Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Boicote: Uma churrascaria curitibana resolveu tomar uma atitude após ter notícias da delação premiada feita por integrantes do grupo JBS ao Ministério Público Federal – que revelou, por exemplo, o pagamento de propina para governadores e ex-governadores. E, com isso, conseguiu uma boa resposta de seus consumidores.

Churrascaria faz sucesso ao deixar de usar produtos da JBS

exame.abril.com.br

A curitibana Devons decidiu parar de usar os produtos da empresa, após revelações de sua delação premiada ao Ministério Público Federal

26 de maio às 18:50 • Nenhum Comentário

Biomas: Originalmente, a Mata Atlântica cobria 1.345.300 km², da costa atlântica do Brasil até o noroeste da Argentina, abrangendo a região oriental do Paraguai. Hoje, o território está fragmentando, ocupando apenas 226.124 km², menos de 16,8% de seu tamanho original, correndo o risco de perder seu maior predador – a onça pintada. Apesar de tamanha degradação – causada principalmente pelo avanço da agricultura e da pecuária – a Mata Atlântica ainda é um dos biomas com maior valor biológico do mundo, onde estão 7% das espécies de plantas e 5% dos vertebrados do planeta.

Mata Atlântica ocupa menos de 16,8% de seu tamanho original

ciclovivo.com.br

Originalmente, o bioma cobria 1.345.300 km² da costa atlântica do Brasil até o noroeste da Argentina.

26 de maio às 18:27 • Nenhum Comentário

Lixeira Flutuante: Apelidado de "Seabin", o invento, que pode sugar pedaços de plástico de diferentes tamanhos e até pequenas quantidades de combustível, tem uma bolsa de tela removível, que pode ser limpa quando está cheia. Segundo seus criadores, a lixeira flutuante funciona com um mecanismo alimentado por energia solar. A ideia é utilizá-la em portos e embarcadouros, onde o vento e as correntes aumentam o acúmulo de resíduos.

Surfistas criam lixeira flutuante para coletar plástico e lixo dos oceanos - BBC Brasil

bbc.com

Ideia é utilizá-la em portos e embarcadouros, onde o vento e as correntes aumentam a acumulação de resíduos.

26 de maio às 18:24 • Nenhum Comentário

Tabaco: Os cigarros “light” são mais perigosos para a saúde que os normais e têm contribuído para um forte aumento de um certo tipo de câncer de pulmão, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira. Cientistas de cinco centros de pesquisas sobre o câncer nos Estados Unidos concluíram que estes cigarros, que têm filtros perfurados, explicariam o aumento nos últimos 50 anos do adenocarcinoma pulmonar.

Estudo mostra que cigarro light é mais perigoso do que os normais

exame.abril.com.br

Os cigarros do tipo light têm contribuído para um forte aumento de um certo tipo de câncer de pulmão, mostra estudo

25 de maio às 13:31 • Nenhum Comentário

Energia Renovável: As energias renováveis empregavam mais de 9,8 milhões de pessoas em 2016, segundo o mais recente relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Energia Renovável e Emprego – Revisão Anual 2017 acaba de ser divulgado na 13ª reunião do Conselho da IRENA e traz os dados mais recentes sobre empregos e análises sobre os fatores que afetam o mercado de trabalho em energias renováveis.

Energias renováveis empregam 9,8 milhões de pessoas no mundo

ciclovivo.com.br

Novo relatório mostra números melhores do que os gerados pelo setor de combustíveis fósseis.

25 de maio às 13:28 • Nenhum Comentário

NATURE: Os suecos são apaixonados por atividades ao ar livre. Não à toa, eles possuem um termo — allemansrätten — que descreve “o direito de todos os homens” de vaguear pela natureza. Esse direito permite a qualquer pessoa atravessar ou pernoitar num terreno privado no campo, desde que não incomode ou cause estragos nessa propriedade. Graças a ele, os suecos desfrutam de muitas oportunidades para a recreação em meio à natureza. Para que o mundo todo possa experimentar o allemansrätten, o governo resolveu listar todo o país no Airbnb

Suécia coloca o país inteiro no Airbnb

exame.abril.com.br

Com humor e uma pitada de ironia, campanha em vídeo oferece tour por belas paisagens, imitando as pessoas que colocam vídeos de suas casas no Airbnb

24 de maio às 18:10 • 1 Comentário

Banco de Sementes: Localizado em uma ilha de cerca de mil quilômetros no Ártico, o Cofre de Sementes Globais de Svalbard foi inundado. A notícia, informada em comunicado na última sexta-feira (19), surpreendeu a todos os cientistas, afinal o banco foi construído exatamente para resistir às intempéries climáticas.

Cofre de sementes no Ártico é ameaçado pelo derretimento do gelo

ciclovivo.com.br

A fortaleza guarda mais de 930.000 variedades diferentes de sementes de alimentos de todo o mundo.

24 de maio às 18:04 • Nenhum Comentário

MP: O Senado aprovou nesta terça-feira (23), por 50 votos a 12, a medida provisória 756, que altera limites de áreas de preservação ambiental em parques nos estados do Pará e de Santa Catarina. Como a MP já foi aprovada pela Câmara, seguirá agora para sanção do presidente Michel Temer.

Senado aprova MP que altera áreas de preservação ambiental; texto segue para sanção

g1.globo.com

Entre outros pontos, texto altera limites da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará, e do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. MP já foi aprovada pela Câmara.

24 de maio às 18:02 • Nenhum Comentário

Aquecimento Global: A iniciativa estuda mudanças na espessura do gelo marinho, lençóis de gelo e geleiras nos dois polos terrestres. O objetivo é tentar entender como o aquecimento global afeta a região. Um dos focos é uma nova rachadura na Geleira Petermann, um dos blocos de gelo em processo mais rápido de mudança na Groenlândia, diz a Nasa.

Voos sobre o gelo: Vídeo da Nasa monitora geleiras da Groenlândia - BBC Brasil

bbc.com

Registro faz parte da operação IceBridge, que estuda como aquecimento global afeta a região.

24 de maio às 17:54 • Nenhum Comentário

Desmatamento: Estima-se que o tráfico de cocaína representa até 30 por cento da perda florestal total em Honduras, Guatemala e Nicarágua na última década, ameaçando os esforços de conservação para manter os sumidouros de carbono florestal, serviços ecológicos e meios de subsistência rurais e indígenas. A constatação vem de um estudo publicado nesta semana na revista científica Environmental Research Letters.

Narco-desmatamento? Estudo associa tráfico à devastação florestal

exame.abril.com.br

Não, o problema não é o cultivo de droga, mas a lavagem de dinheiro — que, acredite, derruba muita árvore

23 de maio às 20:58 • Nenhum Comentário

Energia: Foram usados dados oficiais e fontes confiáveis sobre a geração de eletricidade com usinas: hidrelétricas; eólicas (vento); solar fotovoltaicas; térmicas a biomassa, térmicas a gás natural; térmicas a carvão mineral e nucleares. Para cada escolha feita, seguindo uma porcentagem de participação de cada fonte na matriz nacional, muda o cenário do país

Plataforma digital permite simular futura matriz elétrica brasileira

ciclovivo.com.br

De forma simples, qualquer pessoa pode simular composições com até sete fontes de energia.

23 de maio às 20:55 • Nenhum Comentário

Cremação Verde: Acredita-se que a hidrólise alcalina é ambientalmente mais correta do que a cremação tradicional. Para a pesquisadora Elisabeth Keijzer, que coordena dois estudos para a Organização Holandesa para Pesquisa Aplicada, o processo é muito melhor. Ela analisa 18 parâmetros ambientais - como destruição do ozônio, mudanças climáticas e toxicidade marinha - e conclui que a hidrólise alcalina é melhor em 17 deles comparada às outras técnicas. Além disso, emite sete vezes menos CO2 que a cremação. Mesmo que seu trabalho não chegue a considerar o método uma "cremação verde", conclui que é ambientalmente mais correto do que o enterro e a cremação tradicional.

Nada de cremação ou enterro: opção por dissolver corpo após a morte ganha adeptos - BBC Brasil

bbc.com

Equipamento conhecido como "digestor de tecidos" tem menor impacto ambiental que processos tradicionais.

23 de maio às 20:52 • Nenhum Comentário

Inversão das Nuvens: Ao longo de dois minutos e meio, as imagens mostram o que parece um tapete de nuvens – formando uma paisagem rara de se ver. Apesar de belo, o fenômeno meteorológico ocorre quando o ar quente, em altitudes maiores, forma uma camada que mantém o ar frio e a poluição embaixo, mais próximos ao chão.

Time-lapse captura fenômeno de “inversão de nuvens” no Grand Canyon

ciclovivo.com.br

Ao longo de dois minutos e meio, as imagens mostram o que parece um tapete de nuvens.

22 de maio às 20:19 • Nenhum Comentário

Felicidade: O monge budista Matthieu Ricard é a "pessoa mais feliz do mundo". Esse título foi dado por cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que estudaram seu cérebro. Eles descobriram que Ricard produz um nível de ondas cerebrais de gama sem precedentes na literatura científica. Além disso, Ricard manifesta um nível de atividade no seu córtex pré-frontal esquerdo bem acima do direito, o que reduz sua propensão à negatividade, explicaram os pesquisadores.

5 segredos da felicidade, segundo o 'homem mais feliz do mundo' - BBC Brasil

bbc.com

Cientistas estudaram o cérebro do monge budista Matthieu Ricard para entender por que ele é tão feliz; ele dá à BBC sua visão do que pode ajudar a atingir esse estado de espírito.

22 de maio às 20:15 • Nenhum Comentário

Animais: O caçador profissional sul-africano Theunis Botha, de 51 anos, morreu durante uma caçada em Gwai, no Zimbábue, quando um integrante de seu grupo disparou contra uma fêmea de elefante e o animal caiu sobre ele.

Caçador sul-africano morre esmagado por elefante

g1.globo.com

Animal levou tiro e caiu em cima de Theunis Botha, de 51 anos, famoso por organizar safáris de caça.

22 de maio às 20:11 • 2 Comments

Agenda 2017

AGENDA 2017 | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

são encontros técnicos para exposição de cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking, e em consonância com a agenda

19 de maio às 20:17 • Nenhum Comentário

Aquecimento Global: A Antártica está ficando mais verde devido aos efeitos do aquecimento global, afirmam cientistas num estudo publicado nesta quinta-feira (18) na revista especializada Current Biology. O aumento da temperatura teve um efeito dramático no crescimento de musgos no extremo norte da Península Antártica, disse um dos autores do estudo, o cientista Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Antártica está mais verde devido ao aquecimento global, dizem cientistas

g1.globo.com

Cientistas afirmam que aquecimento global é responsável pelo crescimento acelerado de musgos na Península Antártica. Fenômeno se intensificou nos últimos 50 anos.

19 de maio às 20:11 • Nenhum Comentário

Marketing Sustentável: O termo “sustentabilidade” é difícil de ser definido precisamente – ainda mais quando é associado ao marketing de uma pequena e média empresa.

O que é fazer um marketing mais sustentável?

exame.abril.com.br

Especialista dá a definição sobre o que é fazer planos de comunicação e venda de forma mais sustentável

19 de maio às 20:10 • Nenhum Comentário

Resíduos: Cientistas alemães constataram uma incidência de 25% de tumores entre um tipo de linguado encontrado numa área do Mar Báltico, próximo à cidade alemã de Kiel. Em outras áreas desse mar, essa percentagem é de cerca de 5%. A hipótese é que as proliferações cancerosas possam estar relacionadas ao volume estimado em 1,6 milhão de toneladas de armamentos dos nazistas, afundados nos mares Báltico e do Norte ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Peixes do Mar Báltico apresentam tumores devido a vestígio nazista

g1.globo.com

Alta incidência de tumores cancerosos em peixes pode advir de munições alemãs afundadas pelos Aliados após 1945. Ameaça ambiental também representa risco à saúde humana e tem prazo para ser removida.

19 de maio às 20:06 • Nenhum Comentário

Agenda: Casa Cheia com professores do Centro Paula Souza. Na programação, especialistas apresentaram suas visões e soluções nesta temática, fazendo conexões com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU. Cases Benchmarking foram apresentados.

IV Fórum de Sustentabilidade | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Na programação, especialistas apresentaram suas visões e soluções nesta temática, fazendo conexões com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.

18 de maio às 19:21 • Nenhum Comentário

Energia: Todos os anos, o ar poluído mata mais de cinco milhões de pessoas no mundo, quase a população da Dinamarca inteira. Em um esforço para combater os efeitos adversos da poluição, pesquisadores belgas desenvolveram um processo capaz de purificar o ar e, de quebra, gerar energia limpa, atacando assim dois grandes desafios ambientais ao mesmo tempo.

Pesquisadores convertem ar poluído em energia limpa

exame.abril.com.br

Processo responde a duas grandes necessidades de nosso tempo: ar puro e produção de energia alternativa

18 de maio às 19:18 • Nenhum Comentário

APP: A Secretaria de Meio Ambiente apresentou no último mês, dia 26, uma nova plataforma de auxílio para a população fazer denúncias contra crimes ambientais. Trata-se do Denúncia Ambiente, um aplicativo que permite às pessoas delatarem crimes relacionados ao meio ambiente (como desmatamento, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar etc.).

Secretaria do Meio Ambiente cria app para receber denúncias - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Secretaria do Meio Ambiente cria app para receber denúncias. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

18 de maio às 19:15 • Nenhum Comentário

Clima: Os delegados do clima de vários países concluem nesta quinta-feira (18) em Bonn, na Alemanha, 10 dias de negociações, em meio a incertezas sobre uma possível saída do governo de Donald Trump do Acordo de Paris sobre a mudança climática. Os debates foram técnicos, sobretudo sobre o procedimento nas regras de aplicação do acordo de Paris.

Negociações sobre clima em Bonn terminam em meio a incerteza sobre EUA

g1.globo.com

Conferência sobre Mudança Climática de Bonn terminou sem definições sobre o modo de implementação do Acordo de Paris.

18 de maio às 19:13 • Nenhum Comentário

Instituto Mais fez uma transmissão ao vivo.

18 de maio às 11:10 • Nenhum Comentário