Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

A capacidade instalada de energia eólica pode crescer 530%, ou para 2 mil gigawatts (GW), até 2030, fornecendo até 19% da eletricidade global, afirmou relatório de uma associação comercial e do Greenpeace. Segundo o documento, a capacidade instalada de energia originada pelos ventos totalizou 318 GW em todo mundo no final do ano passado e gerou cerca de 3% da eletricidade global.

Eólicas podem suprir 19% da demanda global de energia até 2030

g1.globo.com

Capacidade instalada de energia eólica pode crescer 530% em 16 anos. Estudo foi divulgado por organizações nesta terça-feira (21).

Hoje às 16:22 • Nenhum Comentário

O presidente da ANA, Vicente Andreu, afirmou na manhã desta terça-feira (21) que, se a crise hídrica no Sistema Cantareira continuar, só restará o lodo após a retirada da segunda cota do volume morto. "Eu acredito que, tecnicamente, será inviável. E, do ponto de vista ambiental, essa água terá problema”, disse. “Se a crise se acentuar, é bom que a população saiba que não haverá alternativa a não ser ir no lodo”, completou.

Alckmin cita 3º volume morto do Cantareira para garantir água em SP

g1.globo.com

Disponibilidade de mais uma reserva técnica foi dita em entrevista a rádio. Governador afirmou que 'todas as medidas estão sendo tomadas' na crise.

Hoje às 16:19 • Nenhum Comentário

Já se inscreveu para o 5o e ultimo encontro técnico I+ do ano? Responsabilidade Social e Voluntariado corporativo com 4 especialistas e 2 cases Benchmarking. Gratuito, mas com vagas limitadas.

FIBoPS Técnica 2014 | Instituto Mais

www.institutomais.com.br

Práticas de Sustentabilidade que melhoram o desempenho das atividades humanasLocal: Avenida Paulista, 2000 – Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, 15o andar

Hoje às 11:54 • Nenhum Comentário

A crise da torneira seca em São Paulo já coleciona números dramáticos. Diante de um quadro que não dá sinais de melhora, 34% dos paulistanos já estão estocando água em casa. E o restante da população pretender fazer o mesmo daqui pra frente.

Os grandes números da falta de água em São Paulo | EXAME.com

exame.abril.com.br

Pesquisa Datafolha diz que 60% moradores da capital ficaram sem água pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Paulistanos pretendem estocar água daqui pra frente

Hoje às 11:41 • Nenhum Comentário

Em São paulo, para outubro, a meteorologia espera que o nível de chuva seja menor ou igual a 127 mm, média do mês em anos anteriores. O total, segundo meteorologista da Climatempo, não será suficiente para encher os níveis do reservatórios que formam o Sistema Cantareira, que opera com 3,6% da capacidade de abastecimento,

Nível do Cantareira baixa a 3,5% mesmo com chuva de domingo

g1.globo.com

Chuva foi fraca em São Paulo, mas teve bom índice sobre o Cantareira. No domingo, São Paulo registrou calor de 35,8ºC.

20 de outubro às 18:04 • Nenhum Comentário

Enquanto as mudanças climáticas castigam o sudeste com uma estiagem sem precedentes, o desmatamento aumenta na amazônia. Em termos absolutos, Rondônia lidera o ranking do desmatamento acumulado com 260 quilômetros quadrados, seguido pelo Mato Grosso (222 quilômetros quadrados) e Pará (152 quilômetros quadrados).

Desmatamento aumenta na Amazônia, diz boletim da Imazon

g1.globo.com

Em agosto e setembro, alta foi de 191% em relação a 2013. Foram monitorados 93% da área florestal na Amazônia Legal.

20 de outubro às 11:07 • Nenhum Comentário

É uma questão de tempo até que a crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo chegue ao bolso das famílias paulistas, segundo especialistas e profissionais do setor de recursos hídricos. Como o governo interfere nos preços da água, é difícil estimar com exatidão qual pode ser o comportamento dos preços, já que isso dependerá da forma como será gerenciada a crise daqui para frente

Como a crise da água em SP pode secar também o seu bolso | EXAME.com

exame.abril.com.br

Para especialistas, gastos das famílias paulistas com água podem ser multiplicados por dez nos próximos meses

20 de outubro às 11:01 • 2 Comments

Poluição na China atinge níveis altíssimos e na a 34ª Maratona Internacional de Pequim um 'acessório' chamou atenção dos espectadores: as máscaras para proteger contra a inalação de poluição. A competição acabou virando vitrine para uma manifestação não-intencional contra os altos níveis de impurezas que caracterizam o ar da capital chinesa.

Máscaras contra poluição proliferam em maratona em Pequim

www.bbc.co.uk

Nível de impurezas no ar superou muitas vezes o recomendado pela Organização Mundial da Saúde e levou alguns atletas a abandonarem a prova.

20 de outubro às 10:57 • Nenhum Comentário

I+ - O clipping da sustentabilidade

Fotos da linha do tempo

O I+ aposta na educação e informação para transformar realidades. Todos os dias pesquisa e compartilha as principais noticias sobre sustentabilidade para manter você informado sobre tudo que acontece nesta área. O Instituto Mais também produz e compartilha conteúdos de sustentabilidade para construir uma nova consciência e Cultura. Curta o I+, Curta a Cultura de Sustentabilidade.

19 de outubro às 11:01 • Nenhum Comentário

Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte: Quarenta capivaras, de uma população de cerca de 90, estão presas em um espaço isolado para coleta de exames porque estão sob suspeitas de estarem infestadas com carrapato estrela, que transmitem a febre maculosa. O resultado da análise das amostras coletadas deve sair nos próximos dez dias. A partir dos laudos, será decidido o destino dos animais.

Quarenta capivaras são recolhidas para exames, na Lagoa da Pampulha

g1.globo.com

Animais estão infestados do carrapato que pode transmitir febre maculosa. Destino do grupo depende de resultados das amostras coletadas.

19 de outubro às 11:00 • Nenhum Comentário

Agua: O nível das represas recua e aumenta a preocupação. Triste e preocupante - a paisagem de locais onde antes havia fartura de água, hoje está bastante mudada.

Cenários de represas que abastecem Sorocaba mudam com estiagem

g1.globo.com

Nível da represa do Ferraz, no bairro do Éden, caiu para 53 centímetros. Em Itupararanga, as marinas tiveram que se adaptar à seca.

18 de outubro às 16:32 • Nenhum Comentário

A água presente em quase tudo. Formados há mais de 14 mil anos, os cenotes ( espécie de poços localizados em cavernas) eram a única fonte de água na floresta para os povos maias. Eram considerados por eles espaços sagrados para a comunicação com os deuses e porta de entrada para um outro mundo onde viviam deuses e espíritos.

De água cristalina, poços sagrados dos maias atraem turistas no México

g1.globo.com

'Cenotes' ficam em cavernas e podem ter mais de 200 m de profundidade. Banho, mergulho e snorkeling são atividades permitidas em alguns deles.

18 de outubro às 13:15 • Nenhum Comentário

A disputa pela água aumenta ao extremo em Itu (SP). Caminhões-pipa que abastecem bairros da cidade, na região de Sorocaba, estão sendo escoltados por viaturas da Guarda Civil Municipal para evitar saques. A cidade está sob racionamento há nove meses e algumas regiões chegam a ficar até 20 dias sem água nas torneiras.

Guarda de Itu escolta caminhões-pipa para evitar saques | EXAME.com

exame.abril.com.br

A cidade está sob racionamento há nove meses e algumas regiões chegam a ficar até 20 dias sem água

18 de outubro às 13:11 • Nenhum Comentário

Verão ou aquecimento global? Na cidade de São Paulo, a temperatura quebrou seu recorde absoluto nesta 6a feira. Às 14h, a temperatura registrada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, na Zona Norte, foi de 38,7º C. Este foi o registro mais alto desde 1943, quando começaram as medições. O recorde anterior era de 37ºC, registrado em 20 de janeiro de 1999.

Bolha de calor faz cidades pelo país atingirem picos de temperatura

g1.globo.com

Massa de ar quente e seco está sobre regiões Sudeste e Centro-Oeste. Fenômeno deve durar até segunda, quando chega frente fria com chuvas.

18 de outubro às 13:00 • Nenhum Comentário

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1.600 cidades revelou que a capital indiana, Nova Délhi, tem o ar mais poluído do mundo - média anual de 153 microgramas de pequenas partículas (PM2.5), por metro cúbico. Treze das 20 cidades mais poluídas do mundo estão na Índia, afirmou a OMS, mas o país rejeitou o relatório.

Altamente poluída, Índia lança índice nacional de qualidade do ar

g1.globo.com

Capital indiana tem o ar mais poluído do mundo, segundo estudo. Índice busca ajudar cidadãos a entender dados sobre poluição.

18 de outubro às 12:58 • Nenhum Comentário

O termo freegan surgiu nos EUA na década de 90 e vem da junção das palavras em inglês vegan – o não consumo de qualquer produto de origem animal – e free – grátis. Os freegans recuperam móveis, roupas, itens domésticos, livros e comida, ou seja, tudo o que for reutilizável.

Consumismo e meio ambiente: Conheça a filosofia de vida dos freegans - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

Consumismo e meio ambiente: Conheça a filosofia de vida dos freegans. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

17 de outubro às 18:28 • Nenhum Comentário

Um baleia-jubarte deu um salto espetacular na baía de Monterey, no estado da Califórnia (EUA), e quase atingiu um pássaro que voava baixo. O fotógrafo alemão Mario Nonaka passeava de barco na costa californiana quando registrou a cena incrível. O mamífero marinho gigante ficou quase totalmente fora d'água e uma de suas barbatanas por pouco não acertou a gaivota.

Baleia dá salto espetacular e quase atinge gaivota em baía nos EUA

g1.globo.com

Cena ocorreu na baía de Monterey, no estado da Califórnia. Imagem incrível foi registrada pelo fotógrafo alemão Mario Nonaka.

17 de outubro às 16:39 • Nenhum Comentário

Os números assustam. A quantidade de queimadas no Brasil entre 1º de janeiro e 16 de outubro deste ano aumentou 70% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com o site do sistema de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe. Na comparação entre 1º a 16 de outubro de 2014 e 2013, a elevação de focos de incêndio no país aumentou 105%.

Brasil teve 70% mais queimadas em 2014 que no ano anterior, indica Inpe

g1.globo.com

No acumulado do ano, Mato Grosso é o estado com mais focos de incêndio. Entre 1º e 16 de outubro foram registradas 25.466 queimadas no país.

17 de outubro às 16:31 • Nenhum Comentário

O governo adiou a divulgação dos novos números do desmatamento na Amazônia para depois das eleições, alimentando suspeitas de que os resultados não são bons. Em 2013, segundo os últimos dados, a derrubada de florestas voltou a crescer após uma década em queda. Uma nova denúncia, feita pelo grupo ambientalista Greenpeace, reforça essa ideia.

Como funciona a “lavagem” de madeira ilegal na Amazônia | EXAME.com

exame.abril.com.br

Com ajuda de rastreadores, ONG revela esquema criminoso que destrói silenciosamente a floresta no Pará, o maior produtor de madeira em tora do país

17 de outubro às 12:45 • Nenhum Comentário

A máquina que produz água envolve 12 processos de filtragem, mas só funciona em ambientes em que a umidade relativa do ar esteja igual ou superior a 10% por tratar-se de percentual mínimo indicado pela Organização Mundial da Saúde, e a umidade retirada do ambiente não é significativa.

Com seca em SP, engenheiro planeja popularizar máquina que produz água

g1.globo.com

Pedro Paulino criou equipamento que usa ar e fabrica até 5 mil litros por dia. Vendas subiram durante estiagem, mas preço 'salgado' dificulta uso...

17 de outubro às 12:36 • 3 Comments

Água, uma ameaça mundial. Quase 90 por cento das geleiras peruanas são menores do que 1 quilômetro quadrado, colocando-as em maior risco de desaparecer nos próximos anos, afirmou a autoridade responsável pela água no Peru em uma atualização sobre seus glaciares a partir dos anos 1970. As 2.679 geleiras do Peru, distribuídas por 19 cadeias de montanhas cobertas de neve, são fonte de grande parte da água potável do país.

Peru afirma que geleiras do país encolheram 40% em quatro décadas

g1.globo.com

País abriga 70% das geleiras tropicais do mundo, mas maioria corre risco. Mudanças climáticas ameaçam fonte de parte da água potável peruana.

17 de outubro às 12:29 • Nenhum Comentário

O corpo humano elimina muitos dos medicamentos que ingerimos através da urina. A urina vai para os esgotos e, depois de atravessar um sistema imperfeito de purificação, os resíduos desembocam nos rios que alimentam o planeta. Embora as concentrações de drogas na água sejam baixas, as conseqüências destas para os ecossistemas são preocupantes.

Impacto de remédios na natureza faz peixes machos ficarem femininos

www.bbc.co.uk

Estudos relatam como resíduos de fármacos despejados nas águas afeta comportamento e compromete espécies de ecossistemas.

17 de outubro às 12:25 • Nenhum Comentário

Quer saber de onde vem a agua que abastece sua residência? Já existe um aplicativo para isto. O internauta informa quais são os rios que compõem o sistema de seu abastecimento, a área do reservatório, a capacidade de produção, quantas pessoas são abastecidas por essa mesma fonte e quais são os níveis de ameaça a que o sistema está sujeito.

Aplicativo mostra a origem da água que abastece os moradores de São Paulo

ciclovivo.com.br

Você sabe de onde vem a água que você consome? São Paulo enfrenta a pior crise hídrica da história, mas nem todos conseguiram entender a gravidade deste problema.

16 de outubro às 19:19 • Nenhum Comentário

O que o elefante tem a ver com a chuva? As florestas tropicais da África e da Ásia têm um papel crucial em manter nosso planeta saudável. Eles moderam o clima, absorvem o carbono que produzimos, e agem como importantes fontes de umidade atmosférica - ajudando a produzir chuva a muitos quilômetros de distância. Uma das maiores florestas tropicais do mundo está no Congo, e seu enorme tamanho e incrível biodiversidade é, em parte, graças a um aliado improvável - o elefante.

BBC - Future - Jumbo-gardeners: How elephants affect weather

www.bbc.com

The tropical forests of Congo help create downpours many miles away. What’s a key element in this forest flourishing? The elephant.

16 de outubro às 18:26 • Nenhum Comentário

Em época de escassez, toda economia é muito bem vinda. E no caso da água, após filtragem e tratamento, as chamadas "águas cinzas" são boa opção para limpeza de pátios, garagem e irrigação de plantas.Entretanto, ela não é potável.

Como economizar com sistema de reuso de água para descarga e limpeza | Blog Como economizar água...

g1.globo.com

A água que vai pelo ralo de pias do banheiro, chuveiro e também da lavadora de roupas pode ser reutilizadas. Após filtragem e tratamento, as chamada...

16 de outubro às 14:31 • Nenhum Comentário