Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Se quiser ser sustentável terá que cuidar de sí e do meio onde vive-Drops de Marilena Lavorato no portal Vya Estelar

Vya Estelar - Ser Sustentável - Mente sã e corpo são é um conceito de sustentabilidade individual

www2.uol.com.br

Que me lembre, desde a minha mais tenra idade eu ouvia falar sobre equilíbrio de várias formas que sempre conduziam à sustentabilidade. Quem não se lembra da expressão em latim "Mens sana in corpore sano"? Esta pregava o equilíbrio para a sustentabilidade da pessoa. O conceito não mudou, mudaram as…

Hoje às 16:06 • Nenhum Comentário

A China vai incentivar o uso de veículos elétricos e híbridos e continuar com a eliminação dos veículos antigos que não cumprem os limites de emissão. As principais cidades do país devem adotar os novos combustíveis, mais limpos, no fim de 2015. O novo padrão deve se estender ao restante do país até o fim de 2017.

China muda combustíveis em 2015 para reduzir poluição atmosférica

ciclovivo.com.br

O governo deve estimular o uso de veículos elétricos ou híbridos, que deverão representar pelo menos 30% das novas unidades compradas até 2016.

Hoje às 15:58 • 1 Comentário

I+ participa da Semana Lixo Zero em São Paulo. Marilena Lavorato do Comitê de Sustentabilidade fará parte da mesa na abertura do evento, dia 04/11, na Uninove, Memorial América Latina.

Instituto Mais participa da Semana Lixo Zero em 04/11 | Instituto Mais

www.institutomais.com.br

A semana do Lixo Zero em São Paulo é uma iniciativa para conscientização e debate deste relevante tema da sustentabilidade. Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade fará parte da mesa diretora na abertura do evento em 04 de junho. A iniciativa é uma realização do Instituto Lixo Z…

Hoje às 13:25 • Nenhum Comentário

O que o desmatamento da AmazÔnia tem a ver com a seca em São Paulo? Segundo pesquisador, tudo. Segundo estudos, a falta de precipitação, sentida principalmente no Sudeste, em especial no estado de São Paulo, é consequência indireta do desflorestamento amazônico. Desde o início da década de 1970 até 2013, a exploração madeireira e o desmatamento gradual retiraram do bioma 762.979 km² de floresta, área equivalente a duas Alemanhas.

Novo estudo liga desmatamento da Amazônia a seca no país

g1.globo.com

Cientista sugere desmate zero e reflorestamento contra escassez hídrica. Em 40 anos, Amazônia perdeu área equivalente a duas Alemanhas.

Hoje às 12:42 • Nenhum Comentário

"Chega de enrolação. Carros eficientes já!", dizia faixa segurada por ativista do Greenpeace durante Salão do Automóvel em protesto as emissões que tanto afetam a qualidade do ar e o clima.

Ativista faz protesto na abertura do Salão do Automóvel | EXAME.com

exame.abril.com.br

O manifestante subiu ao palco durante discurso de abertura do evento

Hoje às 12:37 • Nenhum Comentário

Não são apenas os belos leões e gorilas que estão ameaçados de sumir do planeta. Animais que nem sempre aparecem em cartazes de campanha pela preservação da fauna também precisam de atenção da humanidade. Para isso, foi formada a Sociedade de Preservação de Animais Feios.

Oito animais 'feios' que estão ameaçados de extinção

www.bbc.co.uk

Entidade britânica usa um pouco de comédia para chamar atenção para um problema sério.

Hoje às 12:31 • Nenhum Comentário

Casa cheia no 5o e ultimo encontro técnico promovido pelo Instituto MAIS para a construção e fortalecimento da Cultura de Sustentabilidade na sociedade brasileira. O calendário 2015 terá inicio em 29 de janeiro

Blog do Instituto MAIS: Casa cheia no 5o e último encontro técnico do ano

maisinstituto.blogspot.com

30 de outubro às 19:04 • Nenhum Comentário

Segundo Gro Brundtland, algumas empresas usam mal o termo. Se você diz que segue os princípios da sustentabilidade, tem de provar o que diz. Não pode simplesmente falar isso e dar como fato consumado que as pessoas acreditarão em você. Segundo ela, existem muitas empresas progressistas, abertas para ser avaliadas por terceiros e ONGs. Benchmarking Brasil que o diga - 172 empresas que tiveram abertos suas mais de 300 práticas certificadas pelo programa.

Gro Brundtland: "Estimular a compra de carros a gasolina é um erro"

epoca.globo.com

A ex-primeira-ministra da Noruega e criadora do termo “desenvolvimento sustentável” critica o governo brasileiro e defende a tributação das emissões de gás carbônico

29 de outubro às 18:25 • Nenhum Comentário

Designer planeja maneiras de atrair as pessoas para o problema ambiental. A proposta é discutir temas relacionados à água e interferir artisticamente para despertar ao menos o incômodo com a poluição do rio, o mau cheiro. “A ciclovia trouxe pessoas para o rio. Antes não tinha nem isso. O local não é bonito nem gostoso, mas é um protesto. Você começa a ficar irritada de não ter um rio bonito”, explica.

Designer cria projeto para revitalizar trechos da ciclovia do Rio Pinheiros

g1.globo.com

Carolina Ferrés quer transformar muros e pontes em galeria de arte. Ideia nasceu durante processo de superação do fim de seu casamento.

29 de outubro às 17:54 • Nenhum Comentário

A União Europeia (UE) se comprometeu a reduzir em 20% até 2020, e alcança seu objetivo. "As emissões de gases de efeito estufa da UE caíram no ano passado, enquanto as dos EUA aumentaram", destacou a comissária europeia do Clima, Connie Hedegaard.. As emissões de gases poluentes da UE representam 11% do total no mundo. Os Estados Unidos representariam 16% e a China, 29%. Segunda ela, a Europa não pode resolver sozinha o problema causado pelo aquecimento.

Sem os EUA, cúpula climática de Paris fracassará, diz comissária europeia

g1.globo.com

Connie Hedegaard conseguiu acordo que corta 40% das emissões da UE. Para ela, cúpula que vai decidir novo tratado do clima precisa de ambição.

29 de outubro às 17:51 • Nenhum Comentário

Geólogos da USP elaboram estudo para saber se é possível retirar água do Aquífero Guarani para abastecer a região de Piracicaba, aliviando o Sistema Cantareira. Atualmente, o aquífero abastece a maior parte das cidades do oeste paulista. A profundidade das águas subterrâneas exige tecnologia complexa de engenharia, similar à utilizada para encontrar petróleo, para cavar os poços profundos.

Geólogos estudam uso do Aquífero Guarani para aliviar crise | EXAME.com

exame.abril.com.br

O Aquífero Guarani é a maior reserva estratégica de água doce da América Latina

28 de outubro às 12:32 • 2 Comments

A cachoeira “Véu de noiva” em Botucatu (SP) não recebe mais os turistas como antes, isso porque o volume de água está quatro vezes menor, por causa da falta de chuva. Quem conhece o local diz que nunca viu a cachoeira desse jeito, quase sem água.

Sem água, volume de cachoeira em Botucatu fica quatro vezes menor

g1.globo.com

No bairro onde a queda de água fica, foram flagrados casos de desperdício. Sabesp, responsável pelo abastecimento, garante que não vai faltar água.

28 de outubro às 12:27 • Nenhum Comentário

Cientistas do clima deram início a uma semana de reuniões em Copenhague, na Dinamarca, para aprovar a síntese do Quinto Relatório de Avaliação do Painel Internacional da ONU sobre Mudanças Climáticas, o IPCC. Reunidos a portas fechadas, cientistas e representantes de governos devem bater o martelo na sexta-feira (31), para que o documento principal seja publicado no domingo

Presidente do IPCC pede esperança no combate às mudanças climáticas

g1.globo.com

Cientistas estão reunidos para aprovar síntese do Quinto Relatório climático. Novo texto vai nortear governos na criação de acordo global contra...

28 de outubro às 12:22 • Nenhum Comentário

Dicas para uso e reuso da água em época de escassez. Mas, o que realmente importa é a consciência para o uso racional deste recurso sempre, e não apenas em momentos de crise.

Manual de sobrevivência com pouca água | G1 - Natureza - Mundo Sustentável

g1.globo.com

Melhor seria não ter que se preocupar com isso, mas... Seguem abaixo algumas dicas que podem ser úteis, especialmente nas regiões que já s...

24 de outubro às 14:35 • Nenhum Comentário

Já se inscreveu para o 5o e último encontro técnico I+ do ano? Será dia 30/10 - 9h/12h - Paulista, 2000. Serão 4 especialistas, 2 cases Benchmarking. gratuito, mas as vagas são limitadas. Imperdível.

FIBoPS Técnica 2014 | Instituto Mais

www.institutomais.com.br

Práticas de Sustentabilidade que melhoram o desempenho das atividades humanasLocal: Avenida Paulista, 2000 – Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, 15o andar

24 de outubro às 12:31 • Nenhum Comentário

Com o novo programa de descontos da Sabesp, as residências que reduzirem entre 10% e 15% no consumo terão desconto de 10% na conta. As reduções entre 15% e 20%, receberão descontos de 20%. Já as que conseguirem reduzir em 20% ou mais permanecem com o desconto de 30%. O cálculo é feito sobre a média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Cantareira chega a 3% e bônus para economizar água começa a valer em SP

ciclovivo.com.br

As residências que reduzirem entre 10% e 15% no consumo terão desconto de 10% na conta. As reduções entre 15% e 20%, receberão descontos de 20%.

24 de outubro às 12:27 • Nenhum Comentário

Itu: Situada a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, a vida na periferia da cidade foi reorganizada em torno da chegada esporádica do caminhão pipa. A cada passagem, moradores correm para encher vários recipientes, de todos os tamanhos, para poder ter um pouco de água e realizar as tarefas cotidianas do lar.

Sem água, Estado de São Paulo pede socorro | EXAME.com

exame.abril.com.br

O estado atravessa uma seca histórica, e os moradores de Itu, onde a água não chega há 20 dias, pedem socorro

24 de outubro às 12:24 • Nenhum Comentário

Um eclipse parcial do Sol pode ser observado em grande parte da América do Norte no final da tarde de ontém. O eclipse aconteceu quando a Lua passou em frente ao Sol, encobrindo apenas metade de sua luz brilhante.

Veja fotos do eclipse parcial do Sol observado na América do Norte

g1.globo.com

Fenômeno acontece quando a Lua passa em frente ao Sol. Moradores dos Estados Unidos usaram óculos especiais para ver eclipse.

24 de outubro às 12:20 • Nenhum Comentário

Segundo estimativa da SABESP, um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça até 3,2 mil litros de água por dia. Mas, antes de começar o “quebra-quebra” para encontrar o local exato do problema, as empresas “caça-vazamentos” podem ser contratadas porque possuem equipamentos específicos para constatar a perda em locais “invisíveis”

Como economizar água detectando vazamentos 'invisíveis' | Blog Como economizar água da Rede Globo

g1.globo.com

[if gte mso 9]>

24 de outubro às 12:15 • Nenhum Comentário

A agência espacial americana (Nasa) publicou duas imagens que mostram os efeitos na seca na represa Jaguari, no Sistema Cantareira, no estado de São Paulo. As imagens foram feitas pelo satélite Landsat 8, em 16 de agosto de 2013 e em 3 de agosto deste ano.

Nasa publica imagem que mostra efeito da seca no Sistema Cantareira

g1.globo.com

Imagens de 2013 e 2014 mostram redução do volume da represa Jaguari. Sistema Cantareira chegou ao volume de 3% nesta quinta-feira (23).

24 de outubro às 12:13 • Nenhum Comentário

O vilarejo de Mawsynram registrou uma vez 25 metros de chuvas acumuladas em um único ano - o maior índice global.

Fotógrafo registra cotidiano do vilarejo mais chuvoso da Terra - BBC Brasil

www.bbc.co.uk

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta.

24 de outubro às 11:40 • Nenhum Comentário

A Bolsa Prince Bernhard privilegia candidatos atuantes em conservação da África, Ásia, Europa Central e Leste Europeu, Oriente Médio, América Latina e Caribe. Especialmente mulheres e candidatos que trabalhem em organizações não-governamentais (ONGs) são encorajados a se candidatar. Este suporte financeiro deverá ser usado para pagar taxas do curso, custos de viagem e de subsistência durante o período. As inscrições para o próximo período de seleção da bolsa terminam em 11 de janeiro de 2015.

WWF oferece bolsa de estudos em conservação ambiental para 2015

ciclovivo.com.br

As inscrições já estão abertas para concorrer a Bolsa Prince Bernhard e o valor é de até 10.000 francos suíços.

23 de outubro às 18:14 • Nenhum Comentário

A Constituição Federal reconhece a água como um bem público e divide entre União e estados as responsabilidades sobre recursos hídricos do País.

Pacto federativo define gerenciamento de recursos hídricos

www.brasil.gov.br

União é responsável por implementar a política nacional e fiscalizar o setor enquanto os estados têm o dever de elaborar a legislação específica

23 de outubro às 18:06 • Nenhum Comentário

Vem aí a XVI SIMAI - Seminário Internacional de Sustentabilidade - 11 a 13 de Novembro, em S.Paulo. O I+ apoia esta iniciativa.

SIMAI - Seminário do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

simai.fimai.com.br

Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

23 de outubro às 16:42 • Nenhum Comentário

A falta de chuvas dos últimos meses fez com que o volume de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas que operam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste atingisse o nível mais baixo desde 2001, ano em que o país foi obrigado a adotar o racionamento de energia.

Nível de principais reservatórios é o mais baixo desde 2001 | EXAME.com

exame.abril.com.br

Os reservatórios atingiram, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), 20,93% de sua capacidade máxima nessa terça-feira

23 de outubro às 16:37 • Nenhum Comentário