Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

FIBoPS Técnica 2012

“Compartilhar conhecimento socioambiental aplicado para a construção de sociedades sustentáveis é a missão do I+. Isto é que fazemos todos os dias com a contribuição de especialistas e lideranças proativas, que voluntariamente compartilham o bem mais precioso da humanidade, o conhecimento. Realizamos encontros, seminários, feiras, publicações e programas, atividades presenciais e virtuais, abertas e gratuitas. É para isto que existimos, e é nisto que concentramos nossa energia” Marilena Lino de Almeida Lavorato – Fundadora do Programa Benchmarking Brasil e Instituto Mais, Diretora MaisProjetos, Editora do livro BenchMais e Revista Benchmarking.

Práticas de Sustentabilidade que melhoram o desempenho das atividades humanas

Datas e Local: Toda ultima 5ª feira dos meses Março, Abril, Maio, Setembro e Outubro, no Auditório da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rua Bela Cintra, 1032 (esquina com a Av. Paulista, próximo Estação Consolação do Metrô). Veja Mapa de Localização,  AQUI

Evento:Encontros Técnicos abertos e gratuitos com a participação de pesquisadores, especialistas e lideranças para exposição de temas atuais e relevantes da sustentabilidade que foram apontados em enquete realizada com profissionais atuantes na área.  Vagas Limitadas por ordem de chegada das inscrições com certificado emitido pela internet ao publico presente. A FIBoPS Técnica é um evento direcionado aos especialistas e lideranças atuantes em sustentabilidade.  Para ver programação dos anos anteriores e atual, clique: 2013   2011  – 2010  –  2009   –  2008  

ENCONTROS TÉCNICOS REALIZADOS EM 2012

29/03 – 9h00/12h00 Inscrições 
Economia Verde e Práticas de Sustentabilidade

 

 

Antonio Luis Aulicino,  Doutor e Mestre em Administração, pela FEA-USP, International de Management (MBA) – 1996 (Presidents and CEOs): M.I.T. – Boston – U.S.A. Diretor Fundador da IDS – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável. Foi Diretor Presidente da Eternit S.A., da SAMA, Wagner S.A. Foi do Conselho de Administração e Diretor de grandes empresas e associações. É professor do MBAs da FIA. Membro da International Association Science Park – IASP. Autor de livros e de diversos artigos científicos. Foi integrante da comissão técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2011.  Apresentará o case “Desenvolvimento Sustentável de Ribeirão Branco – SP”

 

José Roberto Kassai, Professor da FEA/USP, doutor e mestre em controladoria e contabilidade, com especializações realizadas na Bélgica e no Japão, graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. Tendo exercido cargos de gerência nas áreas de Contabilidade, Auditoria, Finanças e em Controladoria, ex-Fiscal de rendas, consultor de empresas e conselheiro da FIPECAFI/USP. Autor e coautor, entre outros, dos livros Retorno de Investimento, Compêndio Indicadores de Sustentabilidade das Nações, Civil Economy, Democracy, Transparency and Social and Enviromental Accounting Research Role. Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP) do Departamento de Contabilidade e Atuárias da FEA/USP, cujos objetivos são: estudar aspectos de mensuração das questões sociais, ambientais e econômicas de empresas e a evidenciação por meio de relatórios integrados de sustentabilidade (IIRC) ou Relatórios Únicos (One Report).

 

Alexandre de Oliveira Aguiar, Engenheiro Químico (Escola Politécnica USP), e especialista em Gestão ambiental (USP) Mestre e Doutor em Saúde Pública com concentração em saúde ambiental ((FSP-USP). Atualmente é professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho – Uninove.  Atua também há mais de dez anos em cursos de especialização e MBA em instituições como Faculdade de Saúde Pública da USP, IECAT/FEI, FATEC e Instituto Mauá de Tecnologia. Tem sido orientador de diversos trabalhos de conclusão de curso nas áreas de resíduos sólidos, manufatura reversa e sistemas de gestão. Tem mais de dez anos de experiência como consultor e auditor de certificação em sistemas de gestão ambiental ISO 14001 e sistemas de gestão de segurança do trabalho OHSAS 18001, além da vivência em grandes empresas em gerenciamento ambiental.

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


26/04 – 9h00/12h00 Inscrições
Inovações e Tecnologias Verdes

 

 

José Carlos Barbieri, Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da FGV EAESP na linha de pesquisa de gestão socioambiental e da saúde. É membro do Forum de Inovação da EAESP, e participa de comitês científicos de revistas, congressos e agencias de fomento. Membro da comissão do INMETRO para criação de normas para certificação de sistemas de responsabilidade social. Autor de livros, capítulos de livros e dezenas de artigos sobre inovação, gestão ambiental e responsabilidade social publicados no Brasil e em diversos países. Foi integrante da comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2010.

 Sineval Martins Rodrigues, Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com formação e credenciamento nas áreas de empreendedorismo, liderança e inovação pelas entidades Haas School of Business, Berkeley, University of California; Babson College; Center for Leadership Studies; Decision Process International; Louis Allen Associates. É Professor Convidado da FDC – Fundação Dom Cabral (MG) e atua como Mentor, Coach e consultor organizacional em projetos no Brasil e exterior. Foi integrante da comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2010.

 João Alexandre Paschoalin Filho,  Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA.  Mestre e Doutor em Engenharia pela Unicamp. Atuou como engenheiro na execução de fundações profundas em obras industriais, como a Refinaria de Paulínia/SP da Petrobrás entre outras. Atualmente é professor titular da Universidade Nove de Julho e revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental, ISSN: 1981-982X. Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), parecerista técnico da revista PAT/UFG (Pesquisa Agropecuária e Tropica da Universidade Federal de Goiás), membro da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos), entre outros.

Para emissão de certificado de participação, cliqu
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


 24/05 – 9h00/12h00 Inscrições
Sustentabilidade: Governança e Modelos de Gestão

     

Olinta Cardoso,  graduada em comunicação, pela Faculdade Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), com pós-graduação latu sensu em comunicação e gestão empresarial pela PUC Minas e especializações em gestão responsável para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral (FDC), comunicação empresarial, pela University of Syracuse/Aberje, e gestão de pessoas, pela FDC/Insead; foi diretora de Comunicação da Vale, diretora-presidente da Fundação Vale e gerente corporativa de Comunicação da Samarco. É atualmente Sócia-diretora da Matizes Comunicação e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.

               

Luis Fernando Freitas Penteado, Advogado e Mestre pela PUC-SP, na disciplina de Direitos Difusos e Coletivos, com ênfase na área de Meio Ambiente. Especialização em Gestão Empresarial de Negócios pela FIA-USP. É Auditor Ambiental de ISO 14.001 certificado pela Fundação Vanzolini (USP), Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da PUC, FGV e FAAP, e, Assessor Jurídico da Fundação Agencia da Bacia Hidrográfica do Alto-Tiete, Estado SP. Foi integrante da Comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2011

   

Mark S. Langevin, Ph.D. em Ciência Política, mestre em Estudos Latino-Americanos da Universidade do Arizona em Tucson, e B.A. em Liberal Arts com enfase em Saúde Pública pela The Evergreen State College em Olympia, Washington-EUA. É Diretor de BrazilWorks, e Professor de Política da Universidade de Maryland University College (UMUC), Professor de Administração Pública de Walden University. Pesquisa e escreve sobre políticas energéticas e climáticas e as relações bilaterais Brasil e Estados Unidos em varias publicações. Foi integrante da Comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2011. Estará apresentando o case Políticas de Biodiesel, Sustentabilidade Ambiental e Inclusão Social: Os Casos da Argentina, Brasil, França, Alemanha e os Estados Unidos”

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 

27/09 – 9h00/12h00 Inscrições 
Mídias Sociais e Cultura de Sustentabilidade

 

   

 Backer Ribeiro FernandesRelações Públicas, diretor executivo da Communità Comunicação Socioambiental.  Trabalhou na Fundação Abrinq, Publicom, Ministério da Educação, Comunidade Solidária. É Doutorando em ciências da comunicação e Mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor conferencista da ECA/USP, e ex-professor de graduação e pós-graduação da FAAP, FIAMFAAM, Cásper Líbero, Metodista, Braz Cubas, Instituto Mauá, IPT, dentre outras. É integrante da Comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2012

   

 Antonio Rosa Neto, empresário com mais de 35 anos de experiência em mídia e comunicações e vencedor do Prêmio Caboré em 1991 como melhor profissional de mídia do Brasil.Presidente da Dainet Multimídia e Comunicações, criada em 1994 sendo a primeira empresa especializada em mídia do país e indicada ao Prêmio Caboré2001, como o melhor serviço especializado do Brasil. Diretor Conselheiro do site Ciclovivo; Diretor Conselheiro do site Adnews; Presidente da Fundação Kunito Miyazaka; Diretor e Conselheiro da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). Eleito pela Revista Info-Exame, em 1999, 2000 e novamente em 2001, como membro da elite da tecnologia do Brasil. Autor do Livro “Atração Global” – A Convergência da Mídia e Tecnologia, publicado pela MakronBooks e Co-autor do livro “Building an Information Society: a Latin American and Caribbean Perspective” publicado pela ONU – CEPAL, em fevereiro de 2003

   

 Renato Guimarães tem acumulados mais de 20 anos de trabalho em comunicação estratégica, campanhas e advocacy nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Humanitário em organizações como Greenpeace, Oxfam GB, Instituto Akatu. É jornalista formado pela UERJ e mestre em relações internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy. Tem pós-graduação em Comunicação Corporativa pela Universidad de Lima, além de ser fellow do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York. Foi sócio fundador da consultoria Gestão Origami e atualmente maneja a área de comunicação e relações com a sociedade civil da IFC – International Finance Corporation, o braço de investimento privado do Banco Mundial. É sócio fundados e membro da diretoria da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade. É palestrante na área de sustentabilidade e mídias sociais e co-autor do livro “Sustentabilidade – O Futuro no Presente”. Edita o blog SustentaNews (www.sustentanews.com).

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 

25/10 – 9h00/12h00Inscrições Gerenciamento de Recursos Naturais e Políticas Públicas

 

 

   

Germano Julio Badi, Administrador e pos-graduado em Finanças pela EAESP -FGV, atuou profissionalmente 30 anos como executivo e membro de Conselhos de Administração de Multinacionais e Associações na América Latina e Europa. Compliance Officer por 20 anos . Atualmente Diretor de Negocios Internacionais para a América do Sul da Tire Industry Association e Consultor em gestão estratégica, desenvolvimento de mercados internacionais e projetos de reciclagem de produtos de borracha. Atuou na revisão de legislação sobre a destinação ambientalmente correta de pneus inserviveis assim como nos estudos sobre um melhor uso dos pneus através da extensão de sua vida útil.Coordenador do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade , membro do Grupo de Empreendedorismo e Inovação do Conselho Regional de Administração de São Paulo. Foi integrante da Comissão Técnica Programa Benchmarking Brasil, edição 2011.

   

José Machado Valverde Filho, Especialista em Direito Ambiental (PUC) e Gestão Ambiental (SENAC). Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e Presidente do Instituto Cidadania Ambiental – ICA. Secretário Parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Jardim na Câmara dos Deputados. Coordenou tecnicamente a formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), bem como a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (Lei nº 12.300/2006).Atualmente na Câmara dos Deputados, acompanha especialmente os Pls sobre: Áreas Contaminadas, Pagamentos por Serviços Ambientais, Biodiversidade e a regulamentação da profissão de Gestor Ambiental.  Autor de vários livros da área ambiental.

   

Gustavo Silveira Graudenz, Médico imunologista e alergista pela UNICAMP. Doutorado pelo Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo. Pós doutorado pelo Instituto de Imunologia da Universidade de São Paulo. Atua nas doenças causadas pela poluição do ar de interiores e ar externo.

 

      

Rodrigo Rodrigues Castanho, advogado, especialista em Direito Ambiental, executivo público em gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), atualmente ocupa a função de assessor da Diretoria Geral do Instituto Florestal/Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV).

Para emissão de certificado de participação, clique

Para ver fotos e cobertura do evento siga para


Apoio         Realização: