Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

China: Até 2020, 25 por cento do território da China estará coberto de florestas, e a porcentagem de dias no ano com boa qualidade do ar nos centros urbanos excederá 80 por cento. Isso se o país tiver êxito na missão de construir sua prometida "ecocivilização", aponta um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O estudo "O verde é ouro" aborda a dimensão ambiental do Plano Quinquenal (2016-2020) da China com tais promessas.

Vem aí uma 'ecocivilização' chinesa? Essa é a promessa | EXAME.com

exame.abril.com.br

Plano prevê que até 2020, um quarto do país estará coberto de florestas e a porcentagem de dias no ano com boa qualidade do ar nos centros urbanos excederá 80%

27 de maio às 17:42 • Nenhum Comentário

Poluição: Ao longo dos anos, o Taj Mahal - erguido pelo imperador Shah Jahan em homenagem à sua esposa falecida durante o parto -sobreviveu à poluição, construção desenfreada, um crematório e até bombas. Mas agora, segundo ambientalistas este Cartão-postal da Índia, o Taj Mahal, monumento mais icônico do país, está ficando verde. Insetos do poluído rio Yamuna, um dos principais afluentes do Ganges, estão invadindo a construção do século 17 e manchando as suas paredes de pristino mármore branco com dejetos verde-escuros.

Cinco ameaças ao Taj Mahal - e por que ele está ficando verde - BBC Brasil

bbc.com

Aparência do monumento indiano ao amor está sendo prejudicada até mesmo por fezes de insetos; veja esta e outros obstáculos a este cartão-postal da Índia.

27 de maio às 17:36 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: Segundo informou Carlos Ritl, ambientalista e secretário-executivo do Observatório do Clima, a Terra está em uma trajetória de aumento da temperatura de 3 graus, e isto significa riscos e perdas para a economia e para a vida em sí. Para Ritl, o Brasil (que ainda não ratificou o acordo de Paris sobre as emissões), tem que se posicionar diante das questões climáticas, mesmo com a crise política que parece postergar qualquer outra decisão: “Não dá para aguardar o timing político para que se discuta o mundo real”, alertou ele.

Brasil não pode esperar o tempo dos políticos para ratificar o Acordo de Paris | G1 - Natureza -...

g1.globo.com

[if gte mso 9]>Normal021

27 de maio às 13:04 • Nenhum Comentário

Cidades: O Minhocão é um dos pontos mais criticados e polêmicos da cidade de São Paulo, e o debate para seu fechamento aos carros, e abertura aos pedestres e ciclistas é bastante intenso. Movimentos que defendem esta transformação fizeram projeto e desenharam profissionalmente a transformação do local para que toda a população consiga visualizar o que pode ser feito, quais benefícios a mudança pode oferecer e como uma obra tão feia e criticada pode ser renovada.

Projeto usa plantas nativas para transformar o Minhocão

ciclovivo.com.br

São 3,4 quilômetros de concreto e poluição, que estão com os dias contados.

27 de maio às 12:53 • Nenhum Comentário

Couro Ecológico: É um produto de origem animal, extraído principalmente de pele bovina, mas também de jacarés, peixes e rãs. A diferença é a substituição dos materiais pesados, como o cromo, por sustâncias alternativas, como os taninos vegetais. Suas formulações são diferentes das utilizadas na fabricação de couros sintético e natural, por utilizar substâncias naturais ou biodegradáveis e menos água em sua composição, gerando menos impacto ambiental. A durabilidade do couro ecológico segundo seus produtores é semelhante à do couro legítimo que, quando bem tratado, pode chegar a centenas de anos.

Qual a durabilidade do couro ecológico? - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Qual a durabilidade do couro ecológico?. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

27 de maio às 12:41 • Nenhum Comentário

Mobilidade: Autoridades chinesas apresentaram o modelo de um ônibus capaz de trafegar sobre outros veículos. Com capacidade para transportar 1.200 pessoas, o protótipo tem como finalidade apresentar uma solução para os conhecidos problemas de engarrafamento no país. "(O projeto) Tem as mesmas funções que um metrô, mas seu custo de construção é apenas um quinto do do metrô e pode ser concluído em um ano ano", disse o engenheiro-chefe do projeto, said Bai Zhiming. O primeiro teste deve ocorrer até o fim do ano na cidade de Qinhuangdao, no norte da China.

China apresenta 'ônibus do futuro', que leva 1.200 pessoas e trafega sobre carros - BBC Brasil

bbc.com

Protótipo quer oferecer solução para os conhecidos problemas de engarrafamento no país.

27 de maio às 12:33 • Nenhum Comentário

Mata Atlântica: Minas Gerais, que tem a maior área de floresta deste bioma (2,8 milhões de hectares), voltou a liderar o ranking, com perda de 7.702 ha (37% a mais que os 5.608 do período 2013-2014). O Estado já havia sido campeão por cinco anos, a partir de 2008, só perdendo a posição de 2013 para 2014 para o Piauí. Já o Paraná registrou um aumento de 116% no corte das Araucárias, chegando a 1.988 hectares.

Brasil perde 12 cidades de SP de Mata Atlântica em 30 anos | EXAME.com

exame.abril.com.br

O desmatamento da Mata Atlântica dos últimos 30 anos atingiu uma área equivalente a 12,4 cidades de São Paulo

25 de maio às 16:26 • Nenhum Comentário

Alimentos: A projeção vem de um novo relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Rede Global da Pegada Ecológica (Global Footprint Network), que avalia quais países enfrentam os maiores riscos econômicos frente ao impacto de uma duplicação dos preços mundiais dos alimentos. Ele traz uma tabela que classifica os países de acordo com os efeitos potenciais de um choque na produção de alimentos sobre seus PIBs. Em termos de perda percentual, os cinco países que mais seriam afetados estão na África: Benim, Nigéria, Costa do Marfim, Senegal e Gana.

Os países mais vulneráveis a um choque no preço de alimentos | EXAME.com

exame.abril.com.br

Se os preços dos alimentos duplicassem, a China teria a maior perda absoluta no PIB: 160 bilhões de dólares, o equivalente a uma Nova Zelândia

25 de maio às 14:55 • Nenhum Comentário

Resíduos: Os cientistas perceberam que os tijolos que mesclam a argila com as bitucas são mais leves, têm melhores propriedades de isolamento térmico e levam menos tempo para serem queimados durante o processo de fabricação, economizando até 58% de energia nesta etapa. A aparência é exatamente igual à dos tijolos tradicionais e o pesquisador garante que ele não oferece nenhum risco à saúde, já que durante a queima, os poluentes ficam presos aos tijolos e dali não saem nunca mais.

Pesquisador australiano usa bitucas de cigarro para produzir tijolos sustentáveis

ciclovivo.com.br

A opção reduz os custos da produção, elimina um poluente e, ao mesmo tempo, melhora a qualidade do produto final.

25 de maio às 14:39 • Nenhum Comentário

Estudo: Análises de laboratório revelaram que as fezes de animais que receberam um antibiótico comum emitiam mais que o dobro de metano, um gás do efeito estufa, do que as das vacas que não tinham sido tratadas com o remédio. A descoberta põe em evidência mais um perigo do uso rotineiro de antibióticos na pecuária, uma prática que já criou uma onda de resistência aos medicamentos nos seres humanos.

Antibióticos aumentam emissão de metano do esterco de animais

g1.globo.com

Gás Metano contribui com efeito estufa, que eleva a temperatura do planeta. Uso de antibióticos trazem consequências para saúde humana e ambiental.

25 de maio às 14:21 • Nenhum Comentário

Vida Selvagem: A BBC capturou este impressionante vídeo da luta de uma truta pela sobrevivência - o peixe está aprisionado pelas garras afiadas de uma águia-pescadora. As imagens fazem parte do programa Highlands: Scotlands's Wild Heart, da BBC britânica

Vídeo da BBC mostra luta entre truta e águia pescadora - BBC Brasil

bbc.com

Imagens fazem parte do programa "Highlands: Scotlands's Wild Heart", da BBC britânica.

25 de maio às 14:17 • Nenhum Comentário

Sustentabilidade: Em 13 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil construiu e detém o maior banco de práticas, projetos e aplicativos certificados e com livre acesso do País. É inteligência coletiva em sustentabilidade com mais de 300 especialistas de vários países, universidades e organizações. Com 5 modalidades certifica projetos, cases, e aplicativos sustentáveis. Conheça seus principais apoiadores.

Apoiadores | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Apoiadores Apoiadores Institucionais Apoiadores Divulgação Parceiros Modalidades Benchmarking Junior Hackathon MAIS

24 de maio às 16:20 • Nenhum Comentário

Inovação: Os japoneses conseguiram desenvolver uma célula fotoeletroquímica que produz o H2O2. Para os japoneses esse é mais um passo em direção a descobertas que substituam a energia proveniente de gás natural e que barateiem a produção de peróxido de oxigênio, para que ele seja considerado uma fonte energética viável e eficiente.

Japoneses usam energia solar para transformar água do mar em combustível

ciclovivo.com.br

O processo produz peróxido de hidrogênio a partir da água.

24 de maio às 16:12 • Nenhum Comentário

Riscos: A contaminação dos lençóis freáticos pode ser causada por diferentes atividades, em meios urbanos e rurais. Na cidade, aterros sanitários irregulares, lixões e a falta de saneamento podem infectar os lençóis freáticos. No campo, há risco nos pesticidas e fertilizantes químicos, nos resíduos gerados pela pecuária e nas jazidas de mineração, por exemplo.

Embrapa identifica áreas do cerrado com lençóis freáticos mais 'sensíveis'

g1.globo.com

Mapeamento mostra pontos onde clima e relevo favorecem a contaminação. Dados inéditos foram obtidos com satélites e podem nortear preservação.

24 de maio às 16:07 • Nenhum Comentário

Segurança Alimentar: Os rumores vieram de um jornal do país africano. A publicação cita uma mulher zambiana que trabalha em uma fábrica de processamento de carnes na China, cujo nome não foi divulgado. Essa mulher alerta consumidores africanos a deixarem de comprar carne enlatada (chamada "corned beef") da China. O "corned beef" é um tipo de carne de vaca cozida tratada com salmoura. A entrevistada assegura ao jornal que empresas chinesas recolhem cadáveres para usar a carne em produtos enlatados para o mercado africano.

Por que a China se viu obrigada a negar que vende carne humana - BBC Brasil

bbc.com

Embaixador chinês na Zâmbia chamou de 'maldosa e vil' acusação espalhada por jornal de país africano, que alertava sobre procedência de carne enlatada chinesa exportada para a África.

24 de maio às 15:02 • Nenhum Comentário

Maias: Cientistas identificaram uma impressionante correlação entre a ocorrência das secas e o colapso maia. A maior parte das grandes cidades maias "caiu" entre 850 e 925 d.C., algo que coincidiu com quase um século de seca. Como as mudanças climáticas derrubaram os maias?A maior parte das explicações gira em torno da agricultura. Para produzir alimento suficiente, os maias escavaram imensos sistemas de canais que chegavam a centenas de quilômetros de extensão. Isso lhes permitia tornar áreas inférteis produtivas. Eles também derrubaram imensas áreas de florestas para a agricultura e a construção

Como seca pode explicar declínio da civilização maia - BBC Brasil

bbc.com

Mudanças climáticas estariam por trás do incrível declínio de civilização que dominou por séculos região da América Central

23 de maio às 17:20 • Nenhum Comentário

Inovação: Apesar de algumas pessoas acharem estranho pensar que as fezes de um elefante possam se converter em papel, essa é uma indústria crescente no Quênia. Atualmente, 17 empresas participam desse negócio "peculiar", de acordo com os números oficiais. A maior parte delas está concentrada no santuário de Mwaluganje, uma zona de proteção de elefantes de 36 quilômetros quadrados a 45 km da cidade de Mombasa. A indústria de papel de esterco de elefante teve início em um projeto piloto em 1994. Foi só uma década mais tarde, porém, que seu produto final começou a ser comercializado por agricultores locais como Matano.

A lucrativa - e benéfica - indústria que fabrica papel a partir de fezes de elefante - BBC Brasil

bbc.com

Negócio ajuda a preservar os animais e a reduzir o desmatamento no Quênia, além de ser uma fonte de renda importante para comunidades que vivem próximo a reservas.

23 de maio às 13:37 • Nenhum Comentário

Políticas Públicas: Após a França aplicar leis que reduzem o desperdício de alimentos e a Dinamarca incluir políticas que facilitam a comercialização de itens que acabaram de vencer, os italianos também devem seguir pelo mesmo caminho. A estratégia usada pelas autoridades italianas mexe direto no bolso dos comerciantes. O país deve oferecer redução nos impostos de acordo com que quantidade de alimentos destinadas à caridade.

Italia reduz impostos de estabelecimentos que doam comida que iria para o lixo

ciclovivo.com.br

A italia pode ser o próximo país a obrigar os comércios a doarem alimentos ao invés de jogá-los no lixo.

23 de maio às 13:33 • Nenhum Comentário

Educação: Em média, os professores em Xangai passam apenas um terço do tempo ensinando. A maior parte do dia é dedicada a treinamentos, capacitações e sessões com supervisores. Há requisitos rigorosos para a docência, que é vista como uma ocupação de prestígio. E ainda que candidatos ao magistério possam ser rechaçados, o estudo identificou que isso é raro. Em contrapartida, há um sistema com ênfase no treinamento e uma carreira construída a partir de incentivos para os melhores docentes.

O segredo dos professores de Xangai para colocar seus alunos no topo do ranking mundial da...

bbc.com

Em avaliações recentes, metrópole chinesa aparece nos primeiros lugares em matemática, leitura e ciência, na comparação com países e sistemas escolares regionais.

23 de maio às 13:03 • Nenhum Comentário

Arvores: Elas prestam serviços ambientais de imenso valor ao planeta e ao homem. Existem estudos que apontam que a proximidade com áreas verdes melhoram a saúde física e mental das pessoas. Isso sem contar a beleza das paisagens verdes que nos traz bons pensamentos e paz. Cidades com áreas verdes são mais sustentáveis. Condomínios e casas com árvores são mais valorizados, e pessoas que respeitam e plantam árvores são mais úteis para a atual e futuras gerações.

Vya Estelar - Ser Sustentável - Você tem muitas razões para plantar árvores

www2.uol.com.br

As

20 de maio às 19:38 • Nenhum Comentário

Rio Tietê: Devolver as várzeas às margens dos rios é um sonho que, para ser colocado em prática, incomodaria muito gente. Mas a arquiteta Pérola Brocaneli defende que a expansão das cidades é imprescindível para o desenvolvimento humano, por isso o que se deve pensar é em estruturas ecológicas que não separem vida silvestre das áreas urbanas. Ao fazer um retrato das principais mudanças econômicas e culturais que marcaram os últimos séculos (e alteraram drasticamente a paisagem ambiental), a arquiteta ressalta que é necessário que a natureza esteja inserida no ambiente urbano.

Arquiteta resgata paisagem natural em projeto para a marginal Tietê

ciclovivo.com.br

Devolver as várzeas às margens dos rios é um sonho que, para ser colocado em prática, incomodaria muito gente.

20 de maio às 15:56 • Nenhum Comentário

Passáros: Cientistas identificaram pela primeira vez os genes que permitem que os pássaros produzam pigmentos vermelhos, uma cor que desempenha um papel muito importante na comunicação e na atração sexual das aves, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (19) no periódico científico Current Biology. Os genes identificados pertencem ao mesmo grupo de genes que regula a desintoxicação do organismo, afirma o estudo. De acordo com os pesquisadores, isso sugere que a cor vermelha pode ser um sinal da saúde e vitalidade do macho e é capaz de eliminar substâncias tóxicas do seu corpo.

Cientistas resolvem mistério da cor vermelha das aves

g1.globo.com

Genes pertencem ao mesmo grupo dos que regulam a desintoxicação. Cor vermelha pode ser um sinal da saúde e vitalidade do macho

20 de maio às 15:49 • Nenhum Comentário

Soltura de animais: Um vídeo mostrando centenas de pássaros sendo devolvidos a seu habitat natural no município de Água Branca am Alagoas viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. A ação, coordenada pelo Ministério Público de Alagoas, faz parte do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que envolve órgãos federais e dos Estados da Bahia e de Alagoas e tem o objetivo de diagnosticar e combater danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco. O programa também tem como alvo o mercado negro de animais silvestres, que retira de quatro a cinco milhões de animais de seus biomas originais todos os anos nessa região.

Cena de soltura de centenas de pássaros apreendidos viraliza; assista - BBC Brasil

bbc.com

Imagens de fila de agentes e técnicos abrindo gaiolas com aves sendo libertadas em seu habitat am Alagoas foram compartilhadas milhões de vezes.

20 de maio às 15:47 • Nenhum Comentário

Crueldade com Animais: O programa Panorama, da BBC, tem investigado o lado cruel do comércio de cães, que movimenta milhões de libras no Reino Unido. Por meio de filmagens secretas, a produção do programa mostrou as más condições em que esses animais são criados dentro de uma fazenda no condado irlandês de Cavan, como parte de uma indústria multimilionária que comercializa cães na Irlanda e no restante do Reino Unido.

BBC flagra canis da Irlanda que criam cães em condições chocantes - BBC Brasil

bbc.com

Cadelas são presas em caixas com suas crias ou deixadas em gaiolas com condições deploráveis de higiene.

20 de maio às 15:44 • Nenhum Comentário

Energia: A medida adotada por Copenhague proíbe investimentos em empresas que ganham mais de 5% de sua receita a partir de carvão, petróleo e gás. Além das empresas que trabalham diretamente com a produção deste tipo de energia, a decisão afeta também as companhias que fornecem equipamentos e serviços para a indústria de combustível fóssil.

Copenhague proíbe investimentos em combustíveis fósseis

ciclovivo.com.br

A decisão segue uma medida já aplicada em outras cidades europeias comprometidas com políticas de baixo carbono.

19 de maio às 16:53 • Nenhum Comentário