Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Banco de Práticas Benchmarking: São práticas de sustentabilidade certificadas por especialistas de vários países - cases reconhecidos “Benchmarking” pela excelência das suas práticas. O modus operandi destes cases são compartilhados para acelerar o desenvolvimento técnico gerencial e incentivar a adoção das boas práticas nas organizações brasileiras. O BD conta com mais de 350 Cases Benchmarking catalogados em 10 diferentes temáticas gerenciais. É considerado o maior Banco Digital de Práticas Socioambientais certificadas e com livre acesso na internet do país. É fruto da inteligência coletiva em sustentabilidade produzido por mais de 187 organizações e uma centena de especialistas de diferentes países.

Banco de Práticas Benchmarking Brasil | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Banco de Práticas Benchmarking Brasil Um Banco de Práticas, Ideias e SoluçõesSenior Com uma metodologia própria e transparente, o Programa Benchmarking identifica modelos gerenciais de excelência que gestores e instituições desenvolveram e que uma vez aplicados comprovaram eficiência nos pilares soc...

Hoje às 12:45 • Nenhum Comentário

Tabaco: Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba um Projeto de Lei que pode tornar proibido o fumo em carros em que estejam sendo transportadas crianças. A medida, que tem como intuito preservar a saúde infantil, já obteve aprovações. Conforme determinado no PL, o motorista que for flagrado desrespeitando a normativa deve receber multa de R$ 250. A proibição se aplica a casos em que as crianças presentes no carro tenham menos de 12 anos. Um projeto semelhante está em tramitação no Senado, o PLS 694/2015, que também proíbe fumar dentro de um carro com crianças ou adolescentes, mas inclui ainda a presença de mulheres grávidas. Além de ser aplicada em âmbito nacional, a proposta do Senado também é mais rígida e prevê pena de multa e até quatro anos de prisão a quem desrespeitar a legislação.

Curitiba pode multar quem fuma em carro com criança

ciclovivo.com.br

O motorista que for flagrado desrespeitando a normativa deve receber multa de R$ 250.

Hoje às 12:40 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: O mundo perde 12 milhões de hectares de terra fértil por ano, equivalente a 33 mil hectares diários, de 30 a 35 vezes mais do que a proporção histórica. Estudos científicos calculam que a superfície terrestre em condições de seca passou de 10% para 15% no começo dos anos 1970, para mais de 30% no início de 2000, e que esses números continuarão aumentando. A África é o continente mais afetado. Lá, até 2020, entre 75 milhões e 250 milhões de pessoas poderão ficar expostas a estresse hídrico devido à mudança climática.

Desertificação, o impacto mais silencioso das mudanças climáticas | G1 - Natureza - Nova Ética Social

g1.globo.com

[if gte mso 9]>Normal021

Hoje às 12:37 • Nenhum Comentário

Noruega: Uma tempestade de raios matou 323 renas de uma só vez na Noruega. O incidente aconteceu no planalto montanhoso de Hardangervidda. Segundo a Agência Ambiental Norueguesa, renas costumam agrupar-se durante o mau tempo. Acredita-se que essa seja a razão pela qual todas morreram juntas. Autoridades ainda não sabem o que fazer com as carcaças.

Raios matam mais de 300 renas de uma só vez na Noruega - BBC Brasil

bbc.com

Segundo Agência Ambiental Norueguesa, animais costumam agrupar-se durante mau tempo.

Hoje às 12:35 • Nenhum Comentário

China: A China inaugurou a mais longa ponte com base de vidro do mundo, ligando dois penhascos. A estrutura fica suspensa a 300 metros sobre um cânion na província de Hunan. Visitantes podem olhar para o abismo pelos painéis de vidro reforçado. A ponte é aberta apenas para pedestres – apenas 8 mil pessoas no máximo podem entrar a cada dia.

China inaugura ponte de vidro sobre abismo de 300 m - BBC Brasil

bbc.com

'Aprenda Inglês' destaca palavras e frases do noticiário da semana.

Hoje às 12:32 • Nenhum Comentário

Virada Sustentável: Veja fotos das palestras e rodas de conversa que foram realizadas ontém pelo Instituto MAIS em parceria com o TRF3, e com a participação de importantes representantes do mundo juridico: Presidente do TRF3 - Dra Cecília Marcondes, Secretário do Meio Ambiente de São Paulo - Dr. Ricardo Salles, Presidente da Comissão Desenv. Sustentável da OAB - Dr. Carlos Alberto Sanseverino, Presidente Comissão Gestão Ambiental do TRF3 - Dr. Newton de Lucca. Também palestra sobre licitações sustentáveis e demonstração de APPs de Descarte Consciente de jovens talentos de TI Verde com seus respectivos orientadores. Hoje a programação terá oficina de compostagem e atividades artísticas a partir das 14h. Participem!

Fotos da publicação de Instituto Mais

26 de agosto às 14:44 • Nenhum Comentário

Inovação: O trabalho teve início na década de 90, com o intuito de promover a ecologização de 36 pontos diferentes no deserto. A floresta Serapium é um dos frutos deste trabalho. O processo de florestamento está localizado em uma bacia de drenagem para efluentes de esgoto a duas horas de Cairo. O local recebe o esgoto de mais de 500 mil habitantes, tornando-o ideal para abastecer todo o plantio que cresce em suas margens. O solo é coberto por folhas e possui tubos de irrigação que levam água e nutrientes às árvores. O abastecimento é feito duas vezes ao dia e cada árvore recebe, em média cinco litros de água.

Egípcios plantam floresta no deserto usando efluentes de esgoto

ciclovivo.com.br

Os pesquisadores criaram um modelo de floresta que mescla espécies nativas e exóticas de grande valor.

26 de agosto às 14:28 • Nenhum Comentário

Cidades: Lançado no dia 20 de agosto na Galeria do Rock, em São Paulo, a horta sustentável que fica no 5º andar, possui 300 metros quadrados e conta com diversos temperos, como salsinha, coentro, cebolinha e pimenta, que irão abastecer os restaurantes da região. Além de servir como abastecimento dos restaurantes, o Jardim do Rock será uma espécie de oficina orgânica onde serão ministradas aulas sobre compostagem, técnicas de plantio de temperos e legumes, noções de fisiologia das plantas e outras atividades. Após isso, o aluno poderá plantar uma semente e, mais tarde, levar à muda para casa.

Galeria do Rock em SP inaugura horta na cobertura do prédio - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Galeria do Rock em SP inaugura horta na cobertura do prédio. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

26 de agosto às 14:25 • Nenhum Comentário

Descoberta: Cientistas que estudam terremotos no Japão afirmam que detectaram pela primeira vez um raro e profundo tremor de terra, e rastrearam sua localização até uma tempestade oceânica distante e poderosa. As descobertas, publicadas na revista científica americana "Science", podem ajudar os especialistas a saberem mais sobre a estrutura interna da Terra e melhorar a detecção de terremotos e tempestades oceânicas. A tempestade detectada no Atlântico Norte é conhecida como "bomba climática", uma tempestade pequena mas potente que ganha força à medida que a pressão aumenta.

Cientistas japoneses detectam tremor raro no fundo da Terra

g1.globo.com

Descoberta foi publicada na revista 'Science' desta semana. Cientistas usaram equipamentos em terra e no fundo do mar.

26 de agosto às 14:23 • Nenhum Comentário

Triste: Os conflitos entre palestinos e israelenses deixaram entre suas vítimas muitos animais do zoológico Khan Younis, localizado na Faixa de Gaza. O local ganhou o apelido de “pior zoo do mundo” por exibir bichos empalhados. Aberto em 2007, o zoo foi duramente afetado pelo conflito israelo-palestino do ano seguinte. Em meio aos bombardeios, o proprietário, Mohammed Awaida, não conseguia chegar ao local e muitos animais morreram de fome. O tigre Laziz é um dos sobreviventes. Ele chegou ao zoológico quando era filhote, contrabandeado por um túnel secreto.

Animais empalhados e apenas um tigre: conheça o ‘pior zoo do mundo’ na Faixa de Gaza - BBC Brasil

bbc.com

Vitimados pelos conflitos entre israelenses e palestinos, muitos animais morreram de fome e o restante está agora sendo levado para outras partes do mundo.

26 de agosto às 14:20 • Nenhum Comentário

Mais APPs: É hoje na virada sustentável onde serão apresentados os APPs de "Descarte Consciente" desenvolvidos por alunos de TI e que selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil 2016. Serão 03 APPs: Banco Imobiliário de Resíduos, Green Maps e Reciclapp. Alunos e seus orientadores participam da roda de conversa - TI Verde e sua contribuição para uma vida mais sustentável. As 16h30, Av. Paulista-1842, 25o andar, Hall Nobre do TRF3. Aberto ao público. Esperamos todos. Participem

Instituto MAIS na Virada Sustentável de São Paulo, em agosto | Instituto Mais

institutomais.com.br

Um espaço e um momento para falar, ouvir e sentir a sustentabilidade em suas múltiplas formas. Assim será a contribuição do Instituto Mais na Virada 2016. Em conjunto com o TRF3 – Tribunal Regional Federal da 3a Região foi desenvolvido uma programação variada que inclui: rodas de conversa, palestras...

25 de agosto às 11:09 • Nenhum Comentário

APP: Imagine se, com apenas um clique, fosse feita a conexão entre quem tem sobrando e quem precisa. Essa é a função do aplicativo Rede Solidária de Alimentos. Criada pelo analista de sistemas Anderson Porto, a ferramenta foi pensada para incentivar a colaborações e facilitar a troca de sementes, mudas e até mesmo dos alimentos excedentes da produção. Apesar de estar em desenvolvimento agora, o aplicativo é o resultado de uma experiência de, aproximadamente, 14 anos

Aplicativo promove troca de sementes, mudas e alimentos orgânicos

ciclovivo.com.br

Imagine se, com apenas um clique, fosse feita a conexão entre quem tem sobrando e quem precisa.

25 de agosto às 11:02 • Nenhum Comentário

Clima: O aumento de julho de 2016 foi de 0,87 graus Celsius acima da média do século XX, quebrando todos os recordes anteriores observados em julho de 2011 e 2015, que foi de 0,11 graus mais quentes. Segundo os cientistas essa tendência de calor está sendo estimulada pela queima de combustíveis fósseis, e é acentuada ainda mais pelo El Niño, fenômeno climático que aquece os oceanos de maneira anormal.

Agência americana confirma que julho foi o mês mais quente em 137 anos - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Agência americana confirma que julho foi o mês mais quente em 137 anos. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

25 de agosto às 10:59 • Nenhum Comentário

Exoplaneta: O mundo habitável mais próximo de nós pode estar na nossa vizinhança espacial, segundo um estudo recém-publicado na revista Nature. Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, dizem que a estrela mais próxima de nosso Sistema Solar, a Proxima Centauri, é orbitada por um planeta do tamanho da Terra, o Proxima b.

Cinco motivos que tornam fascinante a descoberta do planeta Proxima b - BBC Brasil

bbc.com

Astrônomos de todo o mundo comemoraram a identificação de um mundo capaz de abrigar vida, localizado bem próximo de nós.

25 de agosto às 10:57 • Nenhum Comentário

Conteúdos: Uma publicação que reúne a massa critica da sustentabilidade com seus melhores nomes (nacionais e internacionais) já está disponível na versão eletrônica. A 12a Edição da Revista Benchmarking tem artigos técnicos assinados por especialistas, entrevistas e depoimentos com grandes nomes da sustentabilidade nacional e de outros países, agenda e cobertura completa do XIV BENCH DAY - que é o dia em que reunimos especialistas, ativistas, pesquisadores e cidadãos engajados pela construção de uma nova consciência e cultura - a Cultura de Sustentabilidade. Bench Day é um dia pelo avanço da sustentabilidade no país. Confiram!

Saíu a 12a Edição da Revista Benchmarking – Conteúdos de Sustentabilidade | Instituto Mais

institutomais.com.br

Saiu a 12a edição da Revista Benchmarking com conteúdos avançados da gestão socioambiental. Nesta edição, temas atuais e relevantes da sustentabilidade abordados pelos melhores especialistas e ativistas do Brasil e de outros países.  Entrevistas, depoimentos, artigos, agenda, e a cobertura completa…

24 de agosto às 12:37 • Nenhum Comentário

Aquecimento Global: Pela primeira vez, cientistas registraram em vídeo o preocupante fenômeno de branqueamento de recifes de corais, que ameaça a existência desses ecossistemas tão ricos em todo o mundo. O branqueamento (do inglês ‘bleaching’) ocorre quando as condições ambientais se tornam anormais — pela elevação da temperatura da água do mar, por exemplo —, e levam os corais a "expelir" as pequenas algas fotossintéticas, chamadas "zooxantelas", que vivem sobre sua superfície e lhe dão a cor característica.

Vídeo mostra efeito brutal do aquecimento sobre os corais | EXAME.com

exame.abril.com.br

Pela 1ª vez, cientistas mostram em vídeo o branqueamento de corais, fenômeno desencadeado pelo aumento da temperatura das águas que ameaça recifes pelo mundo

24 de agosto às 12:37 • Nenhum Comentário

Inovação: Pesquisadores da Universidade de West England, no Reino Unido, desenvolveram um banheiro que utiliza o xixi para gerar energia. Apesar de ser uma técnica já aplicada em circunstâncias semelhantes, o modelo criado por eles foi pensado, principalmente, para ajudar comunidades isoladas no continente africano. O mictório utiliza uma célula de combustível microbiana para transformar a urina em eletricidade. Um protótipo do mictório já está em fase de testes na universidade e tem se mostrado bem sucedido.

Xixi é usado como combustível para iluminar banheiros públicos

ciclovivo.com.br

O mictório utiliza uma célula de combustível microbiana para transformar a urina em eletricidade.

24 de agosto às 12:35 • Nenhum Comentário

Saúde: Sangue produzido artificialmente in vitro - essa é a fórmula simples proposta por uma empresa japonesa, cujo projeto revolucionário procura aliviar a escassez dos bancos de doadores, diminuir os custos para sua conservação e evitar as transfusões contaminadas. A ideia é oferecer no futuro produtos específicos para aqueles que necessitam de transfusões contínuas - como os pacientes de rádio ou quimioterapia - e têm grupos "raros" de antígenos leucocitários humanos (HLA) que os impedem de encontrar facilmente transfusões compatíveis. EFE

Sangue artificial é solução japonesa para transfusões | EXAME.com

exame.abril.com.br

Através de métodos descobertos há quase uma década, a empresa agora trabalha com corporações para refinar um sistema de produção industrial rentável

24 de agosto às 12:33 • Nenhum Comentário

Virada Sustentável: Nesta 5a feira (25/08) o Instituto Mais em parceria com o TRF3 participa da Virada com uma programação especial aberta ao publico. Teremos exposição, oficinas, palestras e rodas de conversa. Destaque para os aplicativos de sustentabilidade "Descarte Consciente" que serão apresentados a partir das 16h30. Estes APPs foram desenvolvidos por alunos de TI Verde e selecionados no II Hackathon MAIS do Programa Benchmarking Brasil. A programação acontece no Hall Nobre do TRF3 que fica na Av. Paulista, 1842 - 25o andar. Participem!

Instituto MAIS na Virada Sustentável de São Paulo, em agosto | Instituto Mais

institutomais.com.br

Um espaço e um momento para falar, ouvir e sentir a sustentabilidade em suas múltiplas formas. Assim será a contribuição do Instituto Mais na Virada 2016. Em conjunto com o TRF3 – Tribunal Regional Federal da 3a Região foi desenvolvido uma programação variada que inclui: rodas de conversa, palestras...

23 de agosto às 13:29 • 1 Comentário

Energia Solar: O sonho de Pol Dhuyvetter é tornar as favelas independentes das concessionárias de energia elétrica. Isso explica por que ele está à frente da primeira cooperativa de geração de energia solar do Brasil, localizada no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Batizada Revolusolar, a cooperativa já conta com dois estabelecimentos locais - dois albergues -, que não só usam energia solar como a vendem para a Light durante o dia, quando a produção é maior do que o consumo.

O belga que quer revolucionar favelas brasileiras com energia solar - BBC Brasil

bbc.com

No último episódio da série #Olhares, Pol Dhuyvetter conta por que criou a primeira cooperativa de geração de energia solar do Brasil, no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro.

23 de agosto às 13:26 • Nenhum Comentário

Florestas: Trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Florestal (IF) comprovam que a presença de cobertura florestal em bacias hidrográficas promove a regularização do regime de rios e a melhora na qualidade da água. A floresta contribui para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.

Pesquisadores explicam a importância das árvores para ter água de qualidade

ciclovivo.com.br

Bacias hidrográficas recobertas por vegetação florestal fornecem água de qualidade durante o ano todo.

23 de agosto às 13:25 • Nenhum Comentário

Arvore: Uma parceria entre as universidades de Estocolmo, na Suécia, Mainz, na Alemanha, e Arizona, nos Estados Unidos, encontrou um pinheiro milenar, com 1.075 anos de idade, no norte da Grécia. De acordo com os pesquisadores, a árvore da espécie Pinus heldreichii é a mais antiga da Europa. Os pesquisadores esperam que, a partir dos anéis dos núcleos de árvores como esse pinheiro milenar, possam chegar a informações mais precisas sobre condições climáticas e ambientais de milhares de anos atrás.

Cientistas descobrem que pinheiro na Grécia tem mais de mil anos

g1.globo.com

Árvore é a mais antiga já encontrada no continente, dizem universidades. Ela foi batizada de 'Adonis', nome do deus grego da beleza e do desejo.

23 de agosto às 13:22 • Nenhum Comentário

Agrotóxicos: Enquanto o noroeste gaúcho é campeão nacional no uso de agrotóxicos, segundo um mapa do Laboratório de Geografia Agrária da USP, elaborado a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Rio Grande do Sul é o Estado com a maior taxa de mortalidade pela doença. Em 2013, foram 186,11 homens e 140,54 mulheres mortos para cada grupo de 100 mil habitantes de cada sexo. Para especialistas que lidam com o problema localmente, não há dúvidas sobre a relação entre o veneno e a doença.

'Epidemia de câncer'? Alto índice de agricultores gaúchos doentes põe agrotóxicos em xeque - BBC Brasil

bbc.com

Uso de substâncias é apontado como responsável por alta incidência no RS, Estado com as maiores taxas de mortalidade da doença no país; associação de fabricantes diz que risco depende do manuseio.

23 de agosto às 13:21 • Nenhum Comentário

Virada Sustentável começa nesta semana. ABRAPs participa com debate no dia 26/08 - 6a feira, a partir das 18h. Participe!

Abraps

Venha debater: "A crise e as ações das áreas de sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental das empresas" na Virada Sustentável. Com Ismael Rocha Junior, João Carlos Redondo, Paulo Pompilio, Valéria Militelli, com a moderação de Ricardo F Oliani

26 de agosto – 6ª feira
18h00 às 21h00 - Auditório da ABINEE
Av. Paulista 1439 – 6º andar - estação Trianon MASP do Metrô

Inscreva-se já:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdy_Ub4rKN91DhJrpvRIrREMm30yvASpuqaBKhISKjL2NHejA/viewform?c=0&w=1

#viradasustentavel, #abraps, #abinee

22 de agosto às 16:19 • Nenhum Comentário

Ameaça: Um dos destaques na cerimonia de encerramento das Olimpíadas 2016, o Parque Nacional da Serra da Capivara corre riscos. Criada em 1979, a unidade de conservação arqueológica, localizada ao sudeste do Piauí, reúne em seus mais de 91 mil hectares um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país. Em 1991, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu o parque na lista do Patrimônio Mundial, principalmente devido à importância dos registros rupestres encontrados no local. A administração do local cabe ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e à Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) .

Parque Nacional da Serra da Capivara está ameaçado por falta de recursos

ciclovivo.com.br

A unidade arqueológica reúne um dos mais importantes exemplares do patrimônio histórico nacional.

22 de agosto às 15:51 • Nenhum Comentário