Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Raios: Os estados que apresentaram mais vítimas fatais foram São Paulo (17 mortes), Maranhão (16), Piauí (7), Amazonas e Pará (com 6 mortes cada um).

Brasil teve 98 mortes por raios em 2014, informa Inpe

g1.globo.com

São Paulo é o estados com mais casos: foram 17 mortes no ano. Instituto acredita que pessoas estão mais conscientes de como se proteger.

30 de janeiro às 15:47 • Nenhum Comentário

Ondas de Calor: Isso ocorre porque o calor que atinge estes locais é armazenado durante o dia em edifícios de concreto e estradas asfaltadas e liberado à noite. Como resultado, transforma facilmente a cidade em uma ilha de calor durante 24 horas por dia, já que ela não esfria adequadamente com o anoitecer.

Estudo indica que as ondas de calor aumentaram nas zonas urbanas

g1.globo.com

Trabalho também mostra que houve queda das ondas de frio. Aumento de ondas de calor não significou aumento de chuvas.

30 de janeiro às 15:46 • Nenhum Comentário

Perfil do Profissional de Sustentabilidade Perfeito: Todo mundo concordou que um CSO deve ter as habilidades de casar o negócio com sustentabilidade e sentir bem a atividade da empresa. Abaixo seguem outras caraterísticas desse executivo maravilhoso. A única dúvida é onde achá-lo. Tão difícil quanto achar a sua alma gêmea…

Como é um CSO (Corporate Sustainability Officer) perfeito?

exame.abril.com.br

Uma das curiosidades que o “State of Sustainable Business Survey 2014 (aqui*) trouxe este ano é um retrato do Executivo de Sustentabilidade perfeito – do j...

30 de janeiro às 15:38 • Nenhum Comentário

O Brasil é campeão mundial em incidência de raios. Veja fotos que foram selecionadas pelo concurso do INPE, que recebeu 190 fotos em um único mês

Concurso do Inpe elege melhores imagens de raio de 2014; veja fotos

g1.globo.com

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais recebeu 190 fotos em um mês. Foto vencedora foi tirada em Londrina em madrugada de tempestade.

30 de janeiro às 15:31 • Nenhum Comentário

Album de fotos com esculturas de gelo nos EUA que vive um de seus mais rigorosos invernos. Confira!

Inverno rigoroso nos EUA forma 'catedrais de gelo' em lago - BBC Brasil

www.bbc.co.uk

Lake Superior, no Estado de Wisconsin, ganha formações geladas espetaculares por conta do congelamento da água em cavernas.

30 de janeiro às 15:28 • Nenhum Comentário

Entrevista com Marilena Lavorato do Instituto MAIS

Opinião Livre - Agua

29 de janeiro às 20:30 • 1 Comentário

O nordeste brasileiro é atualmente o maior produtor de energia a partir dos ventos no país. Mas, este potencial é muito maior do que o utilizado atualmente. Em entrevista, Jean Paul-Prates, presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias Renováveis (Cerne), explicou que o Rio Grande do Norte é um dos locais com maior potencial no setor em todo o mundo.

Rio Grande do Norte é um dos melhores lugares do mundo para gerar energia eólica

ciclovivo.com.br

O estado já é o maior produtor de energia a partir dos ventos no Brasil.

28 de janeiro às 18:14 • Nenhum Comentário

Triste noticia: O Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo) aprovou o projeto para construção de prédios em local que é um dos últimos a possuir vegetação remanescente da Mata Atlântica no centro de São Paulo. O local foi tombado em 2004 devido a importância da variedade de árvores e aves.

Projeto para construir prédios no Parque Augusta, em SP, é aprovado

ciclovivo.com.br

Dois dias após o aniversário de SP, um presente de grego foi dado aos moradores da região central.

28 de janeiro às 18:04 • 2 Comments

Avanço: Resolução 1.069 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) determina que Pet Shops garantam um ambiente adequado aos animais. Caso o estabelecimento não cumpra a resolução e não faça as alterações necessárias, o proprietário poderá ser multado e até mesmo responder ética e profissionalmente na justiça. Desde a publicação da medida, muitos estabelecimentos já retiraram as gaiolas.

Pet Shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

Pet Shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

28 de janeiro às 11:54 • Nenhum Comentário

Por uma vida mais saudável: A Fundação do Câncer do Brasil lança hoje campanha com alertas que podem ajudar a combater 1/3 dos casos. O movimento tem como tema “Está ao Nosso Alcance”. Ele precede o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em quatro de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 576 mil brasileiros descobriram estar com a doença em 2015.

Campanha mostra que vida saudável reduz incidência de câncer

ciclovivo.com.br

O movimento, que ocorre nas redes sociais, tem como tema “Está ao Nosso Alcance”.

28 de janeiro às 11:50 • Nenhum Comentário

Enquete Benchmarking com profissionais da área apontou os Temas de sustentabilidade de maior interesse para 2015. Temas que farão parte da grade de trabalho do I+ para a construção de uma nova consciência e cultura, a Cultura de Sustentabilidade. Confiram! http://benchmarkingbrasil.com.br/modules/news/article.php?storyid=1319/

27 de janeiro às 19:10 • Nenhum Comentário

Dica: Separar os alimentos em porções e usar embalagens apropriadas garante uma melhor conservação dos produtos.Aprenda a congelar alimentos sem perder nutrientes.

Aprenda a congelar alimentos sem perder nutrientes - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

Aprenda a congelar alimentos sem perder nutrientes. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

27 de janeiro às 19:05 • Nenhum Comentário

Inovação: Inventores dinamarqueses decidiram aproveitar uma técnica do passado para criar uma máquina sustentável. Apelidado de eCool, o sistema é uma espécie de freezer subterrâneo que não utiliza energia elétrica. A lógica usada pelos criadores é simples: aproveitar a refrigeração natural da terra para manter as bebidas sempre frescas.

Dinamarqueses criam freezer subterrâneo que não usa energia elétrica

ciclovivo.com.br

A lógica usada pelos criadores é simples: aproveitar a refrigeração natural da terra para manter as bebidas sempre frescas.

27 de janeiro às 19:02 • Nenhum Comentário

Crise Hídrica em São Paulo: O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, afirmou nesta terça-feira, que é possível chegar a um rodízio na região metropolitana de São Paulo e que esse racionamento teria que ser "drástico".

Rodízio em SP teria cinco dias sem água, diz Sabesp | EXAME.com

exame.abril.com.br

O diretor Paulo Massato afirmou que é possível chegar a um rodízio na região metropolitana de São Paulo

27 de janeiro às 18:59 • Nenhum Comentário

Clima: A crueldade das enchentes ─ água, água por toda parte mas nenhuma gota para beber. A chuva que muitos esperavam trouxe apenas devastação.

No Malauí, população vive 'submersa', mas sem água para beber

www.bbc.co.uk

Malauí sofreu com seca e, nas últimas semanas, foi devastado por enchentes; milhares estão desabrigados e dependentes de ajuda humanitária.

27 de janeiro às 18:55 • Nenhum Comentário

Nesta 5a feira acontece o primeiro encontro técnico I+ do ano. Resíduos, aspectos legais e práticas. Imperdível!

Primeiro encontro técnico do ano será sobre resíduos, 29/01, em São Paulo | Instituto Mais

www.institutomais.com.br

2013 2015 agua arvores banco benchmais2 benchmarking calendário capitais cases conteudos cultura cursos Dia digital diálogos Ecologia Economia encontro encontros enquete FIBoPS I+ instituto intercambio mais março melhores metrópoles mobilidade parque ecologico tiete Política praticas premio produtos…

26 de janeiro às 21:14 • Nenhum Comentário

Vem aí BenchMais3 - As melhores práticas da gestão socioambiental brasileira. Resumo dos cases Benchmarking certificados nas ultimas 4 edições.

Benchmarking Brasil - Release_Livro_1 - Benchmarking - Notícias

benchmarkingbrasil.com.br

Release_Livro_1

26 de janeiro às 16:06 • Nenhum Comentário

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor ampliar a área protegida do refúgio ártico do Alasca para 12,28 milhões de acres (4,97 milhões de hectares), incluindo a planície costeira do estado onde se perfuram petróleo e gás.

Obama quer proteger vida selvagem no Ártico de explorações petroleiras

g1.globo.com

Presidente americano vai propor ampliar área protegida no Alasca. Região é de vital importância para ursos polares e outros animais.

26 de janeiro às 11:44 • Nenhum Comentário

A costa de Hong Kong foi tomada recentemente por misteriosas e fascinantes manchas de azul fosforescente. Apesar da beleza, esse fenômeno é preocupante e potencialmente tóxico, segundo biólogos marinhos. Trata-se de uma proliferação de um organismo unicelular desencadeado por poluição agrícola, que pode ser devastadora para a vida marinha e para a pesca local.

Misteriosas manchas fluorescentes iluminam o mar de Hong Kong

g1.globo.com

Fenômeno conhecido como 'mar brilhante' pode ser sinal de poluição. Proliferação excessiva de organismo unicelular provoca brilho.

26 de janeiro às 11:42 • Nenhum Comentário

Um designer inventou uma nova maneira de eternizar a lembrança de um ente querido: transformar suas cinzas em árvore. Essa é a proposta da Urna Bios, feita com material biodegradável, e que, ao ser “plantada” na terra, dá lugar ao vegetal.

Designer cria urna que “transforma” cinzas humanas em árvore | EXAME.com

exame.abril.com.br

Urna Bios é feita de material biodegradável, onde cresce a semente que dará “nova vida” ao ente querido que se foi

26 de janeiro às 11:39 • 1 Comentário

Quem adota boas práticas tem seus esforços reconhecidos. No Brasil temos o Ranking Benchmarking dos detentores das melhores práticas, e no mundo, a lista The Global 100. Estar em um deles, por exemplo, significa integrar uma seleção de elite. A lista The Global 100 é divulgada todos os anos pela Corporate Knights, publicação canadense referência em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Companhias de todos os setores são avaliadas com base em 12 indicadores principais: energia, emissões de carbono, consumo de água, resíduos sólidos, capacidade de inovação, pagamentos de impostos, a relação entre o salário médio do trabalhador e o do CEO, planos de previdência corporativos, segurança do trabalho, percentual de mulheres na gestão e o chamado "bônus por desempenho. Benchmarking Brasil tem 07 quesitos, entre eles, alguns similares ao The Global 100, tais como: Energia, emissões, recursos hídricos, resíduos. Veja a lista The Global100:

O que fazem as 30 empresas mais sustentáveis do mundo | EXAME.com

exame.abril.com.br

A preocupação das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano, estimulada pela crescente demanda social e pelas exigências de mercado

26 de janeiro às 11:20 • Nenhum Comentário

O Inmetro divulgou o ranking dos carros com menor e maior consumo de combustível de 2015. A 7ª edição do levantamento inclui 49 novos modelos, totalizando 587 veículos de 36 montadoras. Neste ano, os veículos subcompactos que já estavam na faixa A na edição anterior do levantamento estão 10% mais eficientes, em média.

Os carros com menor consumo de combustível de 2015 | EXAME.com

exame.abril.com.br

Os veículos que receberam etiqueta máxima de eficiência energética, de acordo com o Inmetro

26 de janeiro às 10:59 • Nenhum Comentário

Futuro: A partir de 2027, São Paulo deve deixar de ser uma cidade com mais crianças do que velhos. Segundo o estudo, em 2030, serão 12 paulistanos com mais de 60 anos contra 10 com menos de 15 anos. Nas duas décadas seguintes, o número vai subir para 21 idosos contra 10 adolescentes e crianças. Isso significa que, em 2050, 20% dos paulistanos terão mais de 60 anos.

Qual vai ser a cara de SP e dos paulistanos em 2050 | EXAME.com

exame.abril.com.br

Nos próximos 35 anos, paulistanos terão menos filhos e irão viver mais. A partir de 2045, o número de moradores de São Paulo deve começar a diminuir

26 de janeiro às 10:53 • Nenhum Comentário

Ranking: Copenhague é a cidade mais ecológica da Europa. Quase todos os seus moradores vivem a 350 metros do transporte público, e mais de 50% se locomovem de bicicleta. Como resultado, Copenhague apresenta emissões de poluentes extremamente baixas para uma cidade de seu tamanho (cerca de 1,2 milhão de habitantes).

Como é a vida nas cidades mais ecológicas do mundo

www.bbc.co.uk

De Curitiba a Copenhague, moradores revelam os prazeres de fazer parte das capitais 'verdes'.

26 de janeiro às 10:50 • Nenhum Comentário

Nesta semana se realiza o primeiro encontro técnico I+ do ano com especialistas e cases Benchmarking. 5a feira, 9h/12h, Paulista - 2000 - Gratuito.

“Resíduos: Aspectos Legais e Práticas” é tema da FIBoPS Técnica » Instituto Ethos

www3.ethos.org.br

Em 29 de janeiro de 2015, realiza-se em São Paulo a primeira FIBoPS Técnica de 2015, com o tema “Resíduos: Aspectos Legais e Práticas”. Uma iniciativa do Instituto Mais, em parceria com a Mais Projetos, a FIBoPS Técnica tem como objetivo formar massa crítica em sustentabilidade. É um evento aberto e…

26 de janeiro às 10:37 • Nenhum Comentário