Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

A África do Sul tem aproximadamente 20 mil espécies, a maior população de rinocerontes do mundo, que pode desaparecer nos próximos anos se o ritmo da caça ilegal não reduzir. Entre 11 de setembro e ontem, 250 animais morreram nas mãos do tráfico de chifres de rinocerontes. A maioria deles no Parque Nacional Kruger, situado no nordeste do país, onde 672 exemplares foram abatidos.

Caça ilegal matou 1.020 rinocerontes na África do Sul em 2014

g1.globo.com

A maior pare dos rinocerontes foram mortos no Parque Nacional Kruger. Caça ilegal cresceu desde o ano passado, segundo dados governamentais.

21 de novembro às 16:28 • Nenhum Comentário

Curiosidade: Que tal conhecer a lista de "Talentos Incríveis" dos animais? Você vai se surpreender

Lista reúne 'cabras alpinistas' e outros caprinos com talentos incríveis

g1.globo.com

Nos EUA, cabra bateu recorde ao andar 36 metros de skate. Outra animal usou como 'escada' para alcançar frutas em árvore.

21 de novembro às 9:36 • Nenhum Comentário

Dicas para o Uso Racional da Água

Saiba como economizar água na lavagem do carro em VÍDEO e FOTOS | Blog Como economizar água da...

g1.globo.com

Desde julho, o G1 tem publicado dicas com fotos e vídeos de economia de água em casa. Clique nos links abaixo e confira como é possível reduzir ...

21 de novembro às 9:33 • Nenhum Comentário

Inovação: A árvore, feita de metal, possui 36 painéis solares espalhados em sua copa como se fossem folhas. O invento vai substituir uma árvore verdadeira que será removida devido à idade avançada na praça Millenium, no centro da cidade. Equipada com pontos de carregamentos de celulares movidos à energia solar, a escultura também vai oferecer wi-fi gratuito.

Cidade inglesa vai plantar 'árvore solar'

www.bbc.co.uk

Feita de metal, escultura possui 36 painéis solares espalhados em sua copa como se fossem folhas.

21 de novembro às 9:29 • Nenhum Comentário

Um ônibus movido a fezes e lixo já está rodando entre as cidades de Bristol e Bath, na Grã-Bretanha. O chamado Bio-Bus tem 40 assentos e opera com gás biometano, gerado a partir do tratamento de esgoto e lixo doméstico. O veículo ecológico pode rodar até 300 quilômetros com um tanque de gás, que é produzido a partir do lixo anual de cinco pessoas.

Grã-Bretanha testa 1º ônibus movido a fezes e lixo

www.bbc.co.uk

Veículo ecológico emite 30% menos dióxido de carbono do que os movidos a diesel.

21 de novembro às 9:28 • Nenhum Comentário

Papa Francisco pede pelo meio ambiente. Ele enfatizou a gravidade da situação do meio ambiente, por falta de uma exploração adequada e equilibrada dos recursos naturais. "Deus perdoa sempre, os homens às vezes, mas a natureza nunca perdoa", disse ele, enquanto prepara para o próximo ano uma encíclica sobre a proteção do meio ambiente e respeito pela natureza.

Papa Francisco discursa na FAO e alerta para autodestruição do planeta

g1.globo.com

'Falamos de novos direitos, mas famintos continuam pedindo', disse ele. Francisco também enfatizou a gravidade da situação do meio ambiente.

20 de novembro às 14:14 • Nenhum Comentário

De acordo com levantamento preparado no ano passado pela relatora da ONU Catarina de Albuquerque, 114 milhões de brasileiros (ou 60% da população) "não têm condições sanitárias apropriadas". Destes, 8 milhões ainda precisam fazer suas necessidades ao ar livre. No mundo, chega a um bilhão o número de pessoas expostas a doenças como cólera, hepatite, diarreia, desnutrição e problemas cognitivos por conta da falta de saneamento.

#SalaSocial: 'Há mais pessoas com celular que com banheiros no mundo', diz ONU

www.bbc.co.uk

Dia Mundial do Banheiro, adotado pela ONU, gera mobilização online para chamar atenção para 2,5 bilhões de pessoas sem condições sanitárias adequadas.

20 de novembro às 14:12 • Nenhum Comentário

As emissões podem ser reduzidas com o desenvolvimento de energias renováveis e a eficiência energética, que também permitiriam criar até sete milhões de empregos em todo o mundo, segundo o informe. Destacando a urgência, os autores deste documento estimam que as emissões de dióxido de carbono, deverão chegar ao seu limite por volta de 2020 e começar a diminuir até 2030

ONU publica mapa do caminho de combate às mudanças climáticas

g1.globo.com

Documento foi apresentado a poucos dias da cúpula da ONU, no Peru. Emissões de CO2 deverão chegar ao seu limite por volta de 2020.

20 de novembro às 14:06 • Nenhum Comentário

Turismo: Que tal inovar e visitar lugares que ainda são pouco conhecidos?

6 lugares incríveis para visitar que ainda não estão na moda | EXAME.com

exame.abril.com.br

Maioria das pessoas costuma viajar primeiro para os lugares mais comuns e, depois, para os menos conhecidos, mas não é preciso seguir essa fórmula

19 de novembro às 16:00 • Nenhum Comentário

As emissões brasileiras de gases de efeito estufa aumentaram 7,8% em 2013 na comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento paralelo ao do governo federal, divulgado nesta quarta-feira (19) por organizações não governamentais. Em números absolutos, o total lançado saltou de 1,45 bilhão de toneladas de CO2 equivalente para 1,56 bilhão tCO2eq.

Emissões nacionais de gases-estufa aumentaram 7,8% em 2013, diz estudo

g1.globo.com

Levantamento divulgado nesta quarta é paralelo aos números oficiais. Alta no desmatamento e uso de térmicas impulsionaram crescimento.

19 de novembro às 15:50 • Nenhum Comentário

Crise Hidríca: O mundo tem água o bastante no longo prazo, mas precisa aprender a usar o recurso de forma mais eficaz na época da bonança para que ele não falte tanto na época da seca - como a grave crise hídrica vivida atualmente por São Paulo, opina Upmanu Lall, diretor do Columbia Water Center, centro de estudos da universidade de mesmo nome em Nova York voltado exclusivamente para questões ligadas ao gerenciamento de recursos hídricios.

Subsidiar chuveiros eficientes pode ser alternativa para SP, diz especialista

www.bbc.co.uk

Para diretor de centro de estudos da água da Universidade de Columbia (EUA), há água suficiente no mundo, mas falta eficiência no gerenciamento de seu uso.

19 de novembro às 10:39 • 1 Comentário

Tecnologia e mudança de comportamento caminham juntos para superar desafios socioambientais - Drops de Marilena Lavorato do I+ para o portal Vya Estelar

Vya Estelar - Ser Sustentável - Tecnologia não basta para superar crise ambiental, é preciso...

www2.uol.com.br

Mas normalmente são caras e demoram algum tempo para sua popularização e acesso. Os desafios ambientais deste século são enormes: escassez de recursos, poluição, mudanças climáticas, superpopulação, crise de alimentos, de mobilidade etc. São desafios que não se resolverão apenas com avanços tecnológ…

18 de novembro às 19:04 • Nenhum Comentário

A causa para essa perda na produção mundial de cacau está diretamente relacionada ao clima, mais especificamente à falta de chuva em áreas produtivas, como a Costa do Marfim e Gana, países africanos que concentram 70% da produção mundial de cacau. De acordo com a Organização Internacional do Cacau, a produção mundial caiu de 30 a 40%. Por ser tão difícil, muitos produtores optam por investir em outras culturas que sofrem menos com as condições climáticas

Falta de chuva pode arruinar produção mundial de chocolate

ciclovivo.com.br

Devido às condições climáticas, a produção de cacau tem se tornado cada vez mais difícil.

18 de novembro às 16:09 • Nenhum Comentário

China, maior poluidora do mundo, estabeleceu como meta que o teto fixado para suas emissões de gases seja alcançado "por volta de 2030". Essa foi a primeira vez que o país apresentou um plano concreto para a redução de suas emissões.

Acordo climático bilateral terá impacto imediato na China, dizem EUA

g1.globo.com

Declaração de porta-voz foi feita após críticas a acordo da última semana. Washington e Pequim prometeram cortar emissões de gases-estufa.

18 de novembro às 13:36 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: Simulação em vídeo feita a partir de um modelo computacional chamado GEOS-5, criado pelos pesquisadores da NASA dos Estados Unidos mostra as emissões entre janeiro e dezembro de 2006. Durante a primavera e o verão no Hemisfério Norte, quando ocorre o ciclo de crescimento das plantas e árvores, há uma grande absorção de CO2 por meio da fotossíntese. Nas mesmas estações, no Hemisfério Sul, é predominante o lançamento de monóxido de carbono, proveniente de incêndios na África, América do Sul e Austrália. O vídeo mostra o transporte deste gás para o restante do planeta.

Vídeo da Nasa simula 'viagem' do CO2 pela atmosfera da Terra

g1.globo.com

Gás é um dos principais responsáveis pelo aumento da temperatura global. Simulação mostra emissões de 2006; impacto maior é no Hemisfério Norte.

18 de novembro às 11:58 • Nenhum Comentário

O levantamento da WWF demonstra que os brasileiros se preocupam com esta questão, e com estes resultados, a ONG pretende bater na porta dos governantes para cobrar mais medidas protetivas.

82% dos brasileiros dizem que a natureza do país não está protegida

g1.globo.com

Levantamento foi feito pelo Ibope a pedido da organização WWF-Brasil. 56% dos entrevistados não estão satisfeitos com áreas verdes das cidades.

18 de novembro às 11:54 • Nenhum Comentário

Inovação: "Usar carros convencionais é como ir às compras com uma nave espacial da Nasa: um uso altamente ineficiente de uma máquina potente demais", diz o inventor do triciclo elétrico. Essa é a lógica por trás da indústria dos carros elétricos, que tenta convencer as pessoas a usarem veículos mais leves e menos poluentes para tarefas mais comezinhas do cotidiano.

Inventor de triciclo elétrico quer popularizar veículos ecológicos

www.bbc.co.uk

Um veículo de três rodas que custa menos de R$ 50 mil será testado este mês nos Estados Unidos.

18 de novembro às 11:43 • Nenhum Comentário

Vídeo mostra 2 pescadores sendo surpreendidos por um grupo de baleias jubarte na Noruega.

Pescadores são surpreendidos por baleias jubarte na Noruega

www.bbc.co.uk

Noruegueses filmavam grupo de baleias mais afastado, sem perceber que, do outro lado do barco, havia outro grupo bem mais próximo.

18 de novembro às 11:39 • Nenhum Comentário

A importância dos profissionais de comunicação, em especial da comunicação institucional que trabalha o relacionamento com as comunidades e o meio ambiente para a cultura de sustentabilidade nas organizações. O I+ estará participando da programação dos Encontros de Relações Públicas para comemorar os 100 anos da profissão no Brasil no dia 29/1, falando sobre isto. O I+ apoia esta iniciativa.

Relações Públicas, Comunicação Institucional e Sustentabilidade, em 29/11 | Instituto Mais

www.institutomais.com.br

O Instituto MAIS é apoiador do Encontro de Relações Públicas para comemorar 100 anos da profissão no Brasil, uma realização do Observatório da Comunicação Institucional e da Universidade Anhembi Morumbi. O I+ participa da programação de abertura do evento no dia 29 de Novembro na unidade Vila Olímpi…

18 de novembro às 11:33 • Nenhum Comentário

Inovação: Inspirados nas formas de uma água-viva, biólogos e arquitetos que atuam no grupo desenvolveram uma estufa flutuante, que é capaz de produzir alimentos utilizando até mesmo a água salgada do mar. Apelidada de Jellyfish Barge, a construção é feita com materiais simples e é ideal para áreas costeiras.

Estufa flutuante dessaliniza a água e permite o plantio em alto mar

ciclovivo.com.br

Apelidada de Jellyfish Barge, a construção é feita com materiais simples e é ideal para áreas costeiras.

17 de novembro às 14:51 • Nenhum Comentário

Os números do desmatamento atual são preocupantes. As florestas degradadas (parcialmente destruídas) na Amazônia Legal somaram 468 quilômetros quadrados em outubro de 2014. Em relação a outubro de 2013 houve um aumento de 1.070%, quando a degradação florestal somou 40 quilômetros quadrados. O levantamento é do Imazon que é paralelo ao realizado pelo INPE, que utiliza o sistema Deter

Imazon aponta alta de 467% no desmate da Amazônia em outubro

g1.globo.com

Monitoramento é paralelo ao oficial, feito pelo Inpe. Rondônia foi o estado com mais derrubadas, segundo a ONG.

17 de novembro às 14:48 • Nenhum Comentário

O clipping da sustentabilidade. Os mais relevantes temas e notas para a construção da massa crítica em sustentabilidade.

Fotos da linha do tempo

O I+ aposta na educação e informação para transformar realidades. Todos os dias pesquisa e compartilha as principais noticias sobre sustentabilidade para manter você informado sobre tudo que acontece nesta área. O Instituto Mais também produz e compartilha conteúdos de sustentabilidade para construir uma nova consciência e Cultura. Curta o I+, Curta a Cultura de Sustentabilidade.

17 de novembro às 12:16 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: As contribuições para o Fundo Verde do Clima do Japão soma-se as já divulgadas anteriormente que incluem Alemanha, França e outros doadores. O Fundo Verde para o Clima das Nações Unidas que foi criado para transferências de recursos financeiros para os países que são vulneráveis à mudança climática, entre eles os do Pacífico Sul para que possam enfrentar as consequências da mudança climática que não serão poucas e nem brandas.

Japão doa US$ 1,5 bilhão para fundo da ONU contra a mudança climática

g1.globo.com

Anúncio foi feito em comunicado conjunto com os Estados Unidos. Obama já havia anuncia aporte de US$ 3 bilhões no sábado (15).

17 de novembro às 10:57 • Nenhum Comentário

Das quatro áreas em que são medidas as emissões - Energia, Agropecuária, Mudança do Uso da Terra e Florestas, Indústrias e Resíduos - foi o uso da terra que teve a maior redução (87%) por causa da diminuição do desmatamento na Amazônia e no Cerrado, de 80% e 40%, respectivamente, na comparação com a média entre 1996 e 2005. Esses números, porém, não incluem o crescimento da área desmatada registrado neste ano e em 2013.

Brasil deve bater meta de emissão de gases antes de 2020 | EXAME.com

exame.abril.com.br

Até agora, o crescimento das emissões é 44% inferior do que seria se não tivessem sido tomadas medidas de controle

17 de novembro às 10:50 • Nenhum Comentário

Os 49 melhores lugares do mundo para se viver: Nesta lista, são considerados apenas os locais classificados pela ONU como desenvolvimento "muito alto”. O Brasil não é parte deste grupo, mas foi incluído para fins de comparação.

Os 49 melhores lugares para viver, segundo a ONU | EXAME.com

exame.abril.com.br

Veja quais são os locais com desenvolvimento humano "muito alto” de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU

17 de novembro às 10:47 • Nenhum Comentário