Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

O gado bovino demanda 28 vezes mais terra e 11 vezes mais irrigação que os suínos e as aves, e uma dieta com sua carne é dez vezes mais custosa para o meio ambiente, segundo um estudo publicado esta semana por uma revista científica.

Carne bovina é dez vezes mais custosa ao meio ambiente, diz estudo

g1.globo.com

Criação de gado bovino demanda mais recursos naturais que demais culturas. Estudo foi publicado nesta semana na revista científica 'PNAS'.

22 de julho às 14:53 • Nenhum Comentário

O que é bom hoje tem que ser bom amanhã. O que é bom para um, tem que ser bom para outros. Esta é uma das premissas da cultura de sustentabilidade. Drops de Marilena Lavorato para o portal Vya Estelar.

Vya Estelar - Ser Sustentvel - Sustentabilidade: o que bom para mim tem de ser bom para o outro

www2.uol.com.br

Algo que na sua essência seja bom para um e para um bilhão de pessoas. Valores, diretrizes e práticas que podem ser adotados em qualquer lugar do planeta (a essência adaptada à cultura local) e, portanto, considerados como valores, diretrizes e práticas universais. Partindo do pressuposto de que a s…

22 de julho às 10:09 • Nenhum Comentário

Linha do Tempo do Programa Benchmarking Brasil confirma crescimento e solidez da iniciativa

Benchmarking Brasil - Linha do Tempo - graficos - 2003 2014 - Benchmarking - Notícias

benchmarkingbrasil.com.br

Linha do Tempo - graficos - 2003 2014

22 de julho às 10:06 • Nenhum Comentário

Descobre-se que os pássaros têm sotaques regionais. "As cotovias podem reconhecer se uma outra ave é local ou se ela veio de longe só pelo som."

Software pode decodificar canto dos pássaros - BBC Brasil - Notícias

www.bbc.co.uk

Pesquisa utilizou o maior conjunto de dados já existente: gravações brasileiras de mais de 500 pássaros.

22 de julho às 10:03 • Nenhum Comentário

Crescemos ouvindo que o Brasil era um país rico em recursos naturais e com muita água. Esta visão superficial e simplista criou uma cultura despreocupada da população em relação a estas questões. Artigo de Marilena Lavorato para o Portal Pensamento Verde.

O que aprender com a crise hídrica de 2014? - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

O que aprender com a crise hídrica de 2014?. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

21 de julho às 20:39 • Nenhum Comentário

Povos antigos já acreditavam que a Terra é um organismo vivo, onde tudo é diretamente interligado. O termo ecocídio foi usado pela primeira vez para definir o dano ambiental causado por uma ou mais espécies que causam mudanças no ecossistema.

Você sabe o significado de ecocídio? - Pensamento Verde

www.pensamentoverde.com.br

Você sabe o significado de ecocídio?. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

21 de julho às 20:34 • Nenhum Comentário

Abelhas estão diminuindo ao redor do mundo e isto é uma ameaça para a polinização de flores e frutas. Os cientistas ainda não descobriram motivo, mas o uso excessivo de pesticidas pode ser uma das causas. Hoje, 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo são polinizadas por alguma espécie de abelha, e segundo a ONU, os serviços de polinização prestados por esses insetos no mundo – seja no ecossistema ou nos sistemas agrícolas -- são avaliados em US$ 54 bilhões por ano.

Reino Unido apela ao público para tentar salvar abelhas da extinção

g1.globo.com

Mortalidade ao redor do planeta ameaça a polinização de flores e frutas. Entre as possíveis causas estão o uso excessivo de pesticidas.

21 de julho às 18:22 • 1 Comentário

O desmatamento na floresta amazônica aumentou. A maior parte da devastação ocorreu no Pará (464 km²), seguido de Amazonas (136 km²), Rondônia (126 km²), Mato Grosso (115 km²) e Acre (2 km²).

ONG aponta alta no desmatamento da Amazônia Legal em junho de 2014

g1.globo.com

Levantamento foi divulgado pela organização Imazon, com sede no Pará. Devastação foi de 843 km², valor 358% maior ao de junho de 2013.

21 de julho às 18:16 • Nenhum Comentário

De acordo com um canal de televisão da China, os trabalhadores da fábrica de Xangai Husi Food misturavam carne vencida à carne fresca e enganavam deliberadamente os inspetores de qualidade do McDonald's.

Fábrica que vendia carne estragada ao McDonald's é fechada

exame.abril.com.br

Governo de Xangai ordenou o fechamento de uma fábrica da OSI que vendia carne estragada para lanchonetes como McDonald's e KFC

21 de julho às 18:10 • Nenhum Comentário

Cerca de 200 mil pessoas assinaram uma petição online para transferir um urso polar desanimado da Argentina para o Canadá. Arturo, apelidado de "o animal mais triste do mundo", vive sozinho em uma jaula de concreto em Mendoza, onde as temperaturas podem atingir 38º C. O urso de 29 anos foi visto cabisbaixo, dando voltas na jaula e apresentava um comportamento que alguns compararam à depressão.

Petição quer levar urso polar 'triste' da Argentina para o Canadá

g1.globo.com

Arturo, apelidado de 'o animal mais triste do mundo', é o único urso polar em zoológico na Argentina.

18 de julho às 23:43 • Nenhum Comentário

Metrópoles Brasileiras, importante evento da Carta Capital na próxima semana - 21/07

| Instituto Mais

www.institutomais.com.br

O I+ apoia este evento que reunirá gestores públicos, acadêmicos, urbanistas e especialistas para levantar os principais problemas vividos pelas megacidades

18 de julho às 20:29 • Nenhum Comentário

O gás metano produzido pelo gado bovino é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa, depois das atividades humanas. Bois e vacas emitem gás metano quando arrotam, o que fazem duas vezes por minuto, e expulsam flatulência. Uma vaca adulta pode gerar gás metano equivalente ao CO2 gerado em um dia por um carro, segundo estatísticas.

Cientistas propõem dieta para reduzir metano emitido pelas vacas

g1.globo.com

Inclusão de óleos e pastagens mais jovens ajudariam a reduzir emissões. Gado bovino é o segundo maior lançador de gases-estufa, depois do homem.

18 de julho às 19:56 • Nenhum Comentário

Moradores de Inakadate (Japão) atraem turistas interessados em ver os trabalhos no arrozal, que já foram considerados Patrimônio Cultural pela Unesco no ano passado. Pena que o desenho logo se desfaz conforme a dinâmica do arrozal.

Lavoura de arroz vira obra de arte gigante no Japão - BBC Brasil - Vídeos e Fotos

www.bbc.co.uk

Campo em vilarejo ganhou figuras feitas com dez tipos diferentes de arroz.

18 de julho às 15:01 • Nenhum Comentário

Ranking dos Países que mais gastam com bebida e tabaco. Já no Brasil (que não está neste Ranking), 1,4% do orçamento doméstico do brasileiro vai para bebidas alcóolicas e tabaco.

Os 10 países onde as pessoas mais gastam com bebida e tabaco

exame.abril.com.br

Na República Tcheca, quase 10% do orçamento doméstico vai direto para álcool e tabaco, mais de 6 vezes acima da taxa brasileira

18 de julho às 14:58 • Nenhum Comentário

Um novo concurso de fotografia patrocinado pela National Geographic premiou as melhores imagens registradas por drones ─ veículos aéreos não tripulados. A foto vencedora retrata o sobrevoo de uma águia em um parque em Bali, na Indonésia. Simplesmente magnifico.

Sobrevoo de águia vence concurso de fotos por drones - BBC Brasil - Vídeos e Fotos

www.bbc.co.uk

Competição da National Geographic reuniu registros deslumbrantes feitos por veículos aéreos não tripulados.

18 de julho às 14:29 • Nenhum Comentário

Mas quando o assunto é juros reais, o Brasil é campeão. E como isto atrapalha e impede crescimento, inovação e empreendedorismo. É alto o impacto na economia.

Brasil continua líder mundial em juros reais

exame.abril.com.br

Mesmo com a manutenção da Selic em 11%, Brasil segue em primeiro lugar no ranking mundial de juros reais (juros nominais menos inflação)

18 de julho às 10:12 • Nenhum Comentário

Também na eficiência energética perdemos feio para a Alemanha que é o numero 1 do mundo. Veja porque.

Brasil é 15º em eficiência energética; Alemanha é número 1

exame.abril.com.br

País aparece à frente apenas do México em estudo que avaliou a eficiência energética entre 16 importantes economias do mundo; Alemanha lidera

18 de julho às 10:10 • Nenhum Comentário

Ensaio fotográfico 'Seven Days of Garbage' mostra nossa irresponsabilidade com o descarte de resíduos (lixo). "Alguns dos participantes do ensaio optaram por excluir materiais que tinham mau cheiro. Outros, no entanto, se mantiveram fieis ao projeto original e trouxeram tudo o que descartaram durante uma semana", informou o fotógrafo Gregg Segal dos EUA.

Em imagens: Projeto 'rodeia' participantes de sete dias do seu próprio lixo - BBC Brasil -...

www.bbc.co.uk

Para chamar atenção para a quantidade de lixo produzida no mundo, fotógrafo californiano retratou vizinhos rodeados por detritos descartados por eles em uma semana.

18 de julho às 10:08 • Nenhum Comentário

Linha do tempo mostra a performance do Programa Benchmarking Brasil em seus 12 anos de existência.

Benchmarking Brasil - Linha do Tempo - graficos - 2003 2014 - Benchmarking - Notícias

benchmarkingbrasil.com.br

Linha do Tempo - graficos - 2003 2014

17 de julho às 21:34 • Nenhum Comentário

Iniciativas urbanas para a sustentabilidade - Drops de Marilena Lavorato para Portal Vya Estelar

Vya Estelar - Ser Sustentvel - Iniciativas urbanas para a sustentabilidade

www2.uol.com.br

Ciclovias, coleta seletiva do lixo e áreas verdes são algumas iniciativas urbanas que tornam as cidades mais sustentáveis e menos "impactantes"

17 de julho às 20:57 • Nenhum Comentário

ANA reduz vazão da barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí (RJ) para preservar os estoques de água disponíveis no reservatório

ANA reduz temporariamente vazão de barragem no Rio Paraíba do Sul

g1.globo.com

Vazão da barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, caiu para 165 m³/s. Resolução publicada no Diário Oficial desta quinta vale até 15 de agosto.

17 de julho às 11:47 • Nenhum Comentário

O saldo dos desastres naturais relacionados aos extremos do clima segue uma crescente que não dá sinais de trégua. Os prejuízos econômicos provocados por enchentes, secas e furacões nas últimas quatro décadas chegam a 2,3 trilhões de dólares, quase um Brasil em PIB.

As 10 catástrofes naturais mais caras em 40 anos

exame.abril.com.br

O mundo está pagando uma conta salgada ao manter o atual padrão de produção e consumo, sem compromissos mais sérios de combate às mudanças climáticas

17 de julho às 11:35 • Nenhum Comentário

Protocolo de Nagoya: Na prática, os países que ratificaram o protocolo se comprometem em compartilhar os benefícios vindos da exploração de recursos naturais, como plantas ou animais, com o país de origem desses recursos. Também tem a garantia de que recursos naturais retirados de seu próprio país serão submetidos à mesma regra.

Acordo global de biodiversidade pode entrar em vigor sem o Brasil

g1.globo.com

País foi um dos primeiros a assinar protocolo, mas ainda não o ratificou. Objetivo é compartilhar benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade.

17 de julho às 11:33 • Nenhum Comentário

Ecovila: considerada pela ONU como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável. Conheça as que temos no Brasil

Conheça 10 ecovilas espalhadas pelo Brasil

www.sidneyrezende.com

Lista mostra comunidades onde o estilo de vida é o sustentável.

16 de julho às 19:25 • Nenhum Comentário

Esta é a primeira vez desde o acidente de Fukushima (março de 2011) que as autoridades de regulação emitem um parecer sobre o cumprimento dos critérios de segurança em uma usina nuclear, quando a totalidade dos 48 reatores atômicos do Japão estão paralisados.

Reatores julgados seguros abrem caminho à retomada nuclear no Japão

g1.globo.com

Sendai 1 e 2 são compatíveis com normas de segurança, diz relatório. Autoridades de regulação aprovaram medidas tomadas pela companhia.

16 de julho às 12:37 • Nenhum Comentário