Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Inovação: Estudantes do Instituto de Arquitetura (IAAC), na Espanha, criaram protótipo de parede que resfria o ambiente sem uso do ar condicionado. A parede de hidrocerâmica contém bolhas de hidrogel que retem até 400 vezes o seu volume em água. As bolhas absorvem água da chuva, que evaporam em dias quentes para resfriar o ambiente sem uso de energia. Hum dia de chuva é suficiente para reabastecimento das bolhas.

Estudantes criam parede que promete substituir ar condicionado - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

Estudantes criam parede que promete substituir ar condicionado. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Hoje às 11:15 • Nenhum Comentário

Para futuro relator especial da Comissão de Água Potável e Saneamento Básico da Organização das Nações Unidas (ONU), professor Leo Heller, é preciso planejamento para combater os atuais e futuros problemas de abastecimento de água. Na avaliação dele, o que está acontecendo este ano em São Paulo poderá se repetir em 2015.

Para futuro relator da ONU, crise hídrica pode ser resolvida com planejamento

ciclovivo.com.br

É preciso planejamento para combater os atuais e futuros problemas de abastecimento de água.

Hoje às 11:05 • Nenhum Comentário

Já são 40 as cidades do Estado de São Paulo que retomaram o rodízio de água ou engrossaram a lista das cidades que adotaram este procedimento nos últimos dias. A estimativa é de que em todo o Estado pelo menos 2 milhões fiquem com torneiras secas em parte do dia.

São Paulo já tem 40 cidades com rodízio de água | EXAME.com

exame.abril.com.br

Apesar da chuva, houve aumento no número de municípios que sofrem com a seca

Hoje às 11:02 • Nenhum Comentário

Um satélite apelidado de "Ferrari do espaço" produziu o modelo mais preciso de circulação oceânica já elaborado, impulsionando a compreensão a respeito dos mares e sobre um efeito-chave do aquecimento global.

Satélite apelidado de 'Ferrari espacial' cria mapa de correntes oceânicas

g1.globo.com

Varredura realizada pelo equipamento é a melhor já feita, dizem cientistas. Dados ajudam a entender impacto do aquecimento global nos mares.

Hoje às 10:58 • Nenhum Comentário

“Precisamos que o governo da República Democrática do Congo cancele todas as licenças de exploração de petróleo, como solicitado pela Unesco, para que inicie o desenvolvimento sustentável”, afirma a ONG ambiental WWF.

Parque mais antigo da África está sob ameaça de petrolífera

ciclovivo.com.br

Considerado Patrimônio Mundial, Virunga é mais antigo parque nacional da África. Importante por acolher uma rica biodiversidade, o local está ameaçado pelas recentes descobertas energéticas no leste do continente. Essa busca por petróleo pode arruinar as comunidades locais e a vida selvagem da regiã…

25 de novembro às 19:31 • Nenhum Comentário

Segundo os pesquisadores, esta foi a primeira vez que este estranho e pequeno animal foi filmado em seu habitat natural. O peixe pode chegar a viver em uma profundidade de até 3 mil metros.

Cientistas captam pela 1ª vez imagens de ‘diabo negro do mar’

g1.globo.com

Peixe, que tem dentes super afiados e antena de luz para atrair presas, foi fotografado por robô a quase 3 mil metros de profundidade na costa da...

25 de novembro às 19:30 • Nenhum Comentário

O Google Maps vai abranger, além das ruas e pontos da superfície da Terra, o fundo do mar. No Brasil a primeira parada do projeto foi o arquipélago de Fernando de Noronha. As imagens devem estar disponíveis para os usuários do Google Maps no início de 2015. O projeto de mapeamento oceânico já ocorreu também em reservas ambientais subaquáticas da Flórida (EUA) e da Austrália.

Google mapeia mundo subaquático em Fernando de Noronha

www.bbc.co.uk

Projeto do Google Maps é parte de 'ambição' de mapear todos os cantos do mundo, inclusive oceanos.

25 de novembro às 16:20 • Nenhum Comentário

Pitoresco: Um usuário do LiveLeak filmou um bando de pássaros abandonando uma árvore ao mesmo tempo, criando um paisagem totalmente diferente. A árvore nem parece a mesma, quando se observa as imagens de antes e depois: primeiro, com centenas de pássaros empoleirados em seus ramos e, depois, praticamente vazia. Assista ao vídeo.

Vídeo de pássaros abandonando árvore ao mesmo tempo vira hit

g1.globo.com

Árvore nem parecia mais a mesma após a revoada. Vídeo alcançou mais de 200 mil visualizações no LiveLeak.

25 de novembro às 9:36 • Nenhum Comentário

Curiosidade: A maioria dos chimpanzés reage com empolgação quando ganha um exemplar. Alguns começam a "leitura" no chão mesmo, logo que pegam as revistas. Outros preferem achar um local calmo, de preferência no topo da "casa" onde vivem. "As revistas têm que ter bastante desenho, figura, propaganda. Eles não gostam de muito texto, Por isso, as de fofocas e de celebridades são as preferidas", revela a tratadora.

Chimpanzés 'leem' revistas e curtem aposentadoria em Sorocaba

g1.globo.com

Publicações sobre celebridades são as preferidas dos primatas. Santuário abriga macacos de várias espécies, leões e ursos.

25 de novembro às 9:33 • Nenhum Comentário

Pela primeira vez, cientistas conseguiram fazer um mapeamento detalhado do gelo da costa da Antártica. Os dados coletados por um robô-submarino mostraram que a espessura do gelo marinho da região é muito maior do que se estimava anteriormente: em média de 1,4 a 5,5 metros, podendo chegar a 16 metros nos pontos mais espessos.

Pela primeira vez, robô submarino mapeia gelo da costa antártica

g1.globo.com

Espessura do gelo, de até 16 m, é maior do que se estimava, diz pesquisa. Maior precisão da medida ajuda a entender mudanças climáticas na região.

25 de novembro às 9:28 • Nenhum Comentário

Moradia em área de manancial: O terreno de 1 milhão de metros quadrados, localizado às margens da Represa Guarapiranga, em área de manancial, estava previsto para virar parque. Mas o Prefeito Haddad aprova a construção de conjunto habitacional para famílias carentes. As moradias vão ocupar 30% da área, enquanto os outros 70% permanecem destinados para uma nova área verde.

Haddad libera 3.500 moradias populares em área de parque | EXAME.com

exame.abril.com.br

Terreno de 1 milhão de metros quadrados, localizado às margens da Represa Guarapiranga, em área de manancial, estava previsto para virar parque

25 de novembro às 9:26 • Nenhum Comentário

Parte da Floresta Estadual do Amapá (Flota) será concedida a empresas do setor madeireiro. A previsão é de que as ganhadoras do certame iniciem o trabalho até o fim de 2015. Apesar de ocorrer licitação, o governo garante não privatizar a floresta porque haverá apenas a delegação do uso dos recursos naturais, e não o termo de posse.

Mais de 140 mil hectares de florestas serão concedidos a empresas no AP

g1.globo.com

Concessões são para exploração de madeira em municípios amapaenses. Edital será lançado pelo governo do Amapá; permissão é de 40 anos.

24 de novembro às 14:41 • Nenhum Comentário

A praia de Gulpiyuri (Espanha) tem água salgada e cristalina, que chega por túneis entre as rochas. É tão pequena que é conhecida por alguns como “a menor praia do mundo”. Chama a atenção por outra característica incomum: apesar de ter areia e água salgada com ondas, ela não fica à beira-mar

Fenômeno raro cria praia 'oculta' a 100 metros do mar na Espanha

g1.globo.com

'Praia de interior' recebe água por túneis no meio das rochas. Com menos de 50 m, local é conhecido como 'menor praia do mundo'.

24 de novembro às 12:32 • Nenhum Comentário

I+, o clipping da sustentabilidade

Fotos da linha do tempo

O I+ aposta na educação e informação para transformar realidades. Todos os dias pesquisa e compartilha as principais noticias sobre sustentabilidade para manter você informado sobre tudo que acontece nesta área. O Instituto Mais também produz e compartilha conteúdos de sustentabilidade para construir uma nova consciência e Cultura. Curta o I+, Curta a Cultura de Sustentabilidade.

24 de novembro às 12:28 • Nenhum Comentário

I+ participa do RP Papo em comemoração aos 100 anos da profissão "Relações Públicas" no Brasil, para falar de sustentabilidade. Este profissional é responsável pela comunicação institucional e relacionamento empresa com seus públicos, em especial as comunidades nas quais estão inseridas. É fundamental para a transparência das relações. Por isto, Sustentabilidade, 3o setor e relações corporativas, tem tudo a ver. Participem.

Fotos da linha do tempo

Faltam 5 dias, galera!!! Façam suas inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/1-ksIBkQZqD7-0HcUOcdOIHZGOo8n2FKLypy5_yqq0uw/viewform

24 de novembro às 12:23 • Nenhum Comentário

Instituto Mais curtiu uma foto.

24 de novembro às 12:20 • Nenhum Comentário

Hortas Comunitárias: A ideia vem se disseminando pelo Distrito Federal, pondo em prática o que estava proposto no projeto inicial de Lúcio Costa, urbanista que projetou Brasília. Costa queria que houvesse uma "coexistência social" na cidade. E uma das formas de viabilizar isso seria usar espaços das superquadras para floricultura, horta e pomar.

Hortas comunitárias mudam paisagens e relações sociais no DF

ciclovivo.com.br

atualmente as hortas comunitárias estão espalhadas por diversos bairros da capital nacional.

24 de novembro às 12:17 • Nenhum Comentário

Plataforma liderança sustentável promove encontro no Rio de Janeiro para falar de temas da sustentabilidade: planejamento estratégico, ferramentas utilizadas, e resultados obtidos. Participação gratuita.

Encontro Regional da Plataforma Liderança Sustentável no Rio de Janeiro :: Ideia Sustentável

www.ideiasustentavel.com.br

Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade.

24 de novembro às 12:12 • Nenhum Comentário

A China começou a produzir energia elétrica em sua maior represa no Tibete, uma obra polêmica por seu impacto ambiental, que afeta Índia e Bangladesh. A represa fica a 3.300 metros de altura sobre o curso superior do Brahmaputra, no Tibete, região onde nascem vários dos rios mais importantes da Ásia. O aquecimento global e suas consequências sobre as geleiras do Himalaia aumentam ainda mais a preocupação.

China começa a produzir energia em polêmica hidrelétrica no Tibete

g1.globo.com

Obra é polêmica por impacto ambiental, que afeta Índia e Bangladesh. Represa foi onstruída sobre o rio Yarlung Zangbo.

24 de novembro às 11:55 • 1 Comentário

Olimpíadas 2016 apresentam mascotes. O mascote olímpico irá homenageiar a fauna brasileira, sendo uma mistura de diversos animais existentes no País. Na prática, porém, ele nada mais é do que um gato amarelo. O mascote paralímpico, por sua vez, simboliza a fauna do Brasil. É azul com uma enorme "cabeleira" verde que lembra a copa de uma árvore.

Fauna e flora inspiram criação de mascotes do Rio/2016 | EXAME.com

exame.abril.com.br

O mascote é uma mistura de diversos animais existentes no país

24 de novembro às 11:49 • 2 Comments

Mais verde para as grandes cidades: Arquiteto italiano defende a verticalização das cidades em contextos urbanos já desenvolvidos. Ele espera que este tecnologia possa servir de impulso para que as novas construções sejam menos envidraçadas e mais esverdeadas.

'Bosque suspenso' de Milão pode indicar futuro arquitetônico das metrópoles

www.bbc.co.uk

Condomínio recebeu o “prêmio Nobel” da arquitetura dedicada aos arranha-céus.

24 de novembro às 11:45 • Nenhum Comentário

Os usuários do Parque Trianon que fica na Paulista em frente ao MASP, criaram a comunidade "SOS Parque Trianon" pedindo a atenção dos responsáveis para a sua manutenção. A academia ao ar livre que que existe no local está necessitando de manutenção e reparos já há algum tempo. Este é um espaço publico do cidadão que deve merecer a atenção dos órgãos governamentais responsáveis com urgência e eficácia. Para quem gosta de parques, áreas verdes e academia ao ar livre, curtam a fun page "SOS Parque Trianon"

SOS Parque Trianon

Problemas no Parque Trianon

24 de novembro às 11:38 • Nenhum Comentário

Mesmo com as chuvas mais fortes em novembro, o nível das represas não subiu. Já são mais de 200 dias seguidos de constantes quedas e poucos dias de recuperação. Juntos, Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga abastecem 15,9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

Apesar de chuva, sistema Cantareira registra nova queda neste domingo

g1.globo.com

Nível registrou queda de 0,1 % e passou de 9,6% para 9,5%. Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê também caíram.

23 de novembro às 13:29 • Nenhum Comentário

Os cursos mais populares da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, não ensinam medicina nem direito, mas felicidade. No ano passado, mais de 1 000 alunos se inscreveram para assistir às aulas do professor Tal Ben-Shahar, que usa um ramo da psicologia para ajudar os estudantes de graduação na busca da realização pessoal.

O professor de Harvard que ensina a ser feliz | EXAME.com

exame.abril.com.br

Conhecido por dar as aulas mais concorridas da Universidade Harvard, o israelense Tal Ben-Shahar conta como ajuda os alunos a ser mais realizados

23 de novembro às 9:30 • 1 Comentário

De toda água tratada em 23% das grandes cidades do Brasil, mais da metade é perdida antes de chegar às torneiras das residências ou empresas. É o que mostra levantamento feito pela ONG Trata Brasil com base em números de 2012 divulgados pelo Ministério das Cidades. Em São Paulo, que vive a pior crise hídrica de sua história, 36% da água tratada se perde pelo caminho.

As cidades brasileiras que perdem mais da metade de sua água | EXAME.com

exame.abril.com.br

Em São Paulo, que vive a pior crise hídrica de sua história, 36% da água tratada é perdida antes de chegar até o consumidor

22 de novembro às 15:25 • Nenhum Comentário