Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Apresentações de cases e projetos certificados pelo Programa Benchmarking Brasil e alinhados com os ODS da Agenda ONU. Serão 6 apresentações de pesquisadores, gestores e empreendedores sociais, seniores e juniores

III Fórum de Sustentabilidade - Energia e Recursos Hidricos

III Fórum de Sustentabilidade - Energia e Recursos Hidricos

Apresentações de cases e projetos certificados pelo Programa Benchmarking Brasil e alinhados com os ODS da Agenda ONU. Serão 6 apresentações de pesquisadores, gestores e empreendedores sociais, seniores e juniores

23 de março às 19:55 • 1 Comentário

ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.Um time com mais de uma dezena de organizações se mobilizaram para dar voz a jovens e seniors da sustentabilidade. Serão 6 exposições de pesquisadores, gestores e empreendedores sociais que apresentarão experiências de sucesso, certificados Benchmarking e alinhados com os ODS 6, 7, 11, 12, 14, e 17. Gratuito e com emissão de certificado digital. Imperdível

III Fórum de Sustentabilidade em 06 de abril - Envolverde

envolverde.com.br

Programe-se para o terceiro Fórum de Sustentabilidade que acontecerá em 06/04, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi da Unidade Vila Olímpia, em São Paulo/SP. Na programação, Cases e Projetos Benchmarking alinhados com os ODS

23 de março às 19:48 • Nenhum Comentário

Água: Há mais de cinco décadas em Hong Kong, um sistema é usado para captar água do mar e usá-la nas descargas dos banheiros. A água do mar começou a ser usada em descargas de Hong Kong em 1958, quando a ilha já se deparava com a perspectiva de falta d'água. Não existem reservas hídricas subterrâneas expressivas em seu solo rochoso, e as chuvas atendem a apenas um quarto da demanda. O restante é importado da China por meio de dutos submarinos ou trazido do mar. Cerca de 25% do esgoto em Hong Kong é composto por água do mar.

Com água do mar na descarga, Hong Kong economiza milhões de litros por ano - BBC Brasil

bbc.com

Uso de sanitário representa cerca de 30% do consumo doméstico, segundo a ONG britânica Waterwise, e até 70% em edifícios comerciais.

23 de março às 17:22 • Nenhum Comentário

Muro Verde: A ação foi anunciada após o lançamento do programa de combate à pichação, feito pelo prefeito da capital paulista, João Dória, que visa diminuir os níveis de poluição visual na grande metrópole. De acordo com o anúncio oficial, o Muro Verde, como é chamado, passará por obras para se adaptar à nova formatação e ficará pronto em cerca de 30 dias. A área local, que até janeiro era tomada por grafites e pichações, conta com quase 1500m²

Avenida 23 de Maio, em São Paulo, ganha muro verde - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Avenida 23 de Maio, em São Paulo, ganha muro verde. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

23 de março às 17:12 • Nenhum Comentário

Saúde: Pesquisadores do Instituto de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, desenvolveram um estudo que relaciona a arborização com a saúde mental. Segundo os especialistas, quanto mais árvores, menos quadros de depressão são identificados. O estudo “Paisagem e Urbanismo” foi publicado na revista científica Science Direct. Os dados analisados pelos pesquisadores foram coletados em Londres, no período de 2009 a 2010.

Morar perto de árvores reduz casos de depressão, diz estudo

ciclovivo.com.br

A proposta dos pesquisadores era avaliar o impacto que a natureza em meio urbano pode ter sobre as pessoas.

23 de março às 17:09 • Nenhum Comentário

Poluição: Uma corrente de resíduos está matando o Ganges, o rio indiano mais sagrado para o hinduísmo, que passa por grandes centros de peregrinação, como Varanasi, onde milhões de devotos mergulham na busca pela salvação, sem saber que cada gota dele é tóxica.

Poluição está matando o sagrado rio Ganges e intoxica os devotos hindus

g1.globo.com

Em alguns pontos do Ganges em Varanasi, nível de bactérias fecais por cada 100 mililitros chega a 31 milhões. Máximo recomendável para o banho são 500.

23 de março às 17:05 • Nenhum Comentário

Cerrado: Se o índice de desmatamento do cerrado brasileiro se mantiver como é hoje - cerca de 2,5 maior do que na Amazônia -, o mundo pode registrar a maior perda de espécies vegetais da história. A tese é de um artigo de pesquisadores do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) e de outras instituições nacionais e internacionais, divulgado nesta quinta-feira na revista científica Nature. O cerrado perdeu 46% de sua vegetação nativa, e só cerca de 20% permanece completamente intocado, segundo os pesquisadores. Até 2050, no entanto, pode perder até 34% do que ainda resta.

Em 30 anos, cerrado brasileiro pode ter maior extinção de plantas da história, diz estudo - BBC Brasil

bbc.com

Cientistas alertam para avanço do desmatamento do bioma, que pode agravar seca no país, e propõem soluções que combinem produtividade e preservação.

23 de março às 17:00 • 1 Comentário

Fórum: No próximo dia 06 de abril será realizado o terceiro fórum de sustentabilidade sobre os temas: energia e recursos hídricos. 6 experiências de sucesso serão compartilhadas. Gratuito, com emissão de certificado digital aos que comparecerem. Vagas limitadas.

III Forum de sustentabilidade | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

III Forum de sustentabilidade PROGRAME-SE Inovações e práticas de excelência em Energia e Recursos Hídricos  Cases e Projetos Benchmarking  alinhados com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)  06 de Abril – 9h/12h

22 de março às 14:57 • Nenhum Comentário

Inovação: Os criadores garantem a resistência à água e a característica biodegradável dos pratos. E fazem questão de enfatizar que nenhuma árvore ou galho sequer é derrubado para que os produtos sejam processados. Todas as folhas usadas provêm regiões da Ásia e América do Sul, onde as folhas encontradas apresentam características valiosas para a operação e as árvores concluem o ciclo de troca de folhas com maior frequência.

Startup alemã cria pratos biodegradáveis feitos com folhas de árvores - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Startup alemã cria pratos biodegradáveis feitos com folhas de árvores. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

22 de março às 14:51 • Nenhum Comentário

Água: O Brasil foi ultrapassado por Albânia, Geórgia e Azerbaijão na edição 2016 do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas, e ficou em 79° lugar em uma lista com 188 nações. A ilha caribenha de São Cristóvão e Navis também registrou IDH superior ao do Brasil no ranking.

17 curiosidades sobre a água que você talvez não saiba

ciclovivo.com.br

A água é essencial para que haja vida.

22 de março às 14:47 • Nenhum Comentário

IDH: O Brasil foi ultrapassado por Albânia, Geórgia e Azerbaijão na edição 2016 do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas, e ficou em 79° lugar em uma lista com 188 nações. A ilha caribenha de São Cristóvão e Navis também registrou IDH superior ao do Brasil no ranking.

Brasil é ultrapassado por Albânia, Geórgia e Azerbaijão em índice de desenvolvimento da ONU - BBC Brasil

bbc.com

Indicador serve como parâmetro de bem-estar da população e considera fatores como expectativa de vida, média de estudo e renda per capita.

22 de março às 14:46 • Nenhum Comentário

Água: Os piores cenários foram, em sua maioria, detectados em corpos hídricos que atravessam áreas urbanas densamente povoadas, como regiões metropolitanas e grandes cidades do interior. Não é preciso ir muito longe para entender que esses dados são o reflexo da inoperância do poder público.

O Brasil não tem o que comemorar neste Dia Mundial da Água

exame.abril.com.br

Estudo da SOS Mata Atlântica sobre a qualidade da água realizado em 240 pontos de coleta em todo o país revela cenário preocupante

22 de março às 14:44 • Nenhum Comentário

Água: Mundialmente, mais de 80% das águas residuais são lançadas em rios e lagos sem tratamento, criando um impacto negativo na saúde e no meio ambiente, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água de 2017 da ONU, publicado nesta quarta-feira (22), dia mundial da água. A poluição de dejetos humanos e animais afeta quase um de cada três rios na América Latina, Ásia e África, colocando milhões de vidas em risco, afirma o documento.

Governos devem considerar águas residuais um recurso, diz ONU

g1.globo.com

Segundo relatório, poluição de dejetos humanos e animais afeta quase um de cada três rios na América Latina, Ásia e África, colocando milhões de vidas em risco.

22 de março às 14:36 • Nenhum Comentário

Segurança Alimentar: Adulterar um produto para obter ganhos comerciais não é particularidade da indústria da carne no Brasil, como foi exposto pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Estudos e ações pontuais mostram que o crime é praticado para maquiar outros alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Leite, café, azeite preocupam.

Não é só com carne: leite com ureia e óleo em vez de azeite estão entre fraudes de alimentos no Brasil - BBC Brasil

bbc.com

Produtos que chegam à mesa dos brasileiros podem conter vários tipos de adulteração, que vão desde água a substâncias proibidas para alongar o prazo de validade.

22 de março às 14:34 • Nenhum Comentário

Sustentabilidade: Somos frutos das práticas do nosso tempo, e serão elas o legado para as gerações futuras. Mas também existe o legado “vazio” da retórica sem práticas. Este é o legado danoso que impede avanços na direção do futuro desejável. Sociedades sustentáveis serão construídas por práticas que definem a direção do nosso caminho enquanto humanidade. E dentro deste contexto, as organizações são determinantes para acelerar este processo de up grade das sociedades nas quais estão inseridas.

Sustentabilidade seletiva

linkedin.com

Não se cogita mais a hipótese do isolamento nas sociedades sustentáveis. Assim como o aquecimento é global, a responsabilidade de combatê-lo também o

21 de março às 11:03 • Nenhum Comentário

APP: Um aplicativo que mapeia prédios, bares e restaurantes acessíveis foi o único brasileiro a entrar para a lista de vencedores da premiação internacional World Summit Awards 2016. No total, 451 projetos foram selecionados e indicados 160 membros da ONU (Organização das Nações Unidas) e 40 aplicativos foram os vencedores. Chamado guiaderodas, ele foi idealizado pelo cadeirante Bruno Mahfuz e pelos seus sócios, Bianca Gualdani e João Marcos Barguil. O app foi premiado na categoria “Inclusão e Empoderamento” por ser visto como uma criação local que tem relevância global.

App brasileiro de acessibilidade ganha prêmio internacional

exame.abril.com.br

Plataforma colaborativa oferece dados sobre acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiências

21 de março às 11:01 • Nenhum Comentário

Estudo: Os dados fazem parte do relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, documento que faz um panorama da situação infantil no país , divulgado pela Fundação Abrinq. O estudo foi feito utilizando dados de fontes públicas, entre elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados completos podem ser vistos no site www.observatoriocrianca.org.br

40% das crianças no Brasil vivem na pobreza, mostra estudo

exame.abril.com.br

Famílias das crianças sobrevivem com renda per capita mensal de menos da metade de um salário mínimo

21 de março às 10:58 • Nenhum Comentário

Projeto de Lei: A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) reúne-se na próxima quarta-feira (22), quando poderá votar, entre outras matérias, o Projeto de Lei da Câmara PLC 70/2014, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que proíbe o uso de animais em atividades de ensino, pesquisa e testes laboratoriais de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes. Em seu relatório, ele abserva que os projetos cumprem o princípio ético de evitar maus-tratos aos animais, além de ajudar a promover as exportações brasileiras para a União Europeia e outros países que eliminaram essas práticas.

Projeto pode proibir o uso de animais em testes de cosméticos no Brasil

ciclovivo.com.br

Os projetos querem evitar maus-tratos aos animais, além de ajudar a promover as exportações brasileiras.

21 de março às 10:55 • Nenhum Comentário

Energia: De acordo com os seus criadores, o Tenkiv Solar Collectors é um sistema capaz de purificar até dois mil litros de água por dia com energia solar, além de produzir, armazenar e até converter energia para outras finalidades. Vale destacar também as vantagens do equipamento se comparado a outros sistemas, já que sua tecnologia custa apenas 1/13 do valor de um painel solar e só 1/5 de qualquer fonte de combustível fóssil, reforçando sua viabilidade.

Sistema usa energia solar para purificar até dois mil litros de água - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Sistema usa energia solar para purificar até dois mil litros de água. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

21 de março às 10:53 • Nenhum Comentário

Animais: Omsin, a tarturuga de 25 anos que engoliu 915 moedas jogadas por turistas morreu. Ela tinha sido enviada no início de março a uma clínica de Bangcoc, onde os veterinários detectaram cinco quilos de moedas em seu estômago. A história deu a volta ao mundo e a Tailândia acompanhou com emoção a volta da tartaruga para a água depois da cirurgia. Mas o estado de saúde do animal piorou de modo repentino e há dois dias os veterinários descobriram que estava com infecção no sangue.

Morre tartaruga que havia ingerido 915 moedas na Tailândia

g1.globo.com

Omsin, de 25 anos, foi enviada no início de março a uma clínica de Bangcoc, onde os veterinários detectaram cinco quilos de moedas em seu estômago.

21 de março às 10:51 • Nenhum Comentário

Poluição: O ar da cidade do México possui o dobro do nível de partículas poluentes recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para o governo, a solução passa por tirar carros da rua, mas o mexicano Héctor Ruiz tem outra ideia. Ele criou a Altorendimiento Automotriz, que transforma “carros movidos a gasolina em elétricos, emissões zero". Veículos velhos poluem de 10 a 20 vezes mais do que os novos novos.

O homem que converte carros a gasolina em elétricos em uma das capitais mais poluídas do mundo - BBC Brasil

bbc.com

Héctor Ruiz criou a Altorendimiento Automotriz, que transforma automóveis poluentes em veículos com "emissões zero".

21 de março às 10:47 • Nenhum Comentário

Agenda ODS: O Programa Benchmarking Brasil alinhado com os ODS se tornou um efetivo movimento de valorização e de incentivo as boas práticas junto a organizações e sociedade. Mobiliza diferentes públicos nesta causa, a começar pelas empresas que assumem seu papel de liderança na construção de sociedades sustentáveis.

ODS | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Os cases, projetos e práticas certificadas Benchmarking identificam no formulário de inscrição qual o ODS mais evidente

20 de março às 18:26 • Nenhum Comentário

Pinguins: Cerca de 6 milhões de aves da espécie vivem nos 5 mil quilômetros da costa leste do continente gelado, mais que o dobro do número estimado anteriormente. A pesquisa realizada por uma equipe australiana, francesa e japonesa usou métodos aéreos e terrestres, como a etiquetagem, revisão de dados e análise de imagens de vídeos ao longo de várias épocas da reprodução, o que lhes permitiu chegar ao novo número.

Cientistas divulgam boa notícia sobre pinguins

g1.globo.com

Pesquisadores descobrem que população de pinguins-de-adélia no leste da Antártida é bem maior do que o antes estimado. Descoberta pode ajudar a proteger a espécie.

20 de março às 18:23 • Nenhum Comentário

Natureza: No Japão, o processo de experimentar profundamente a natureza, tomando-a lentamente através de todos os sentidos, chama-se shinrin-yoku, que se traduz como “banho de floresta”. Os efeitos da prática no corpo e na mente foram estudados desde que foi desenvolvido no início dos anos 80 e os resultados mostram diminuição de cortisol, principal hormônio causador do estresse, e a redução da pressão arterial. Além disso, a prática promove melhora na concentração, aumento da imunidade e fortalecimento do metabolismo, entre outros efeitos emocionalmente positivos.

Conheça a tradição japonesa do ‘banho de floresta’ (shinrin-yoku)

ciclovivo.com.br

O "banho de floresta" é uma forma de aumentar nossas ligações com a natureza.

20 de março às 18:15 • Nenhum Comentário

Parques: De acordo com diversos estudos realizados,o contato com a natureza é capaz de melhorar tanto a saúde física quando mental, além de melhorar os níveis de vitamina D (através do banho de sol) e mais alguns benefícios. Programe-se para conhecer os melhores parques do Brasil

Parques nacionais para visitar em 2017 - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Parques nacionais para visitar em 2017. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

20 de março às 18:12 • Nenhum Comentário