Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Sustentabilidade: Benchmarking em números apresenta os indicadores do Programa Benchmarking Brasil no período 2003 a 2015, e mostra porque é considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira.

Saí o relatório Benchmarking Brasil em números | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Saí o relatório Benchmarking Brasil em números O Programa Benchmarking Brasil divulga seu relatório com informações consolidadas no período 2003 a 2015. Os números impressionam e mostram porque o Programa é considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira 13 edições realizadas 339 cases…

Hoje às 14:00 • Nenhum Comentário

Saúde: Poluição faz tossir, deixa a pele feia, aumenta as chances de se contaminar com doenças infecciosas e, aparentemente, engorda. Pelo menos, é isso que mostra um estudo realizado em Pequim, capital da China, onde em dias realmente ruins a poluição pode atingir 10 vezes a recomendada pela Organização Mundial da Saúde.No experimento, cientistas da Universidade de Ohio colocaram ratos de laboratório para respirar o ar extremamente poluído da capital, e perceberam que o risco de obesidade, o colesterol e a inflamação de tecidos corporais aumentaram depois da experiência.

Respirar poluição engorda e aumenta o colesterol | EXAME.com

exame.abril.com.br

Ratos de laboratório expostos ao ar de Pequim - um dos mais poluídos do mundo - ganharam mais peso do que os não expostos

Hoje às 13:53 • Nenhum Comentário

Belezas Naturais: São mais de dois milhões de habitantes, que têm como quintal de casa o encontro dos rios Negro e Solimões e como vizinhos uma quantidade incontável de pássaros, anfíbios, répteis, insetos, grandes mamíferos e espécies ameaçadas de extinção, como onças, araras, tucanos e muito mais.

Vídeo em time-lapse mostra os contrastes de Manaus

ciclovivo.com.br

São mais de dois milhões de habitantes, que têm como quintal de casa o encontro dos rios Negro e Solimões.

Hoje às 13:50 • Nenhum Comentário

Belo Monte: O funcionamento da Usina Hidrelétrica Belo Monte, cuja operação comercial começa oficialmente hoje, ocorre após uma década e meia de polêmicas: desde 2001, o Ministério Público Federal do Pará moveu 26 ações denunciando irregularidades no licenciamento e descumprimento das condições mínimas para a instalação, violando direitos das comunidades da região cuja vida é afetada pela obra – o que a procuradoria define, em suas ações, como “etnocídio”.

Operação comercial de Belo Monte começa após 15 anos de briga judicial

g1.globo.com

Procurador Ubiratan Cazetta diz que Belo Monte provocou "etnocídio". Presidente Dilma participa de cerimônia na hidrelétrica nesta quinta (5).

Hoje às 13:47 • Nenhum Comentário

Educação: Das 10 primeiras colocadas, 8 são dos Estados Unidos e 2 do Reino Unido. Já o Brasil, com a USP quase que fica de fora da lista das 100 melhores. A Universidade de São Paulo (USP) caiu ao menos 40 posições no Top 100 das melhores universidades do mundo segundo sua reputação, um ranking elaborado anualmente pela Times Higher Education, a principal publicação dedicada ao ensino superior no Reino Unido. Única representante do Brasil na lista, a instituição quase ficou de fora do top 100 em 2016, ficando entre as posições 91 e 100. Em 2015, a USP ficou na faixa entre os lugares 51 e 60.

USP despenca em ranking de melhores universidades do mundo - BBC Brasil

bbc.com

Única brasileira de Top 100 da lista, elaborada com base em consultas a mais de 10 mil acadêmicos, universidade caiu ao menos 40 posições em relação ao ano passado.

Hoje às 13:45 • Nenhum Comentário

Sustentabilidade: Legitimidade é quando a organização prova que faz o que fala. Não apenas nos relatórios e publicações ou em suas comunicações institucionais. Mas para uma comunidade de especialistas e/ou ativistas com domínio e visão critica sobre sustentabilidade. A boa noticia é que tanto as organizações legitimas com excelência em suas boas práticas, assim como a comunidade de especialistas com domínio e visão critica existem e realizam um trabalho consistente de inteligência coletiva em sustentabilidade no Programa Benchmarking Brasil, há exatos 15 anos.

Benchmarking Brasil – Muito mais que um selo de sustentabilidade | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Benchmarking Brasil – Muito mais que um selo de sustentabilidade Há quase um século atrás, o dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht perguntava: “Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?”. O século virou há 16 anos, mas a reflexão é atual para as boas práticas socioambientais. É ó...

4 de maio às 16:32 • Nenhum Comentário

Record: Na localidade de Ologá, sobre o lago de Maracaibo (oeste da Venezuela), é quase impossível observar uma noite completamente escura. Entre abril e novembro, relâmpagos aparecem e desaparecem de forma constante no céu, um fenômeno que virou rotineiro para os moradores e é visto como "milagre" por visitantes. Por ano, ocorrem em média 297 tempestades elétricas, que proporcionam este espetáculo de luzes naturais.

O fascinante lugar na Venezuela declarado pela Nasa como 'capital mundial dos relâmpagos' - BBC...

bbc.com

Estudo em parceira com USP e universidades americanas mostra que local tem 297 tempestades elétricas por ano que proporcionam espetáculos de luzes naturais.

4 de maio às 16:27 • Nenhum Comentário

Inovação: O novo galão portátil chega como solução, sobretudo, para mulheres e crianças africanas, que, todos os dias, percorrem cerca de seis quilômetros em busca de água. Trata-se do Hippo Roller, uma espécie de galão portátil capaz de comportar até 90 litros de água com segurança, sem deixar que o líquido seja contaminado e, o melhor de tudo, extremamente prático na questão de mobilidade.

Invenção facilita o transporte de água em regiões africanas - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Invenção facilita o transporte de água em regiões africanas. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

4 de maio às 16:23 • Nenhum Comentário

Conteúdo: O clipping da sustentabilidade é aqui. Diariamente selecionamos as principais noticias e informações sobre as questões socioambientais para manter você informado. I+ é uma instituição dedicada a difusão e incentivo a adoção das boas práticas nas instituições e sociedade. Se você aposta na educação e informação para transformar realidades, curta o I+

Instituto Mais

O I+ aposta na educação e informação para transformar realidades. Todos os dias pesquisa e compartilha as principais noticias sobre sustentabilidade para manter você informado sobre tudo que acontece nesta área. O Instituto Mais também produz e compartilha conteúdos de sustentabilidade para construir uma nova consciência e Cultura. Curta o I+, Curta a Cultura de Sustentabilidade.

4 de maio às 12:22 • Nenhum Comentário

Permacultura: Criado na década de 70, pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, a ideia se baseia no planejamento de sistemas em escala humana criados em total harmonia com a natureza. Observando a experiência das comunidades aborígenes, foi criado a Permacultura, que tem cuidados especiais com habitação, produção de alimentos, economia e uso dos recursos naturais.O manual de introdução à permacultura foi desenvolvido com base em um curso ministrado por Mollison em 1981 e poderá ser baixado na página desta matéria.

Manual escrito pelo “pai” da permacultura está disponível para download

ciclovivo.com.br

A permacultura se baseia no planejamento de sistemas em escala humana criados em total harmonia com a natureza.

4 de maio às 12:07 • Nenhum Comentário

Desequilíbrio: O peixe foi introduzido na Austrália em 1859, mas sua população aumentou exponencialmente nos anos 1960, depois que uma variedade criada em cativeiro foi acidentalmente liberada na natureza. As carpas se reproduzem facilmente e competem com peixes nativos. Por terem mandíbulas sem dentes, elas precisam se alimentar no fundo dos rios, o que gera erosão e torna a água mais turva, piorando sua qualidade. Joyce disse que a espécie invasora está custando 500 milhões de dólares australianos (cerca de US$ 375 milhões) por ano.

Austrália planeja usar herpes contra infestação de carpas predadoras - BBC Brasil

bbc.com

População do peixe cresceu exponencialmente na principal região agrícola do país e gera prejuízo anual de mais de US$ 370 milhões.

4 de maio às 11:57 • Nenhum Comentário

Invasão: As formigas têm um papel fundamental nos ecossistemas, mas quando invadem outros, alheios ao seu natural, representam perigo para o meio ambiente e para a saúde humana. Um fenômeno em aumento, resultado dos fluxos comerciais. O efeito disso é que centenas de formigas invasoras estão se movimentando por todo o planeta até chegar a regiões onde não eram esperadas, como Havaí e outras ilhas do Pacífico.

Formigas invasoras representam um grande perigo para os ecossistemas

g1.globo.com

Entrada dos insetos acontece pelo comércio de mercadoria entre países. Invasões colocam muitas espécies em perigo de extinção

4 de maio às 11:52 • Nenhum Comentário

Benchmarking: O Banco Digital de Boas Práticas é um rico acervo que serve de fonte de pesquisa e consulta para pesquisadores, especialistas, ativistas, lideranças, mídia especializada, instituições representativas, profissionais e estudantes, e demais interessados na temática socioambiental. O modus operandi de organizações certificadas é compartilhado para transparência e melhoria contínua. O BD conta com mais de 300 práticas catalogadas em 10 diferentes temáticas gerenciais, e é considerado o maior Banco de Práticas certificadas e com livre acesso na internet do país.

Banco de Práticas | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Banco de Práticas Um Banco de Práticas, Idéias e Soluções pró-sustentabilidade Com uma metodologia própria e transparente, o Programa Benchmarking identifica modelos gerenciais de excelência que gestores e instituições desenvolveram e que uma vez aplicados comprovaram eficiência. Este modus operandi…

3 de maio às 17:40 • Nenhum Comentário

Política: A diferença fundamental entre os políticos suecos e os brasileiros, é que lá eles não se tornam políticos por qualquer outra causa que não seja a ideologia de que é possível, de fato, trabalhar para melhorar o país. O livro “Um país sem excelências e mordomias” (Ed. Geração), da jornalista Claudia Wallin, fala sobre isto e aponta a igualdade social, a educação e a crença em instituições como principais fatores que estimulam a população a ser mais atenta e cuidadosa com seus governantes.

Sem mordomias e benefícios, políticos teriam dedicação real aos interesses dos cidadãos? | G1 -...

g1.globo.com

[if gte mso 9]>Normal021

3 de maio às 17:34 • Nenhum Comentário

Arvores: O aplicativo foi baseado em um modelo já usado em cidades dos Estados Unidos, México e Inglaterra. Ele é extremamente útil para identificar áreas verdes nas cidades e proporcionar informações para o controle desses locais. Além disso, o mapa interativo ajuda a encontrar espécies nativas para a coleta de sementes e produção de novas mudas. A primeira cidade brasileira a ser incluída na rede será São Paulo. De acordo com o Viva Floresta, a capital paulista possui mais de 600 mil árvores nativas, são dezenas de espécies espalhadas pelo perímetro urbano.

Aplicativo mapeia árvores nativas brasileiras

ciclovivo.com.br

Ele ajuda a identificar áreas verdes nas cidades e proporcionar informações para o controle desses locais.

3 de maio às 17:24 • Nenhum Comentário

Campanha: Nem algas nem qualquer substância tóxica, apenas um corante para chamar a atenção contra a poluição das águas. Os rios de 12 regiões francesas ficaram coloridos, de verde fluorescente, no início desta semana, por iniciativa de um grupo ambientalista chamado Agents environnement.

Rios em França ficaram verdes

tsf.pt

Nem algas nem qualquer substância tóxica, apenas um corante para chamar a atenção contra a poluição dos rios.

3 de maio às 17:13 • Nenhum Comentário

Resíduos: A prefeitura de São Paulo, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), criou um programa piloto de logística reversa de eletrodomésticos. Os pontos para descarte e reciclagem corretos estão localizados na região da Lapa, Zona Oeste, onde será oferecido também um serviço de retirada em domicilio para equipamentos de grande porte. A região foi escolhida após várias pesquisas e estudos técnicos elaborados pela Jica, que apontam que os moradores da Lapa são mais acessíveis a iniciativas de sustentabilidade.

São Paulo cria posto de coleta de eletrodomésticos - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

São Paulo cria posto de coleta de eletrodomésticos. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

3 de maio às 17:11 • 1 Comentário

Clima: A diplomata mexicana Patricia Espinosa, atual embaixadora do México em Berlim, foi indicada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para liderar a Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC), com sede em Bonn, na Alemanha. Em comunicado, o organismo explicou que Ban Ki-moon concluiu o processo de seleção com a escolha de Espinosa, o que abre um processo de consultas que conduzirá à ratificação definitiva da nomeação. Ex-chanceler do México, ela era um dos dez candidatos listados pela ONU para assumir o posto de chefe da diplomacia climática internacional.

Mexicana é indicada para liderar gestão de mudança climática da ONU

g1.globo.com

Diplomata Patricia Espinosa é atual embaixadora do México em Berlim. Secretário-geral da ONU fez nomeação, que terá que ser ratificada.

3 de maio às 17:09 • Nenhum Comentário

Out Of The Box: O Programa Benchmarking se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas, de 172 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, mais de 200 especialistas de 24 diferentes países participaram da comissão técnica deste Programa que se tornou movimento da inteligência coletiva em sustentabilidade. O Programa tem um calendário de atividades que incluem Publicações (livros e Revistas) e eventos técnicos para compartilhar as boas práticas socioambientais

Legítimos da Sustentabilidade | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Legítimos da Sustentabilidade Benchmarking BrasilUm Programa Out of The Box … … 1- Independente e inédito Os principais fundamentos do Programa em 5 questões centrais – AQUI … 2- Transparente e reconhecido O Modus Operandi do Programa em 5 pontos – AQUI 3. Plural e abrangente Os diferentes públic…

2 de maio às 19:11 • Nenhum Comentário

Reconhecimento: O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) recebe, até 31 de maio, indicações para a edição 2016 dos “Campeões da Terra”. O prêmio, principal reconhecimento da ONU na área de meio ambiente, homenageia anualmente visionários da sustentabilidade que inspiram ações transformadoras. O prêmio é distribuído em quatro categorias: Política e Liderança; Ciência e Inovação; Visão Empreendedora; e Inspiração e Ação, e tem como foco defensores do desenvolvimento sustentável, do combate às mudanças climáticas e da dignidade humana nos níveis nacional, regional e global.

Programa da ONU para o Meio Ambiente abre indicações para o prêmio Campeões da Terra 2016

nacoesunidas.org

Prazo é 31 de maio. São quatro categorias: Política e Liderança; Ciência e Inovação; Visão Empreendedora; e Inspiração e Ação. O prêmio, principal reconhecimento da ONU na área de meio ambiente, ho…

2 de maio às 19:06 • Nenhum Comentário

Agrofloresta: Produzir dentro do conceito de agrofloresta é uma opção totalmente sustentável, já que o solo se mantém muito mais fértil do que áreas compostas por monoculturas e a produção se torna naturalmente mais resistente às pragas. Dentro do próprio sistema é possível obter matéria orgânica para fertilizar o solo e melhorar a atividade da fauna do solo, para elevar a disponibilidade de nutrientes. O guia “Agrofloresta – Aprendendo a produzir com a natureza” dá todas as dicas para quem quer começar um sistema agroflorestal e pode ser baixado gratuitamente pela internet.

Manual grátis ensina o passo-a-passo da agrofloresta

ciclovivo.com.br

Além de ser sustentável, a agrofloresta é ideal para recuperar áreas degradadas.

2 de maio às 16:59 • Nenhum Comentário

Mariana: O documentário “Rio De Lama: A Maior Tragédia Ambiental Do Brasil” traz a narração dos sobreviventes do desastre, que detalham como as coisas aconteceram e falam da vida que levavam até tudo se desenrolar daquela forma. Disponível gratuitamente no GooglePlay para smartphones e na AppStore, o curta, que apresenta uma visão 360° do cenário “pós-apocalíptico” da vila de Bento Rodrigues, foi também disponibilizado no YouTube.

Documentário em realidade aumentada mostra detalhes do desastre em Mariana (MG) - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Documentário em realidade aumentada mostra detalhes do desastre em Mariana (MG). Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

2 de maio às 16:57 • Nenhum Comentário

Triste Realidade: Um relatório do Projeto de Revelação dos Detentores de Ativos (AODP, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos, mostrou que pouco menos de um quinto dos principais investidores –ou 97, que gerenciam um total de US$ 9,4 trilhões em ativos– estão adotando medidas tangíveis para mitigar o aquecimento global. Entre elas estão investimentos em ativos pouco poluentes ou o incentivo para que as empresas invistam para ser mais "verdes". Outros 157 investidores que administram um total de US$ 14,2 trilhões estão dando os "primeiros passos" para tratar da mudança climática, e 246 que gerenciam US$ 14 trilhões não estão fazendo nada, diz o relatório.

Metade dos grandes investidores globais ignora a mudança climática

g1.globo.com

Relatório é de uma organização global sem fins lucrativos. Melhor do ranking foi o Fundo de Pensão da Agência Ambiental britânico.

2 de maio às 16:53 • Nenhum Comentário

Extremos: A depressão Danakil, na Etiópia, é um dos locais mais inóspitos do mundo. O rio Awash chega até lá para morrer sem alcançar o Oceano Índico. Não há plantas nem animais. Como é uma depressão, o magma está mais próximo da superfície, o que faz com que a água da chuva e do mar (que infiltra na terra) se esquente até estourar em gêiseres de 90ºC de temperatura, levantando nuvens amarelas de enxofre e impregnando o ar com sais de cloreto.

O deserto colorido e mortal onde cientistas procuram os extremos da vida - BBC Brasil

bbc.com

Equipe de astrobiologia estuda uma das regiões mais inóspitas do planeta para saber em qual momento ela aparece e quanto suporta.

2 de maio às 16:50 • Nenhum Comentário

Marketing: Marcas globais enfrentam desafios para chegar com padrões de sustentabilidade coerentes e consistentes em cada lugar do mundo. Mas, para ser verdadeiramente sustentável, as empresas devem fazer mais do que apenas adaptar anúncios e embalagens para diferentes países. Os valores da marca são construídos sobre o que você faz como um negócio, em vez de como você empurra produtos para os consumidores no final da cadeia de valor.

O que uma caixa de leite diz sobre mensagens de sustentabilidade em todo o mundo

meioambienterio.com

pode não perceber isso quando estiver andando pelos corredores de seu supermercado local, mas você está cercado por mensagens de marketing. Estes diferem em cada país. A compra de leite no Reino Unido? Você provavelmente vai ver mensagens sobre as alterações climáticas e do ambiente. Ir para a China…

29 de abril às 18:55 • Nenhum Comentário