Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

O rio do condado de Cangnan, em Wenzhou, na China teve sua água tingida de vermelho, e as autoridades não sabem quem lançou a tinta que modificou a cor do do curso d'água.

Na China, despejo de tinta faz rio amanhecer com a água vermelha

g1.globo.com

Alteração foi registrada no condado de Cangnan, em Wenzhou. Apesar da mudança, não foram encontradas substâncias nocivas na água.

Hoje às 10:57 • Nenhum Comentário

Batizado em homenagem ao Menino Jesus (em espanhol, "El Niño"), o fenômeno ocorre quando a temperatura do Oceano Pacífico aumenta e provoca alterações na atmosfera. Mas isto não deve ajudar a encher os reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. Na ciência climática, o nível de certeza sobre o impacto do El Niño em certas regiões do mundo, entre elas o Sudeste brasileiro, não é tão preciso quanto em outras áreas, como Sul, Norte e Nordeste do país.

El Niño não deve trazer chuva ao Sudeste, dizem meteorologistas

g1.globo.com

Fenômeno que afeta clima global pode ocorrer este ano. Falta de chuva deve continuar em SP, prejudicando o Sistema Cantareira.

Hoje às 10:54 • Nenhum Comentário

Metrópoles Brasileiras, evento da Carta Capital e Envolverde realizado em São Paulo para discutir os principais problemas vividos pelas megacidades e buscar as soluções disponíveis. Gestores públicos, especialistas, urbanistas e academia fizeram parte da programação. Abaixo, momento em que Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro fala sobre o tema. O Instituto Mais foi um dos apoiadores da iniciativa.

27 de julho às 13:57 • Nenhum Comentário

Bicho preguiça precisou de 4 homens do corpo de bombeiros para fosse resgatado sem ser machucado do local em que se encontrava (debaixo de um carro). Acredita-se que o animal tenha saído de uma pequena mata próxima ao local em que foi encontrado.

Bicho-preguiça é achado agarrado a motor embaixo de carro, em Manaus

g1.globo.com

Animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Espécie será encaminhada a centro de proteção a animais silvestres.

27 de julho às 13:06 • Nenhum Comentário

Projeto científico que acompanha em tempo real tubarões de várias partes do planeta vai também monitorar a partir dos próximos dias exemplares que circulam pelo litoral brasileiro. No nordeste, o foco também será a prevenção de ataques a humanos, principalmente em Pernambuco, estado registrou 59 ataques de tubarão, com 24 mortes, desde 1992.

Mapa que monitora tubarões em tempo real terá exemplares 'brasileiros'

g1.globo.com

Expedição do projeto Ocearch está no Brasil para auxiliar pesquisa. Tubarões receberão marcadores e serão acompanhados por satélites.

26 de julho às 10:36 • Nenhum Comentário

Para estimular a participação de projetos de energia solar no leilão de outubro e a produção local de equipamentos, o BNDES terá linha de financiamento com condições "favoráveis". A linha utilizará recursos do Fundo Clima que tem finalidade fomentar projetos que tenham como objetivo a mitigação de mudanças climáticas.

BNDES terá linha com condições favoráveis para energia solar

exame.abril.com.br

A afirmação foi feita pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim

26 de julho às 10:31 • Nenhum Comentário

Impossível a sobrevivência da espécie humana em um mundo sem animais. A polinização é vital para o equilíbrio da natureza, e os insetos polinizam 75% da produção agrícola. Morcegos e aves controlam pragas agrícolas, um serviço estimado em US$45 bilhões de dólares por ano só nos Estados Unidos. Defender espécies que correm risco de extinção, é defender a sobrevivência da espécie humana no planeta.

Já ouviu falar em defaunação? É ameaça crescente no mundo

exame.abril.com.br

Estudo publicado na revista Science alerta para as consequências de um planeta sem animais

26 de julho às 1:02 • Nenhum Comentário

A seca na Região Sudeste reduziu a vazão de rios importantes, deixando vários trechos com acúmulo de lixo nas margens. Especialistas dizem que este é um bom momento para o poder público limpar as áreas afetadas, antes da temporada de chuvas

Seca em rios é oportunidade de limpeza do lixo exposto

g1.globo.com

Redução de cursos d'água, como o Tietê, deixou margens repletas de lixo. Especialistas dizem que responsabilidade da limpeza é de prefeituras.

25 de julho às 10:16 • Nenhum Comentário

Um jovem fotógrafo capturou imagens de uma tempestade de raios espetacular na ilha italiana da Sardenha. Vale Conferir!

Tempestade de raios ilumina o céu da Sardenha - BBC Brasil - Vídeos e Fotos

www.bbc.co.uk

Fenômeno captado de varanda criou paisagem diferente do céu limpo pelo qual este popular destino turístico é conhecido.

25 de julho às 10:12 • Nenhum Comentário

Pequim fechou a primeira de quatro usinas térmicas a carvão que terão suas atividades suspensas, como parte dos esforços para conter a sufocante contaminação do ar que afeta a capital chinesa, informou a imprensa oficial.

Pequim fecha termelétrica para conter poluição por carvão no país

g1.globo.com

Plano é substituir quatro usinas de carvão por unidades de gás natural. Capital é afetada com frequência por neblina formada por contaminantes

24 de julho às 18:07 • Nenhum Comentário

Especializado em vida selvagem, o fotógrafo Andy Rouse conseguiu registrar imagens de tigres-de-bengala com seus filhotes em Ranthambhore, na Índia.l

Fotógrafo consegue imagens raras de tigres-de-bengala com filhotes

g1.globo.com

Fotógrafo caminhou dois dias a 44ºC para obter imagens de tigres-de-bengala ameaçados pelo desmatamento e a perda de hábitat.

24 de julho às 18:05 • Nenhum Comentário

O enfraquecimento das economias, Brasil e México fizeram o FMI cortar suas projeções de crescimento para a América Latina e o Caribe em 2014.

Projeções de crescimento de Brasil e América Latina caem

exame.abril.com.br

Fundo Monetário Internacional cortou suas projeções de crescimento para a América Latina e o Caribe em 2014

24 de julho às 18:04 • Nenhum Comentário

No ranking elaborado pela ONU com base no IDH de 187 países, o Brasil teve uma ligeira melhora e subiu uma posição para o 79º lugar.

Para ONU, Brasil é exemplo de como evitar retrocesso em ganhos sociais - BBC Brasil - Notícias

www.bbc.co.uk

Relatório anual sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aponta ligeira melhora do Brasil, que subiu uma posição no ranking, mas adverte sobre desaceleração de progresso mundial.

24 de julho às 18:00 • Nenhum Comentário

O Brasil foi autorizado por um braço da ONU a explorar recursos mineirais em águas internacionais do oceano Atlântico, levantando tanto potenciais ganhos econômicos quanto preocupações ambientais. Essa mineração submarina é considerada uma nova fronteira na busca por metais preciosos, como manganês, cobre e ouro, que se tornaram essenciais na economia mundial moderna.

Brasil obtém permissão da ONU para explorar minério em fundo do oceano

g1.globo.com

Segundo estudos do governo federal, área de 3 mil quilomêtros quadrados contém minerais raros usados em indústria de alta tecnologia.

24 de julho às 17:58 • Nenhum Comentário

O olfato mais poderoso do reino animal pertence ao elefante. A investigação científica foi publicada no jornal "Genome Research", afirmando que o genoma dos elefantes africanos contém o maior número de genes relativos aos receptores olfativos, cerca de 2 mil, responsáveis por detectar odores no meio ambiente.

Elefantes têm o olfato mais poderoso do reino animal, sugerem cientistas

g1.globo.com

Mamífero tem sentido cinco vezes mais desenvolvido que o dos humanos. Investigação foi realizada por pesquisadores japoneses.

23 de julho às 20:13 • Nenhum Comentário

Desalentador. Recentemente, a OCDE delineou o cenário da economia global em 2060 prevendo perspectivas de crescimento “medíocres" se comparadas com o passado. E citou o aquecimento global como possível responsável pela diminuição do PIB GLOBAL entre 0,7% e 2,5% graças ao efeito dos impactos das mudanças climáticas.

Em 2060, economia terá menos crescimento e mais desigualdade

exame.abril.com.br

Crescimento em baixa, desigualdade em alta, pressões fiscais e perdas climáticas: eis a economia global que a OCDE desenha para 2060 em seu novo relatório

23 de julho às 20:09 • Nenhum Comentário

Os bishnois, que formam uma tribo no oeste da Índia, são apontados como os "ecologistas mais antigos do mundo".Eles vivem em uma região árida perto do deserto de Thar e seguem uma filosofia de proteção às árvores, compaixão por todas as criaturas vivas e harmonia com o meio ambiente.

Em imagens: Bishnois, os 'ecologistas mais antigos do mundo' - BBC Brasil - Vídeos e Fotos

www.bbc.co.uk

Tribo da Índia defende o meio ambiente há centenas de anos.

23 de julho às 20:03 • Nenhum Comentário

O gado bovino demanda 28 vezes mais terra e 11 vezes mais irrigação que os suínos e as aves, e uma dieta com sua carne é dez vezes mais custosa para o meio ambiente, segundo um estudo publicado esta semana por uma revista científica.

Carne bovina é dez vezes mais custosa ao meio ambiente, diz estudo

g1.globo.com

Criação de gado bovino demanda mais recursos naturais que demais culturas. Estudo foi publicado nesta semana na revista científica 'PNAS'.

22 de julho às 14:53 • Nenhum Comentário

O que é bom hoje tem que ser bom amanhã. O que é bom para um, tem que ser bom para outros. Esta é uma das premissas da cultura de sustentabilidade. Drops de Marilena Lavorato para o portal Vya Estelar.

Vya Estelar - Ser Sustentvel - Sustentabilidade: o que bom para mim tem de ser bom para o outro

www2.uol.com.br

Algo que na sua essência seja bom para um e para um bilhão de pessoas. Valores, diretrizes e práticas que podem ser adotados em qualquer lugar do planeta (a essência adaptada à cultura local) e, portanto, considerados como valores, diretrizes e práticas universais. Partindo do pressuposto de que a s…

22 de julho às 10:09 • Nenhum Comentário

Linha do Tempo do Programa Benchmarking Brasil confirma crescimento e solidez da iniciativa

Benchmarking Brasil - Linha do Tempo - graficos - 2003 2014 - Benchmarking - Notícias

benchmarkingbrasil.com.br

Linha do Tempo - graficos - 2003 2014

22 de julho às 10:06 • Nenhum Comentário

Descobre-se que os pássaros têm sotaques regionais. "As cotovias podem reconhecer se uma outra ave é local ou se ela veio de longe só pelo som."

Software pode decodificar canto dos pássaros - BBC Brasil - Notícias

www.bbc.co.uk

Pesquisa utilizou o maior conjunto de dados já existente: gravações brasileiras de mais de 500 pássaros.

22 de julho às 10:03 • Nenhum Comentário

Crescemos ouvindo que o Brasil era um país rico em recursos naturais e com muita água. Esta visão superficial e simplista criou uma cultura despreocupada da população em relação a estas questões. Artigo de Marilena Lavorato para o Portal Pensamento Verde.

O que aprender com a crise hídrica de 2014? - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

O que aprender com a crise hídrica de 2014?. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

21 de julho às 20:39 • Nenhum Comentário

Povos antigos já acreditavam que a Terra é um organismo vivo, onde tudo é diretamente interligado. O termo ecocídio foi usado pela primeira vez para definir o dano ambiental causado por uma ou mais espécies que causam mudanças no ecossistema.

Você sabe o significado de ecocídio? - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

Você sabe o significado de ecocídio?. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

21 de julho às 20:34 • Nenhum Comentário

Abelhas estão diminuindo ao redor do mundo e isto é uma ameaça para a polinização de flores e frutas. Os cientistas ainda não descobriram motivo, mas o uso excessivo de pesticidas pode ser uma das causas. Hoje, 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo são polinizadas por alguma espécie de abelha, e segundo a ONU, os serviços de polinização prestados por esses insetos no mundo – seja no ecossistema ou nos sistemas agrícolas -- são avaliados em US$ 54 bilhões por ano.

Reino Unido apela ao público para tentar salvar abelhas da extinção

g1.globo.com

Mortalidade ao redor do planeta ameaça a polinização de flores e frutas. Entre as possíveis causas estão o uso excessivo de pesticidas.

21 de julho às 18:22 • 1 Comentário

O desmatamento na floresta amazônica aumentou. A maior parte da devastação ocorreu no Pará (464 km²), seguido de Amazonas (136 km²), Rondônia (126 km²), Mato Grosso (115 km²) e Acre (2 km²).

ONG aponta alta no desmatamento da Amazônia Legal em junho de 2014

g1.globo.com

Levantamento foi divulgado pela organização Imazon, com sede no Pará. Devastação foi de 843 km², valor 358% maior ao de junho de 2013.

21 de julho às 18:16 • Nenhum Comentário