Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Rio Tietê: Hoje foi comemorado o dia do Rio Tietê com programação especial no Parque Ecológico Tietê para chamar atenção sobre a importância da preservação ambiental e do rio. Presente escolas, comunidade e frequentadores do Parque. O Instituto MAIS mais uma vez esteve presente na abertura e na programação com sua equipe de amigos e parceiros. A programação incluiu atividades culturais e musica que mobilizou o publico no dia do Rio Tietê

Dia do Rio Tietê

maisinstituto.blogspot.com

Hoje é comemorado o dia do Rio Tietê com programação especial no Parque Ecológico Tietê para chamar atenção sobre a importância da preservaç...

22 de setembro às 17:30 • Nenhum Comentário

Mobilidade Urbana: A qualidade do transporte público é um problema em vários países e não é novidade que na lista está incluído o Brasil. Listado pelo site Inhabitat, as cidades onde estão os melhores sistemas de transporte público. Conheça!

Os 5 melhores transportes públicos do mundo

ciclovivo.com.br

Confira as cidades em que a qualidade da mobilidade urbana é priorizada.

22 de setembro às 17:28 • Nenhum Comentário

Primavera: Depois de uma temporada de inverno com dias bem gelados, a primavera chega trazendo, além de temperaturas mais confortáveis, um catálogo de flores ricas em aromas e tons diversificados. A paisagem composta por galhos secos dá lugar às árvores cheias de vida e frutos de todos os tipos. Na busca incessante pelo néctar, as borboletas se espalham, tornando qualquer ambiente natural um lugar muito mais colorido e charmoso. Os pássaros também se animam com o cenário, cantarolando por todas as partes na procura de comida e novos ninhos para seus filhotes.

Flores que atraem borboletas e pássaros - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Flores que atraem borboletas e pássaros. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

22 de setembro às 17:27 • Nenhum Comentário

Estações: Começa nesta quinta-feira (22), às 11h21, a primavera no Hemisfério Sul. Depois de um inverno típico, com temperaturas mais baixas principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, os próximos meses devem ser caracterizados por aumento gradual da temperatura nessas três regiões, segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Primavera começa nesta quinta, com ondas de frio previstas até outubro

g1.globo.com

Estação é caracterizada por maior risco de alergias; veja dicas de médica. Primavera dará lugar ao verão no dia 21 de dezembro.

22 de setembro às 17:25 • Nenhum Comentário

Boa Prática: Eles já percorreram todos os Estados do Brasil e visitaram mais de 1,1 mil projetos - entre ONGs, pessoas comuns que fazem ações comunitárias, associações e outros tipos de ajuda social. A cada cidade que chegam a tática é a mesma: param as pessoas nas ruas perguntando "quem é um bom exemplo para você?", "quem faz a diferença na cidade?".
Com essas informações, eles organizam visitas a esses locais - sem avisar antes -, para conhecer os projetos e registrar tudo em um grande banco de dados: o site do Caçadores de Bons Exemplos. É uma excelente prática

Casal roda pelo Brasil para 'caçar bons exemplos' que solucionem problemas do país - BBC Brasil

bbc.com

Iara e Eduardo Xavier estão na estrada há quase 6 anos como os "Caçadores de Bons Exemplos' e já visitaram mais de mil projetos pelo país.

22 de setembro às 17:23 • Nenhum Comentário

Sou Benchmarking - Depoimentos - Pluralidade de vozes construindo "Cultura de Sustentabilidade"

Depoimentos Benchmarking 2016

19 de setembro às 22:23 • Nenhum Comentário

Rio Tietê: Dia 22 de setembro teremos a comemoração de aniversário deste grande Rio, que por força da Lei 7815 de 23/04/92, criou o Dia do Rio Tietê. Este rio que faz parte da história do estado de São Paulo, já foi no passado a maior arena dos esportes náuticos e aquáticos da cidade de São Paulo.

Parque Ecológico do Tietê

Dia 22/09 - Evento no dia do Rio Tietê
Local: Museu do Tietê - As 10h
Parque Ecológico do Tietê/SP

19 de setembro às 20:29 • Nenhum Comentário

Ranking: Após quatros anos e depois de conhecer mais de 140 áreas verdes no Brasil e no Mundo, o site Áreas Verdes das Cidades fez um ranking com os dez melhores parques de São Paulo. Todos os locais são áreas públicas e possuem entrada gratuita ou com preços acessíveis. Para escolher os melhores parques da capital paulista, a equipe do Áreas Verdes das Cidades usou sete critérios de classificação. Conheça o Ranking TOP 10 de São Paulo

Os 10 melhores parques de São Paulo

ciclovivo.com.br

Entre os critérios de avaliação estão: diversidade de atrações, acesso, segurança, manutenção, biodiversidade etc.

19 de setembro às 20:22 • Nenhum Comentário

Mobilidade: Paris está tentando reduzir aos poucos o uso de automóveis na cidade e resolveu propor aos cidadãos uma semana inteira sem carros. A iniciativa foi feita pelo prefeito do país, em conjunto com Ademe (Agency for the environment and for energy) e a Wimoov Association, durante a Semana Europeia da Mobilidade Sustentável. O desafio vai acontecer durante a semana de 19 a 25 de setembro, e as pessoas que decidirem participar serão convidadas a deixar o carro de lado e usar a mobilidade pública gratuita, desde bike sharing, ônibus, metrô e até andar a pé.

Paris quer incentivar população a ficar uma semana sem carro - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Paris quer incentivar população a ficar uma semana sem carro. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

19 de setembro às 20:20 • Nenhum Comentário

Causa Ambiental: Essa relação homem e natureza, que nas grandes cidades ficou tão distante, quase ausente, é um ponto fundamental para que se consiga o engajamento da sociedade com a causa da conservação ambiental. É no que acredita o geógrafo Carlos Durigan, há mais de 20 anos vivendo e atuando na Amazônia, que acabou de ser eleito Conselheiro Regional para América do Sul da IUCN (International Union for Conservation of Nature), organização que desde 1948 tem como foco a preservação.

Luta pela causa ambiental precisa de relação mais próxima entre homem e natureza | G1 - Natureza - Nova Ética Social

g1.globo.com

[if gte mso 9]>Normal021

19 de setembro às 20:18 • Nenhum Comentário

Energia: A maior termelétrica do Brasil movida a combustível renovável – gás procedente de aterro sanitário – será inaugurada na manhã de hoje (16), na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo. A Termoverde Caieiras tem potência instalada de 29,5 megawatts (MW) e gera energia renovável a partir do lixo depositado em aterro, que libera o gás metano, usado como combustível para a termelétrica. Considerando possíveis perdas, a média para a geração de energia deve chegar a 26 MW, o que é o mesmo consumido por uma cidade de 300 mil habitantes, como o Guarujá, Taubaté ou Limeira.

Inaugurada em SP maior termelétrica a combustível renovável | EXAME.com

exame.abril.com.br

A Termoverde Caieiras tem potência instalada de 29,5 megawatts (MW) e gera energia renovável a partir do lixo depositado em aterro, que libera o gás metano

16 de setembro às 14:11 • Nenhum Comentário

Manifesto: Na última semana, especialistas em conservação da biodiversidade encaminharam à Presidência da República manifestos a favor da proteção da Amazônia brasileira, pela ampliação do Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça e também do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os documentos foram produzidos durante o Congresso Mundial de Conservação da Natureza, realizado em Honolulu, no Havaí, entre os dias 01 e 10 de setembro. O evento, realizado a cada quatro anos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês), reuniu cerca de dez mil participantes na edição de 2016.

Especialistas enviam à presidência manifesto por proteção ambiental

ciclovivo.com.br

Os documentos foram produzidos durante o Congresso Mundial de Conservação da Natureza.

16 de setembro às 14:07 • Nenhum Comentário

Protesto: Manifestantes do PETA ficaram seminuas nesta sexta-feira (16) em frente à prefeitura de Frankfurt, na Alemanha, em um protesto contra o uso de carne na alimentação e a favor da dieta vegana. Os ativistas se sujaram com tinta vermelha, em referência à morte de animais. O grupo defende o tratamento ético dos bichos.

Ativistas ficam seminuas na Alemanha em ato pró-dieta vegana

g1.globo.com

Protesto ocorreu em frente à prefeitura de Frankfurt. Manifestantes também protestaram contra o consumo de carne.

16 de setembro às 14:05 • Nenhum Comentário

Leões: É uma prática comum na África do Sul, mas que vem gerando cada vez mais controvérsia: a caça de "leões enlatados". O termo é usado para se referir às fazendas onde os animais são criados para depois serem abatidos por caçadores. O negócio é uma grande fonte de recursos para a África do Sul. Recentemente, o Congresso Mundial de Conservação - que reúne representantes de governos, ativistas, cientistas e empresários - pediu que atividade seja banida. Já os defensores das reservas dizem que suas fazendas são uma alternativa à caça ilegal de animais selvagens - o que contribuiria para a conservação da espécie.

Caça a 'leões enlatados' gera polêmica na África do Sul - BBC Brasil

bbc.com

Fazendas em que os felinos são criados com a finalidade de serem abatidos são alvo de críticas de grupos ambientais. A BBC visitou uma delas.

16 de setembro às 14:02 • Nenhum Comentário

Arquitetura Inteligente: O projeto do Centro Botânico de Bruxelas, assinado pelo escritório francês de arquitetura, Vincent Callebaut, é uma verdadeira obra de arte quando o assunto é sustentabilidade.O conceito apresentado inclui um design futurista, fachadas vivas, arquitetura bioclimática, usina de produção eólica e solar, além de ofereces vistas panorâmicas tanto aos visitantes, como aos lojistas instalados no prédio. A ideia aproveita uma base construída em 1977, para tornar o centro uma referência ambiental e energética.

Centro Botânico tem fachada que purifica o ar e usina de energia eólica e solar

ciclovivo.com.br

O projeto inclui o uso de dez mil plantas, que ajudam a retirar 50 toneladas de CO2 da atmosfera todos os anos.

15 de setembro às 18:22 • Nenhum Comentário

Emissões da atividade agropecuária: A maior emissão vem da mudança do uso da terra, com cerca de 42%, mas o termo, de forma geral, é referente aos desmatamentos, que geralmente estão relacionados à atividade agropecuária. Somados os 23% emitidos diretamente pela agropecuária e esse tipo de ação, juntos eles atingem o valor aproximado de 66%.

Agropecuária é responsável por 66% da emissão de CO2, aponta Seeg - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Agropecuária é responsável por 66% da emissão de CO2, aponta Seeg. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

15 de setembro às 18:18 • Nenhum Comentário

Usina: A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) começou a discutir o projeto de lei que visa aumentar o reservatório da Usina Santo Antônia em 20%. A proposta, segundo informações obtidas pela Rede Amazônica, prevê que o nível da água no lago aumente em 80 centímetros, o que equivale ao alagamento de 75 Km², ou seja, mais de 7 mil campos de futebol. Se for aprovado, o nível do reservatório no Rio Madeira também vai atingir quatro unidades de conservação, em Porto Velho.

Projeto de usina prevê alagar área de 7 mil campos ao aumentar reservatório

g1.globo.com

Ampliação da Santo Antônio é para o funcionamento de 4 novas turbinas. Projeto está sendo discutido na Assembleia Legislativa de Rondônia.

15 de setembro às 18:15 • Nenhum Comentário

Ursos: Cinco cientistas russos ficaram duas semanas isolados em uma estação meteorológica na ilha Troynoy, no Ártico. O motivo são dez ursos polares adultos e quatro filhotes, que rodeavam o local desde 31 de agosto. Ursos polares são os maiores carnívoros terrestres, chegando a pesar 800 kg. Segundo a ONG World Wildlife Foundation, trata-se de uma espécie em situação de vulnerabilidade. Sua população atual no mundo é estimada em 20 mil a 25 mil animais, dos quais de 5 mil a 7 mil vivem no Ártico russo. A maior ameaça atual aos ursos polares é a perda de seu habitat por conta de mudanças climáticas, já que a caça de ursos polares foi proibida na Rússia em 1957.

Cientistas passam duas semanas cercados por ursos polares no Ártico - BBC Brasil

bbc.com

Animais ficaram presos na mesma ilha onde pesquisadores trabalham e, como não há comida no local, provavelmente foram atraídos até sua estação.

15 de setembro às 18:12 • Nenhum Comentário

Vídeos e Vinhetas: Melhores momentos do XIV Bench Day do Programa Benchmarking Brasil 2016 em vídeo, vinhetas e depoimentos

Vídeos & Audios Benchmarking | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Vídeos & Audios Benchmarking Vinheta Bench Day – 45´´ Institucional Benchmarking – 5´ Sou Benchmarking – 5´ 2016 Bench Indicadores – 3´ Bench Infográfico – 1´ XIII Bench Day – 5´ Sou Benchmarking – 5´ 2015 2015 XIII Bench Day em 60´´ XIII Bench Day – 10´ Ascom TRF3 – 03/08/2015 CBN São Pau...

12 de setembro às 22:26 • Nenhum Comentário

Acordo: Confirmou a participação do Brasil no Acordo de Paris, um documento aprovado em novembro de 2015 pelos países que estiveram presentes na COP21, ocorrida em novembro de 2015. Nele as nações se comprometem a repensar suas atitudes e buscar alternativas responsáveis para frear os efeitos o aquecimento global. O texto tramitou na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde foi aprovado em tempo recorde. O encerramento da tramitação e a promulgação pelo presidente Michel Temer ajudam a reforçar o empenho do Brasil na luta por um planeta mais limpo.

Governo brasileiro ratifica Acordo de Paris - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Governo brasileiro ratifica Acordo de Paris. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

12 de setembro às 22:23 • Nenhum Comentário

Acordo: Confirmou a participação do Brasil no Acordo de Paris, um documento aprovado em novembro de 2015 pelos países que estiveram presentes na COP21, ocorrida em novembro de 2015. Nele as nações se comprometem a repensar suas atitudes e buscar alternativas responsáveis para frear os efeitos o aquecimento global. O texto tramitou na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde foi aprovado em tempo recorde. O encerramento da tramitação e a promulgação pelo presidente Michel Temer ajudam a reforçar o empenho do Brasil na luta por um planeta mais limpo.

Governo brasileiro ratifica Acordo de Paris - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Governo brasileiro ratifica Acordo de Paris. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

12 de setembro às 22:23 • Nenhum Comentário

Energia: O Brasil já tem a sua primeira igreja a gerar a sua própria energia através de fonte renovável. A Paróquia São José da Lagoa, no Rio de Janeiro, possui 56 placas fotovoltaicas instaladas no seu telhado, em formato de cruz, capaz de gerar 1.700 kWh/mês. A produção da “igreja solar” supre 40% do consumo do templo e promove uma economia que pode chegar a R$ 20 mil por ano. O projeto é fruto de uma parceria da Arquidiocese do Rio com Furnas, Casaleve e Instituto-E, conta com um aplicativo que informa a quantidade de energia gerada

Igreja no Rio de Janeiro produz energia através de placas fotovoltaicas

ambienteenergia.com.br

A Paróquia São José da Lagoa possui 56 placas fotovoltaicas instaladas no seu telhado, em formato de cruz, capaz de gerar 1.700 kWh/mês

12 de setembro às 22:21 • Nenhum Comentário

Fraude: Um engenheiro da Volkswagen foi processado na última sexta-feira (9) nos Estados Unidos, acusado de estar diretamente envolvido no desenvolvimento do programa de computador que permitiu ao grupo alemão alterar os dados de emissões dos motores a diesel. A informação foi obtida pela agência France Presse com uma fonte próxima ao caso. James Liang se declarou culpado diante de um juiz de um tribunal de Detroit para evitar um julgamento. Em troca, aceitou cooperar com as autoridades americanas que acompanham a investigação penal contra a Volkswagen.

Engenheiro da Volkswagen é processado por fraude nos EUA

g1.globo.com

Ele se declarou como um dos criadores do programa que alterava emissões. Escândalo dos motores a diesel foi descoberto em setembro passado.

12 de setembro às 22:16 • Nenhum Comentário

Saúde: Mais de 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo vivem em áreas que podem estar vulneráveis a surtos de zika, segundo um novo estudo sobre a disseminação da doença. Cientistas dizem que países na África e na Ásia estão sob mais risco.

Mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo podem pegar zika, diz estudo - BBC Brasil

bbc.com

'Aprenda Inglês' destaca palavras e frases do noticiário da semana.

12 de setembro às 22:12 • Nenhum Comentário

Conteúdos: A 12ª edição da Revista Benchmarking já está pronta. Em pauta, assuntos atuais e relevantes da sustentabilidade com foco nas boas práticas (todos inéditos). Nesta edição: Geoff Kendall (Fit Future Business), John Elkington (Triple Botton Line), Ernst Gotsch (Sintropia), entre outros. Distribuição gratuita para profissionais das áreas de RS, RI, MA e Sustentabilidade.

EMKT BENCHMARKING MAGAZINE ED 12 | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

EMKT BENCHMARKING MAGAZINE ED 12 Att. Áreas de Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade A 12ª edição da Revista Benchmarking já está pronta. Em pauta, assuntos atuais e relevantes da sustentabilidade com foco nas boas práticas (todos inéditos). Nesta edição: Geoff Kendall (Fit Futur...

5 de setembro às 16:39 • Nenhum Comentário