Parceiros: 

Realização: