Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Caminho sem volta: Uma pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young comprovou que a sustentabilidade tem ganhado força na hora das empresas comprarem e escolherem seus fornecedores. Para a maioria dos participantes, a sociedade e o governo pressionam cada vez mais as empresas a avançar no tema de sustentabilidade na cadeia de fornecedores. Empresas que atuam de forma global já conseguem quantificar os ganhos com a adoção de práticas sustentáveis.

Empresários brasileiros priorizam a sustentabilidade na hora das compras

ciclovivo.com.br

73% dos gestores acreditam que a incorporação de critérios de sustentabilidade nas compras é determinante.

28 de maio às 9:17 • Nenhum Comentário

Inovação: O estudante mexicano Felipe Gómez del Campo, com 21 anos, foi reconhecido pelo presidente do país, Barack Obama, pela invenção que promete reduzir o custo do combustível nas turbinas de aviões em 10%. O projeto evoluiu com a ajuda de centros acadêmicos e do governo norte-americano e hoje se destaca em todo o mercado. Além do custo, o estudante ainda prevê, por meio da tecnologia, a redução de até 20% nas emissões de gases poluentes.

Obama premia estudante mexicano de 21 anos por invento ecológico - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Obama premia estudante mexicano de 21 anos por invento ecológico. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

28 de maio às 9:15 • Nenhum Comentário

Risco: Mais um impacto das mudanças climáticas. Segundo a previsão do instituto de pesquisa britânico, a quantidade de locais onde a espécie "arábica selvagem" de café poderia ser cultivada sera reduzida em 85% até 2080, podendo chegar a 99,7% se as piores perspectivas forem confirmadas. Apesar de haver 124 espécies de café conhecidas, a maioria dos cultivos é restrita a apenas duas delas - arábica e robusta. É esta segunda espécie que movimenta a indústria de café e responde pela maior parte da produção global - e brasileira -, mas é uma planta mais frágil, particularmente sensível a mudanças de temperatura e no regime de chuvas.

Salvando o café da extinção

g1.globo.com

Pesquisadores no exterior e no Brasil buscam desenvolver novas variedades da espécie mais popular da bebida, a arábica, para que mudanças climáticas...

28 de maio às 9:12 • Nenhum Comentário

Good News: O desmatamento da Mata Atlântica caiu 24% no período de 2013 a 2014, em comparação ao período de 2012 a 2013. Os dados são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgados nesta quarta-feira (27) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Dos 17 estados que abrigam a Mata Atlântica, somente três apresentaram aumento do desmatamento: Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Desmatamento na Mata Atlântica tem queda de 24%, segundo relatório

g1.globo.com

Dados favoráveis indicam proximidade da meta do desmatamento zero. Redução ocorreu no período de 2013 a 2014 comparado a 2012 e 2013.

28 de maio às 9:07 • Nenhum Comentário

Alimentos orgânicos: A Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos (24 a 31/05), promovida pelo Ministério da Agricultura tem como proposta divulgar os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a produção orgânica, o Ministério destaca, em seu site, um conjunto de perguntas e respostas sobre a questão.

14 perguntas e respostas sobre alimentos orgânicos

ciclovivo.com.br

Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a produção orgânica, o Ministério da Agricultura.

26 de maio às 21:18 • Nenhum Comentário

Inovação: Niki Singlaub, inventor das garrafinhas, mostra que é possível diminuir a imensa poluição por plástico com a reutilização do material. As garrafinhas são reutilizáveis e dobráveis. O design prático permite até mesmo que sejam carregadas no bolso. A Hydaway é feita com material não tóxico, silicone de grau alimentício, e consegue armazenar até 600 ml de líquido. Quando não está em uso, ela pode ser compactada e ocupa pouco mais de 3,2 centímetros.

Hydaway: uma garrafa dobrável e reutilizável que cabe no bolso - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Hydaway: uma garrafa dobrável e reutilizável que cabe no bolso. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

26 de maio às 21:12 • Nenhum Comentário

Alergia: Introduzida na Europa no final do século 19, a ambrosia comum (Ambrosia artemisiifolia) é uma planta com caules avermelhados cujas flores são produtoras maciças de pólen. Hoje, a planta está firmemente estabelecida no norte da Itália e sudeste da França, e está se espalhando por outras partes em habitats de nicho como campos agrícolas, beiras de estradas e aterros ferroviários. Segundo estudos, a mudança climática e a dispersão de sementes de ambrosia em áreas adequadas irão aumentar as concentrações de pólen no ar, o que pode, consequentemente, aumentar a incidência e a prevalência de alergias causadas por ambrosi

Erva-daninha americana pode causar onda de alergias na Europa

g1.globo.com

Planta foi veio dos EUA e foi introduzida na Europa no final do século 19. Aumento da concentração de pólen pode levar a coceira e espirros.

26 de maio às 21:10 • Nenhum Comentário

Ciência: Um único exemplar da espécie produz veneno suficiente para matar dez homens adultos – o que faz desse anfíbio provavelmente o animal vertebrado mais tóxico do mundo. O veneno vem de rãs de cor amarelo vibrante e com poucos centímetros de comprimento, as Phyllobates terribilis.

Conheça o animal vertebrado mais venenoso do mundo - BBC Brasil

bbc.co.uk

Uma única rã produz toxina suficiente para matar dez adultos.

26 de maio às 21:06 • Nenhum Comentário

Benchmarking da Seca: Em vários países, os períodos de seca já não representam tanto risco. Eles são enfrentados com tecnologia e planos ambiciosos de gestão da água, alguns implementados há décadas. Sem essas ações, Israel, encravado em um deserto, ou Cingapura, uma ilha que importa água de outros locais, não sobreviveriam.Suas experiências podem servir de inspiração ao Brasil.

Veja soluções de seis países para vencer a falta de água e o desperdício

g1.globo.com

Estação seca se aproxima e já causa preocupação. G1 mostra ações de governos que enfrentam a seca constantemente.

25 de maio às 11:12 • Nenhum Comentário

Poluição: Apesar das críticas sobre a poluição das águas, o diretor-executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) Christophe Dubi reforça a posição do órgão de que não há possibilidade de um plano B para a competição – e diz que não se furtaria a um mergulho nas águas da baía para convencer os céticos de sua balneabilidade.

Diretor do COI topa ‘desafio do mergulho’ na Baía de Guanabara: 'Sou resistente' - BBC Brasil

bbc.co.uk

Suíço Christophe Dubi disse à BBC Brasil que competições de vela seguem com plano original e não se furta a sugestão de mergulho.

25 de maio às 11:11 • 1 Comentário

Extinção: Uma espécie rara de ave estaria ameaçada pelo avanço do autodenominado "Estado Islâmico" sobre a cidade síria de Palmira, alertaram especialistas. Os especialistas acreditavam que o íbis-eremita – Geronticus eremita, uma ave da mesma família dos guarás – estava extinto até descobrirem uma minúscula colônia perto de Palmira em 2002. Mas três pássaros que viviam em cativeiro foram abandonados na semana passada depois que seus cuidadores fugiram do "Estado Islâmic

Avanço do Estado Islâmico ameaça ave rara sob risco de extinção - BBC Brasil

bbc.co.uk

Apenas uma fêmea sobrevivente do íbis-eremita que vive em Palmira conhece as rotas migratórias para a África, dizem especialistas.

25 de maio às 11:09 • Nenhum Comentário

Inovação: A casa batizada de Sharifi-Ha House se encontra na capital iraniana e possui um design muito inovador para adaptar-se às demandas do clima local que apresenta verões escaldantes e invernos rigorosos. Ela é constituída de caixas, em sua parte frontal, que conseguem mudar de posição por meio de um sistema giratório acionado por um botão.

Conheça a casa que se adapta conforme as mudanças no clima - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Conheça a casa que se adapta conforme as mudanças no clima. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

22 de maio às 14:56 • Nenhum Comentário

Inovação: A Ecocapsule é uma casa-móvel capaz de oferecer o mesmo tipo de conforto disponível em uma residência tradicional. Os moradores contam com torneiras, chuveiro quente e banheiros equipado com vasos sanitários com descarga. A água, assim como a energia, também é obtida de maneira sustentável. Sua forma esférica é otimizada para recolher a água da chuva e do orvalho. O recurso passa por um filtro e pode ser usado para o consumo humano. O mesmo sistema serve para limpar água de outros mananciais. Foi criada pelo pelo escritório eslovaco Nice Archtects

Casa-móvel produz sua própria energia e pode ir para qualquer lugar do mundo

ciclovivo.com.br

A Ecocapsule é a casa ideal para quem sempre sonhou em viver de maneira sustentável e viajar o mundo.

22 de maio às 14:54 • Nenhum Comentário

Patrulhamento: Em meio a uma seca prolongada que fez com que reservatórios registrassem níveis baixos recorde, moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, estão usando as mídias sociais para expôr instituições e indivíduos, incluindo celebridades, que desperdiçam o recurso. Transformando em hashtag, o drought shaming ("Vergonha da seca", em tradução livre) voltou a acontecer agora, no momento em que o Estado entra em seu quarto verão de seca extrema. Em março, um aplicativo chamado Sem Desperdício foi disponibilizado no Brasil para telefones com sistema operacional Android. De maneira semelhante ao Drought Shame, ele permite a qualquer um denunciar, com fotos, excessos do uso de água que testemunhar. De lá para cá, no entanto, o aplicativo teve apenas 50 downloads.

Movimento em redes sociais ‘entrega’ celebridades por gastar água durante seca na Califórnia -...

bbc.co.uk

Aplicativos facilitam denúncia de quem não evita o desperdício de água durante crise de estiagem no Estado.

22 de maio às 14:52 • Nenhum Comentário

Aquecimento Global: Geleiras em parte da Antártica começaram a derreter rapidamente, contribuindo ainda mais para o aumentando do nível do mar que ameaça os litorais e cidades de Nova York a Xangai, afirmou uma equipe de cientistas num estudo publicado nesta sexta-feira (22) na edição impressa da revista "Science".

Geleiras da Antártica estão derretendo rapidamente, diz estudo

g1.globo.com

Glaciares na costa começaram a afinar desde 2009, segundo cientistas. Especialista na área, no entanto, lançou dúvidas sobre as conclusões.

22 de maio às 14:48 • Nenhum Comentário

Políticas Públicas: Cercado em polêmicas, o Marco da Biodiversidade foi sancionado na quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff sob a promessa de destravar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos a partir de recursos naturais do país. A nova lei – que substituiu uma antiga legislação mais burocrática - foi festejada pela indústria farmacêutica e criticada por ambientalistas e comunidades donas de conhecimentos tradicionais, como indígenas, quilombolas e extrativistas.

Por que o Marco da Biodiversidade divide famacêuticas e ambientalistas? - BBC Brasil

bbc.co.uk

Mudança da legislação vai gerar mais pesquisas, argumenta governo, mas comunidades afetadas dizem que foram desrespeitadas.

22 de maio às 14:42 • Nenhum Comentário

Acidente ambiental: O governador da Califórnia, Edmund Brown, declarou emergência na área turística da costa do Pacífico próxima a Santa Barbara, afetada pela ruptura de um oleoduto que jogou centenas de milhares de litros de combustível no oceano. A mancha negra, que começou a ser formada na terça-feira, afetou 14 quilômetros de uma movimentada área turística ao noroeste de Los Angeles, que se prepara para receber milhares de pessoas no próximo fim de semana, já que segunda-feira é feriado nos Estados Unidos. O vazamento tem origem em um oleoduto da empresa Plains All America Pipeline, que explicou que o petróleo chegou ao mar por uma tubulação que já foi bloqueada.

Califórnia declara emergência após vazamento de petróleo

noticias.terra.com.br

O governador da Califórnia, Edmund Brown, declarou emergência na área turística da costa do Pacífico próxima a Santa Barbara, afetada pela ruptura de um ol

21 de maio às 12:50 • Nenhum Comentário

2º Simpósio da Faculdade SENAI - “Compósitos Poliméricos e a Dimensão Ambiental”. Programação com especialistas, e participação gratuita.

Tema: Compósitos Poliméricos e a Dimensão Ambiental.

meioambiente.sp.senai.br

Dias 20 e 21 de maio - Inscrições gratuitas

21 de maio às 12:44 • Nenhum Comentário

Soluções urbanas: Quem passa pela fachada da Fundação Oncocentro de São Paulo, na rua Oscar Freire, em Pinheiros, tem a chance de ver a bela intervenção que tem por objetivo chamar a atenção para a conservação do meio ambiente. O jardim é uma forma de aumentar o espaço verde da cidade. Esse jardim traz algumas inovações como um sistema de captação de água da chuva e uma bomba movida a energia solar que reaproveita a água da rega anterior.

Conheça o jardim vertical que utiliza calças jeans em sua estrutura - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Conheça o jardim vertical que utiliza calças jeans em sua estrutura. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

21 de maio às 9:33 • Nenhum Comentário

Pesquisa: Cientistas chilenos estudam "superbactérias" extraídas da Antártica que, por sua resistência a condições extremas, seriam chave para derrubar a crescente resistência aos antibióticos, segundo pesquisa apresentada ontem (20/05) em Santiago.

Cientistas estudam superbactérias antárticas para novos antibióticos

g1.globo.com

Foram identificadas mais de 200 bactérias com aplicação na medicina. Uso excessivo de antibióticos fez surgir bactérias muito resistentes.

21 de maio às 9:31 • Nenhum Comentário

Matança das baleias: Pela enésima vez, os negociadores japoneses vão tentar convencer a CBI da credibilidade científica da caça. Apesar dos clamores da comunidade internacional, o Japão quer continuar com a captura dos cetáceos, "em nome da ciência", ao longo das costas do noroeste do Oceano Pacífico e da Antártida. Grande parte dessa carne, rica em proteínas, acaba encalhada nas prateleiras dos mercados, já que seu consumo diminuiu bastante recentemente. A carne de baleia entrou em voga em 1945, quando era necessária para alimentar adequadamente a população, então desnutrida.

Caça "científica" de baleias do Japão é alvo de controvérsias

noticias.terra.com.br

A caça "científica" de baleias recebeu recentemente um impulso inesperado de pesquisadores japoneses que argumentam que comer carne de baleia poderia evita

20 de maio às 20:30 • Nenhum Comentário

Reconstrução: Após ser atingida por um incêndio em 2012, a estação brasileira na Antártica deve ser reconstruída por uma empresa chinesa. A Ceiec Corporation venceu a licitação internacional com a proposta de US$ 99.662.426,45, considerada a de menor preço e mais vantajosa, de acordo com publicação realizada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

Empresa chinesa reconstruirá estação brasileira na Antártica

zh.clicrbs.com.br

Ceiec Corporation venceu a licitação com proposta de US$ 99,6 millhões

20 de maio às 20:17 • Nenhum Comentário

Poluição: Um líquido oleoso que tem sido descartado no Ribeirão Pinheiros preocupa uma moradora de Valinhos (SP). A substância, despejada de forma ilegal, forma uma espécie de "nata" de gordura na superfície da água. O Ribeirão Pinheiros começa em Vinhedo (SP) e deságua no Rio Atibaia, em Campinas (SP), onde é feita a captação de água para abastecimento da população.A Secretaria do Meio Ambiente de Valinhos informou que ainda não sabe se a substância é tóxica e se pode ser prejudicial, mas que está investigando.

Moradora reclama de líquido oleoso descartado em ribeirão de Valinhos

g1.globo.com

Substância forma uma espécie de 'nata' de gordura na superfície da água. Prefeitura informou que ainda não sabe se material despejado é tóxico.

20 de maio às 18:33 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: 97% dos cientistas que concordam que a tendência de aquecimento do planeta no último século tem relação com atividades humanas. E ao que indica uma nova pesquisa do Datafolha, a maior parte dos brasileiros também está consciente deste desafio global e decepcionada com o engajamento do governo nestas questões. Segundo o levantamento, encomendado pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace Brasil, 95% dos cidadãos acham que as mudanças climáticas já estão afetando o Brasil. No entanto, para 84% dos entrevistados, o governo não faz nada ou faz muito pouco para enfrentar o problema.

Mudanças climáticas: o que o brasileiro pensa em 11 números | EXAME.com

exame.abril.com.br

Brasileiro acha que mudança do clima já afeta o país e que governo faz pouco a respeito, indica pesquisa Datafolha

20 de maio às 18:28 • Nenhum Comentário