Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Dicas para uso e reuso da água em época de escassez. Mas, o que realmente importa é a consciência para o uso racional deste recurso sempre, e não apenas em momentos de crise.

Manual de sobrevivência com pouca água | G1 - Natureza - Mundo Sustentável

g1.globo.com

Melhor seria não ter que se preocupar com isso, mas... Seguem abaixo algumas dicas que podem ser úteis, especialmente nas regiões que já s...

24 de outubro às 14:35 • Nenhum Comentário

Já se inscreveu para o 5o e último encontro técnico I+ do ano? Será dia 30/10 - 9h/12h - Paulista, 2000. Serão 4 especialistas, 2 cases Benchmarking. gratuito, mas as vagas são limitadas. Imperdível.

FIBoPS Técnica 2014 | Instituto Mais

www.institutomais.com.br

Práticas de Sustentabilidade que melhoram o desempenho das atividades humanasLocal: Avenida Paulista, 2000 – Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, 15o andar

24 de outubro às 12:31 • Nenhum Comentário

Com o novo programa de descontos da Sabesp, as residências que reduzirem entre 10% e 15% no consumo terão desconto de 10% na conta. As reduções entre 15% e 20%, receberão descontos de 20%. Já as que conseguirem reduzir em 20% ou mais permanecem com o desconto de 30%. O cálculo é feito sobre a média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Cantareira chega a 3% e bônus para economizar água começa a valer em SP

ciclovivo.com.br

As residências que reduzirem entre 10% e 15% no consumo terão desconto de 10% na conta. As reduções entre 15% e 20%, receberão descontos de 20%.

24 de outubro às 12:27 • Nenhum Comentário

Itu: Situada a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, a vida na periferia da cidade foi reorganizada em torno da chegada esporádica do caminhão pipa. A cada passagem, moradores correm para encher vários recipientes, de todos os tamanhos, para poder ter um pouco de água e realizar as tarefas cotidianas do lar.

Sem água, Estado de São Paulo pede socorro | EXAME.com

exame.abril.com.br

O estado atravessa uma seca histórica, e os moradores de Itu, onde a água não chega há 20 dias, pedem socorro

24 de outubro às 12:24 • Nenhum Comentário

Um eclipse parcial do Sol pode ser observado em grande parte da América do Norte no final da tarde de ontém. O eclipse aconteceu quando a Lua passou em frente ao Sol, encobrindo apenas metade de sua luz brilhante.

Veja fotos do eclipse parcial do Sol observado na América do Norte

g1.globo.com

Fenômeno acontece quando a Lua passa em frente ao Sol. Moradores dos Estados Unidos usaram óculos especiais para ver eclipse.

24 de outubro às 12:20 • Nenhum Comentário

Segundo estimativa da SABESP, um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça até 3,2 mil litros de água por dia. Mas, antes de começar o “quebra-quebra” para encontrar o local exato do problema, as empresas “caça-vazamentos” podem ser contratadas porque possuem equipamentos específicos para constatar a perda em locais “invisíveis”

Como economizar água detectando vazamentos 'invisíveis' | Blog Como economizar água da Rede Globo

g1.globo.com

[if gte mso 9]>

24 de outubro às 12:15 • Nenhum Comentário

A agência espacial americana (Nasa) publicou duas imagens que mostram os efeitos na seca na represa Jaguari, no Sistema Cantareira, no estado de São Paulo. As imagens foram feitas pelo satélite Landsat 8, em 16 de agosto de 2013 e em 3 de agosto deste ano.

Nasa publica imagem que mostra efeito da seca no Sistema Cantareira

g1.globo.com

Imagens de 2013 e 2014 mostram redução do volume da represa Jaguari. Sistema Cantareira chegou ao volume de 3% nesta quinta-feira (23).

24 de outubro às 12:13 • Nenhum Comentário

O vilarejo de Mawsynram registrou uma vez 25 metros de chuvas acumuladas em um único ano - o maior índice global.

Fotógrafo registra cotidiano do vilarejo mais chuvoso da Terra - BBC Brasil

www.bbc.co.uk

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta.

24 de outubro às 11:40 • Nenhum Comentário

A Bolsa Prince Bernhard privilegia candidatos atuantes em conservação da África, Ásia, Europa Central e Leste Europeu, Oriente Médio, América Latina e Caribe. Especialmente mulheres e candidatos que trabalhem em organizações não-governamentais (ONGs) são encorajados a se candidatar. Este suporte financeiro deverá ser usado para pagar taxas do curso, custos de viagem e de subsistência durante o período. As inscrições para o próximo período de seleção da bolsa terminam em 11 de janeiro de 2015.

WWF oferece bolsa de estudos em conservação ambiental para 2015

ciclovivo.com.br

As inscrições já estão abertas para concorrer a Bolsa Prince Bernhard e o valor é de até 10.000 francos suíços.

23 de outubro às 18:14 • Nenhum Comentário

A Constituição Federal reconhece a água como um bem público e divide entre União e estados as responsabilidades sobre recursos hídricos do País.

Pacto federativo define gerenciamento de recursos hídricos

www.brasil.gov.br

União é responsável por implementar a política nacional e fiscalizar o setor enquanto os estados têm o dever de elaborar a legislação específica

23 de outubro às 18:06 • Nenhum Comentário

Vem aí a XVI SIMAI - Seminário Internacional de Sustentabilidade - 11 a 13 de Novembro, em S.Paulo. O I+ apoia esta iniciativa.

SIMAI - Seminário do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

simai.fimai.com.br

Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

23 de outubro às 16:42 • Nenhum Comentário

A falta de chuvas dos últimos meses fez com que o volume de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas que operam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste atingisse o nível mais baixo desde 2001, ano em que o país foi obrigado a adotar o racionamento de energia.

Nível de principais reservatórios é o mais baixo desde 2001 | EXAME.com

exame.abril.com.br

Os reservatórios atingiram, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), 20,93% de sua capacidade máxima nessa terça-feira

23 de outubro às 16:37 • Nenhum Comentário

Cerca de 120 milhões de pessoas, quase toda a população japonesa, poderá morrer se ocorrer uma grande erupção vulcânica, como a que aconteceu há milhares de anos no arquipélago, alerta um estudo de dois vulcanólogos japoneses. O risco de ocorrência deste cenário catastrófico é de 1%

Estudo diz que grande erupção vulcânica poderá destruir o Japão

g1.globo.com

Especialistas baseiam estudo nos ciclos e impacto das maiores erupções. País está localizado no Cinturão do Fogo, que tem 110 vulcões ativos.

23 de outubro às 16:28 • 1 Comentário

Escassez de água não é um problema apenas de São Paulo. A exemplo de São Paulo, o mais populoso estado americano, a Califórnia, também enfrenta um longo período de estiagem que ameaça o abastecimento de água da população.

Celebridades e multas são 'armas' da Califórnia contra desperdício de água

g1.globo.com

Estado dos EUA enfrenta terceiro ano de seca e tem abastecimento afetado. Lady Gaga e Conan O'Brien gravaram vídeos para conscientizar população.

23 de outubro às 16:26 • Nenhum Comentário

Estados Unidos e China, os maiores emissores de gases causadores do efeito estufa, poderiam diminuir em quase um quarto a meta de redução de emissões até 2020, exigida para conter o aquecimento global - afirmaram cientistas nesta semana.

Redução de emissões dos EUA e China ajudariam no clima global

g1.globo.com

Os 2 países podem cortar em 1/4 a meta de redução de emissões até 2020. Mas isso se ambos seguissem as recomendações para uma economia 'verde'.

22 de outubro às 18:47 • Nenhum Comentário

Quais são os critérios para se avaliar a qualidade de vida dos moradores de determinado bairro? Saneamento básico, iluminação pública, segurança e a pavimentação? De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há outro ponto bem específico que também faz grande diferença: a arborização.

Quantidade de árvores serve de indicador para a desigualdade social - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

Quantidade de árvores serve de indicador para a desigualdade social. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

22 de outubro às 17:03 • 1 Comentário

"Uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias" segundo o pesquisador Haim Rabinowitch e seus colegas. A ideia parece absurda, mas o cientista da Universidade Hebraica de Jerusalém em Israel, diz que, com placas de metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia assim.

Como iluminar um quarto por 40 dias só com uma batata

www.bbc.co.uk

Tecnologia poderia ser usada em lugares sem eletricidade, mas uso de alimento como energia é polêmico.

22 de outubro às 15:57 • Nenhum Comentário

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo (lei nº 16.050/14), sancionado no final de julho, se estabelece como um novo paradigma de planejamento e desenvolvimento urbano para a cidade. Pelos próximos 16 anos, o novo Plano visa uma capital paulista mais adensada com maior distribuição de empregos, serviços e moradias entre as regiões, menos dependente do carro e com o dobro de áreas verdes.

Os principais pontos do novo Plano Diretor de São Paulo | EXAME.com

exame.abril.com.br

Déficit habitacional, adensamento na região central, mobilidade urbana e aumento de áreas verdes estão agora entre as diretrizes do planejamento da cidade

22 de outubro às 15:54 • Nenhum Comentário

O nível do Sistema Cantareira teve nova queda nesta quarta-feira (22) e chegou a 3,2%, mesmo com a melhor sequência de chuvas registrada em três dias desde o mês de julho.

Nível do Cantareira cai mesmo com melhor série de chuvas desde julho

g1.globo.com

Nível foi a 3,2%, com pluviometria nos últimos três dias de 24,7 milímetros. Em julho, sequência para três dias foi de 27,9 milímetros.

22 de outubro às 15:48 • Nenhum Comentário

A capacidade instalada de energia eólica pode crescer 530%, ou para 2 mil gigawatts (GW), até 2030, fornecendo até 19% da eletricidade global, afirmou relatório de uma associação comercial e do Greenpeace. Segundo o documento, a capacidade instalada de energia originada pelos ventos totalizou 318 GW em todo mundo no final do ano passado e gerou cerca de 3% da eletricidade global.

Eólicas podem suprir 19% da demanda global de energia até 2030

g1.globo.com

Capacidade instalada de energia eólica pode crescer 530% em 16 anos. Estudo foi divulgado por organizações nesta terça-feira (21).

21 de outubro às 16:22 • Nenhum Comentário

O presidente da ANA, Vicente Andreu, afirmou na manhã desta terça-feira (21) que, se a crise hídrica no Sistema Cantareira continuar, só restará o lodo após a retirada da segunda cota do volume morto. "Eu acredito que, tecnicamente, será inviável. E, do ponto de vista ambiental, essa água terá problema”, disse. “Se a crise se acentuar, é bom que a população saiba que não haverá alternativa a não ser ir no lodo”, completou.

Alckmin cita 3º volume morto do Cantareira para garantir água em SP

g1.globo.com

Disponibilidade de mais uma reserva técnica foi dita em entrevista a rádio. Governador afirmou que 'todas as medidas estão sendo tomadas' na crise.

21 de outubro às 16:19 • Nenhum Comentário

Já se inscreveu para o 5o e ultimo encontro técnico I+ do ano? Responsabilidade Social e Voluntariado corporativo com 4 especialistas e 2 cases Benchmarking. Gratuito, mas com vagas limitadas.

FIBoPS Técnica 2014 | Instituto Mais

www.institutomais.com.br

Práticas de Sustentabilidade que melhoram o desempenho das atividades humanasLocal: Avenida Paulista, 2000 – Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, 15o andar

21 de outubro às 11:54 • Nenhum Comentário

A crise da torneira seca em São Paulo já coleciona números dramáticos. Diante de um quadro que não dá sinais de melhora, 34% dos paulistanos já estão estocando água em casa. E o restante da população pretender fazer o mesmo daqui pra frente.

Os grandes números da falta de água em São Paulo | EXAME.com

exame.abril.com.br

Pesquisa Datafolha diz que 60% moradores da capital ficaram sem água pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Paulistanos pretendem estocar água daqui pra frente

21 de outubro às 11:41 • Nenhum Comentário

Em São paulo, para outubro, a meteorologia espera que o nível de chuva seja menor ou igual a 127 mm, média do mês em anos anteriores. O total, segundo meteorologista da Climatempo, não será suficiente para encher os níveis do reservatórios que formam o Sistema Cantareira, que opera com 3,6% da capacidade de abastecimento,

Nível do Cantareira baixa a 3,5% mesmo com chuva de domingo

g1.globo.com

Chuva foi fraca em São Paulo, mas teve bom índice sobre o Cantareira. No domingo, São Paulo registrou calor de 35,8ºC.

20 de outubro às 18:04 • Nenhum Comentário

Enquanto as mudanças climáticas castigam o sudeste com uma estiagem sem precedentes, o desmatamento aumenta na amazônia. Em termos absolutos, Rondônia lidera o ranking do desmatamento acumulado com 260 quilômetros quadrados, seguido pelo Mato Grosso (222 quilômetros quadrados) e Pará (152 quilômetros quadrados).

Desmatamento aumenta na Amazônia, diz boletim da Imazon

g1.globo.com

Em agosto e setembro, alta foi de 191% em relação a 2013. Foram monitorados 93% da área florestal na Amazônia Legal.

20 de outubro às 11:07 • Nenhum Comentário