Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Crise Hídrica coloca em evidência a discussão pelo uso da água entre abastecimento humano e animal, geração de energia, agricultura e industria

Oito indústrias de SP têm o dobro da água de toda a cidade de Campinas

www1.folha.uol.com.br

Um grupo de apenas oito indústrias do interior paulista tem autorização para captar dos rios uma quantidade de água duas vezes maior que a da cidade de Campinas (a 93 km de SP), com 1,1 milhão de habitantes.

4 de maio às 16:08 • Nenhum Comentário

Benchmarking Brasil em 05 modalidades para reconhecer e certificar as melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. Empresas e pessoas que transformam realidades com suas boas práticas.

Benchmarking Brasil INSPIRA | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Benchmarking Brasil INSPIRA Empresas e Pessoas na busca contínua das melhores praticas O Programa reconhece e compartilha as boas práticas que transformaram realidades com suas contribuições concretas. Além das Empresas e Gestores que integram o Ranking Benchmarking desde 2003, o programa também i…

1 de maio às 13:14 • Nenhum Comentário

Agenda: No próximo dia 13 de Maio, na Câmara Argentino Brasileira, Marilena Lavorato do I+ falará sobre como as inovações e as práticas sustentáveis estão interferindo na competitividade das organizações.

Inovações e Práticas Sustentáveis em 13 de Maio | Instituto Mais

institutomais.com.br

Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do I+ falará na Câmara de Comércio Argentino Brasileiro, em São Paulo, sobre as inovações e práticas sustentáveis. Para maiores informações pelo telefone (11) 3842-6667 ou pelo email camarbra@camarbra.com.br

30 de abril às 20:07 • Nenhum Comentário

Inovação: Vem dos EUA, mais precisamente do conceituado MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma tecnologia que pode revolucionar as soluções para a crise hídrica em todo o mundo. Método retira o sal da água através de técnica que utiliza baterias recarregadas com a energia do sol. Parceria entre EUA e Índia já ganhou prêmio

Tecnologia transforma água do mar em potável utilizando energia solar - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Tecnologia transforma água do mar em potável utilizando energia solar. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

30 de abril às 9:15 • Nenhum Comentário

Turismo: Um atrativo natural que parece uma obra de arte. Assim é a Grande Fonte Prismática (Grand Prismatic Spring), nos Estados Unidos, fonte de água termal que encanta turistas e pesquisadores por ter as cores do arco-íris. Maior fonte de água quente do parque de Yellowstone e a terceira maior do mundo, a atração mede cerca de 112 metros de diâmetro e tem mais de 37 metros de profundidade

Fonte de água quente forma cores do arco-íris em parque natural dos EUA

g1.globo.com

Grande Fonte Prismática encanta turistas no parque de Yellowstone. Temperatura da água chega a 87°C; entenda a diferença de cores.

30 de abril às 9:13 • Nenhum Comentário

Parte da Floresta Nacional de Altamira, no sudoeste do Pará, entrou em regime de concessão.O contrato de concessão de quatro unidades de manejo na região foi assinado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A medida tem o objetivo de promover a sustentabilidade e a conservação ambiental da Amazônia. A concessão firmada valerá pelos próximos 40 anos e corresponderá a 362 mil hectares da Floresta.

Floresta vai produzir 200 mil metros cúbicos de madeira legal

brasil.gov.br

Contrato de concessão da Floresta Nacional de Altamira, assinado pela ministra, Izabella Teixeira, deve gerar R$ 80 milhões por ano

29 de abril às 20:24 • Nenhum Comentário

Vandalismo: O pinheiro preservado na nova rua Tocantins, região norte de Pato Branco, foi alvo de vandalismo. O tronco foi danificado por um corte lateral de cinco centímetros de profundidade, o que pode comprometer a árvore centenária.

RBJ - Araucária da Tocantins é alvo de vandalismo

rbj.com.br

RBJ.com.br Notícias - Leia notícia 'Araucária da Tocantins é alvo de vandalismo'

29 de abril às 20:18 • Nenhum Comentário

Hortas Comunitárias: Na contramão das grandes empresas de alimentação, ligadas muitas vezes a produtos pouco saudáveis e ao abuso de químicos nas plantações, as hortas comunitárias tem ganhado o mundo, inclusive, grandes centros urbanos. Isso porque, a agricultura comunitária é considerada uma ferramenta essencial na busca pela segurança alimentar e, também, pela autossuficiência financeira. Seguindo essas premissas, Hans Dieter Temp criou, em 2004, a Organização Cidade Sem Fome, em São Paulo.

ONG leva agricultura urbana à região carente de SP - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

ONG leva agricultura urbana à região carente de SP. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

29 de abril às 20:14 • Nenhum Comentário

Inundações: Uma comunidade do Peru, encravada na floresta amazônica, recebeu o apelido inusitado de “Veneza da selva” devido à situação peculiar vivida pelo seu povo: por seis meses, as ruas são invadidas pelas águas do Rio Itaya, o que altera completamente o cotidiano na região. O apelido faz menção à cidade italiana construída sobre ilhas e zonas aterradas, mas que agora sofre com constantes inundações que ameaçam seu centro histórico, com prédios e monumentos considerados como patrimônio da humanidade.

Vilarejo no Peru chamado de 'Veneza da selva' sofre com falta de estrutura

g1.globo.com

Rio inunda comunidade por seis meses e população tem que se adaptar. Local atrai turistas, mas população sofre com doenças e falta de saneamento.

29 de abril às 20:12 • Nenhum Comentário

Em Tragöß, na Áustria, um passeio no parque pode exigir que o visitante se equipe com roupas de neoprene e cilindros de mergulho – pelo menos por uma parte do ano. É que na primavera, a neve que derrete no topo das montanhas Hochschwab, ali ao lado, e faz um dos lagos locais, o Grüner See (Lago Verde) praticamente dobrar de tamanho, expandindo-se de 150 metros para 250 metros de largura.

O visual surreal do Lago Verde, na Áustria - BBC Brasil

bbc.co.uk

Derretimento da neve dos Alpes inunda parque e permite um dos mergulhos mais inusitados da natureza.

29 de abril às 19:37 • Nenhum Comentário

Boas Práticas: Desde 2003, o Programa Benchmarking concentra esforços para identificar e compartilhar as melhores práticas de sustentabilidade. É um grande desafio que enfrenta para conseguir selecionar em torno de 20 a 30 práticas com excelência socioambiental em cada edição anual. O tema “sustentabilidade” ganhou força na ultima década, mas a “gestão” em sí ainda tem um longo caminho pela frente. Pode parecer estranho, mas nem sempre as boas práticas ocupam lugar de destaque nas organizações. "Pensar fora da caixa costuma incomodar e tudo que não é convencional sofre resistência. Não é um trabalho fácil o que fazemos. Somos caçadores de boas práticas", diz a idealizadora do programa, a ambientalista Marilena Lavorato.

Caçadores de Boas Práticas | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Caçadores de Boas Práticas Benchmarking Brasil há 13 anos selecionando e apresentando a sociedade as melhores práticas de sustentabilidade Desde 2003, o Programa Benchmarking concentra esforços para identificar e compartilhar boas práticas de sustentabilidade. É um grande desafio que o Programa en…

28 de abril às 15:05 • Nenhum Comentário

Poluição de Rios: O agrotóxico que cai do avião agrícola pulveriza as lavouras de arroz e protege as plantações e o futuro dos grãos, mas também provoca um dano ambiental gravíssimo em uma Área de Preservação Permanente. A cena se repete com frequência na Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, entre Glorinha e Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre

Pulverização aérea de lavouras contribui para poluição de rios do RS

g1.globo.com

Agrotóxico provoca dano ambiental em Área de Preservação Permanente. RS aparece 3 vezes na lista que mostra os dez rios mais poluídos do Brasil.

28 de abril às 15:00 • Nenhum Comentário

Boa Prática: Um projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Anderson Anderson, localizado em São Francisco, EUA, desenvolveu salas de aula móveis que produzem quatro vezes mais energia do que consome. As salas são pré-fabricadas e utilizam janelas com orientação norte para otimizar a ventilação e a iluminação natural. Esse projeto permitiria um aprendizado mais eficiente de um quarto dos estudantes locais que aprendem em condições precárias e em espaços mal equipados. Outra vantagem do protótipo é a capacidade de produzir eletricidade e armazenar água.

Salas de aula móveis em São Francisco produzem mais energia do que consomem - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Salas de aula móveis em São Francisco produzem mais energia do que consomem. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

28 de abril às 14:54 • Nenhum Comentário

Política Pública: Em bairro de Londres, curiosamente chamado Barking ("Latindo") e Dagenham, divulgou nesta terça-feira (28) um plano para identificar os donos de cachorro que não recolhem as fezes de seus pets com exames de DNA dos excrementos. O governo local pedirá aos proprietários de cães que compareçam ao veterinário para registrar o animal em uma base de dados genéticos, alertando que quem não fizer isso não poderá mais passear com seus pets em nenhum dos 27 parques do bairro.

Londres vai usar DNA de cães para identificar quem largar fezes na rua

g1.globo.com

Bairro pedirá a donos de cães que cadastrem animais em base de dados. Quem não fizer isso não poderá passear nos parques da região.

28 de abril às 14:52 • Nenhum Comentário

Benchmarking Brasil - Lista de cases Benchmarking certificados no período 2003 a 2014 pelo Programa. São 311 cases catalogados e organizados em 10 diferentes categorias gerenciais.

Lista de Cases | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Lista de Cases O Maior Banco de Boas Práticas Socioambientais certificadas e com livre acesso na internet do Brasil Para ver e baixar a lista dos cases Benchmarking certificados em ordem alfabética, clique na capa do Black Book abaixo Para ver e baixar os resumos dos cases Benchmarking certificados…

27 de abril às 20:59 • Nenhum Comentário

Emissões: O governo prepara sua proposta de redução de emissões a ser submetida para o acordo de Paris, que regulará o combate à mudança climática até 2030 e além. Há poucas pistas sobre o conteúdo da proposta, mas a ministra do Meio Ambiente adiantou que a contribuição nacional poderá conter a meta de zerar o desmatamento líquido. O resumo da história é que, se o Brasil propuser uma meta de desmatamento líquido zero no acordo de Paris, apenas adiará até 2030 um compromisso que deveria ter sido cumprido neste ano. Mas há outros potenciais problemas com a proposta.

Proposta de desmatamento líquido zero traz ambição zero

epoca.globo.com

Governo federal sugere prometer para 2030 meta que deveria ter sido alcançada neste ano

27 de abril às 20:51 • Nenhum Comentário

Estratégias de crescimento e sustentabilidade: Há uma relação entre a competitividade da empresa, a saúde das sociedades ao seu redor e os recursos da natureza

Como equilibrar crescimento e sustentabilidade nos negócios

anoticia.clicrbs.com.br

Confira as visões de Simone Faustini e Nelson Jorge Leite

27 de abril às 20:46 • Nenhum Comentário

Inovação: Com objetivo de combater acidentes e diminuir o impacto ambiental de vazamentos de petróleo no mar, os pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, estão utilizando uma malha de aço inoxidável revestida com partículas minúsculas (nano) para repelir o óleo da água. Objetivo é separar com mais facilidade estes dois elementos para combater vazamentos de petróleo no mar e evitar a contaminação das águas e morte de diversos seres marinhos.

Cientistas desenvolvem material que retém óleo e repele a água - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Cientistas desenvolvem material que retém óleo e repele a água. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

27 de abril às 20:41 • Nenhum Comentário

Água: Enquanto a região sudeste do Brasil ainda lida com a crise hídrica, o professor Tony Wong, chefe executivo do Centro de Pesquisas Cooperativas para Cidades Sensíveis à Água, uma iniciativa do governo australiano, garante que o período pode ser usado para o desenvolvimento do país e para o bem futuro. “A crise é uma ótima oportunidade para mudar a cultura, comportamentos e atitudes. Ela sempre pode ser usada para criar oportunidades”, explicou o especialista.

Especialista australiano diz que crise hídrica pode ser boa para SP

ciclovivo.com.br

O professor comparou a crise paulista com a vivida na Austrália e citou experiências de sucesso.

27 de abril às 20:37 • Nenhum Comentário

Oceanos: Os oceanos do mundo têm valor econômico de US$ 24 trilhões, correspondentes à sua biodiversidade e aos serviços ambientais prestados aos países, segundo um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Mas a ONG, que tem sede em Gland (Suíça), destacou que a exploração excessiva dos oceanos, a má gestão e as mudanças climáticas constituem uma ameaça cada vez maior para esta riqueza econômica.

Relatório calcula valor econômico dos oceanos em US$ 24 trilhões

g1.globo.com

WWF estima mares têm rendimento anual de US$ 2,5 trilhões. Se fosse um país, oceanos estariam entre os 10 maiores PIBs do planeta.

27 de abril às 20:35 • Nenhum Comentário

Vulcões ativos: Apesar de listarem cinco países, os especialistas afirmam que devido à falta de investigações sobre a história de muitos vulcões, é muito difícil saber quantos estão ativos. Isso também faz com que listas elaboradas por diversas organizações sejam por vezes incompletas – o que ocasiona também divergências em cifras. Os especialistas também dizem que apesar de não figurarem na lista, Filipinas e México também tem grande quantidade de vulcões ativos.

Os cinco países com mais vulcões ativos - BBC Brasil

bbc.co.uk

Especialistas apontam Chile, Indonésia, Estados Unidos, Japão e Rússia como as nações com maior número de vulcões em atividade.

27 de abril às 20:33 • Nenhum Comentário

Plantar arvores: As árvores prestam serviços ambientais de imenso valor ao planeta e ao homem. Equilibram o clima, melhoram a qualidade do ar, protegem contra os ruídos sonoros, protegem as nascentes, os rios, as encostas, interferem no clima de forma positiva, abrigam os pássaros, nos protegem do sol com sua sombra e ainda produzem flores e frutos. Drops de Marilena Lavorato do I+ para o Portal Vya Estelar

Vya Estelar - Ser Sustentável - Você tem muitas razões para plantar árvores

www2.uol.com.br

Existem estudos que apontam que a proximidade com áreas verdes melhoram a saúde física e mental das pessoas. Isso sem contar a beleza das paisagens verdes que nos traz bons pensamentos e paz. Somente por isso já mereciam nosso respeito e gratidão. Cidades com áreas verdes são mais sustentáveis. Cond…

26 de abril às 13:31 • Nenhum Comentário

Emissões: As autoridades chinesas, pressionadas por uma poluição que incomoda a população cada vez mais, consideram que este ano é crucial em sua aposta na energia nuclear. "2015 é um ano importante em que a China reiniciará seu programa nuclear depois da crise do Japão", disse o presidente da Associação da Energia Nuclear da China, Zhang Huazhu, durante uma feira do setor realizada nesta semana em Pequim.

China aposta em energia nuclear para reduzir poluentes | EXAME.com

exame.abril.com.br

O governo chinês diz que a energia nuclear pode ser parte da solução para a poluição em grandes cidades causada pela energia à carvão

26 de abril às 13:26 • Nenhum Comentário