Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

Energia Renovável: A partir de 2017, o Google passará a usar toda sua energia apenas de fontes renováveis.O objetivo é reduzir a quantidade de energia necessária para acionamento de todas as buscas e vídeos do Youtube, que, de acordo com os seus técnicos, demandam até 3,5 vezes mais eletricidade para entregar a mesma quantidade de poder de computação que entregavam há cinco.

www.pensamentoverde.com.br

pensamentoverde.com.br

15 de janeiro às 8:53 • Nenhum Comentário

Florestas: A área intacta da paisagem florestal mundial, sem nenhum sinal de atividade humana, caiu 7,2% de 2000 a 2013, segundo um estudo publicado na sexta-feira (13) pela revista científica "Science Advances". O trabalho, do professor de geografia da Universidade de Maryland (EUA), Peter Potapov, e sua equipe utilizou imagens de satélites do Google Earth e dados do governo para monitorar as mudanças nestes anos.

Área intacta da paisagem florestal mundial caiu mais de 7% em 13 anos

g1.globo.com

Segundo especialistas, foram perdidos 919 mil km² de terrenos formados por mosaicos de ecossistemas florestais e carentes de árvores de forma natural.

15 de janeiro às 8:47 • Nenhum Comentário

Ursos: Os cientistas resolveram divulgar as imagens para alertar o público sobre a ameaça do aquecimento global. Segundo a ONG World Wildlife Foundation, trata-se de uma espécie em situação de vulnerabilidade. Sua população atual no mundo é estimada em 20 mil a 25 mil animais, dos quais de 5 mil a 7 mil vivem no Ártico russo. Desde que a a caça de ursos polares foi proibida na Rússia, em 1957, a maior ameaça atual aos animais é a perda de seu habitat por conta de mudanças climáticas.

Câmera em colar de urso polar dá pistas de como aquecimento está mudando seu cotidiano - BBC Brasil

bbc.com

Cientistas americanos decidiram divulgar imagens para alertar população sobre a ameaça do aquecimento global.

13 de janeiro às 15:42 • Nenhum Comentário

Programe-se

Instituto Mais

Agenda: Inovações e Práticas de Excelência no 1o Forum de Sustentabilidade do ano. Dia 09 de fevereiro, das 9h as 12h, Paulista, 1912 - 1o andar - Auditório EMAG. Especialistas, cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking Brasil, Edição 2016. Gratuito, mas com vagas limitadas. Certificado de participação digital. Inscrições online. Programe-se.

13 de janeiro às 12:03 • Nenhum Comentário

Alimentos: A iniciativa de um fotógrafo espanhol entusiasta da alimentação saudável e da prática de crossfit é muito útil mostra quanto açúcar está contido na comida industrializada que consumimos diariamente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo máximo de 50 g de açúcar por dia – algo próximo de 6 colheres de chá. Você vai se surpreender com a quantidade de açucar nos alimentos industrializados.

Site mostra quantidade de açúcar em alimentos

exame.abril.com.br

Fotógrafo colocou alimentos ao lado de torrões de açúcar contidos em suas fórmulas

13 de janeiro às 12:01 • Nenhum Comentário

Inclusão: O Heroic Food é uma oportunidade de dar aos veteranos uma nova profissão, ajudando-os a fugir do desemprego comum após o término de suas missões em guerra, além de ser uma forma eficiente de garantir a produção de alimentos necessária para abastecer a demanda da região e do país. Localizada no estado de Nova York, EUA, a fazenda recebe os ex-soldados que têm interesse em aprender as habilidades necessárias para se tornar um produtor orgânico de alimentos.

Projeto usa agricultura orgânica para ajudar soldados que voltaram da guerra

ciclovivo.com.br

O projeto ensina e introduz os ex-militares aos conceitos de agricultura sustentável.

13 de janeiro às 11:54 • Nenhum Comentário

Lixo Nuclear: Portugal recorrerá à Comissão Europeia contra os planos da Espanha de construir um depósito de lixo nuclear na usina de Almaraz por temores de impactos ambientais na fronteira entre os dois países, disse o ministro do Meio Ambiente de Portugal, João Matos Fernandes, nesta quinta-feira (12). O ministro falou após conversas com representantes do governo espanhol, cujo anúncio em 29 de dezembro da decisão de construir o depósito pegou os portugueses de surpresa.

Portugal reclamará à UE sobre plano espanhol de construir depósito de lixo nuclear

g1.globo.com

Espanha quer construir depósito na usina de Almaraz, a 100km a leste da fronteira com Portugal. País vizinho teme impacto ambiental.

13 de janeiro às 11:49 • Nenhum Comentário

Energia: No final de dezembro de 2016, a França inaugurou uma estrada de aproximadamente 1km coberta por painéis solares. Este, que é o primeiro projeto do tipo que se tem conhecimento no mundo, passa por Tourouvre-au-Perche, uma cidade com cerca de 3.400 residentes, e deve receber uma média de dois mil carros por dia. Para aumentar a eficácia e durabilidade da estrada, os painéis foram revestidos com um filme especial de silício, para protege-los de veículos mais pesados, como os caminhões.

França inaugura primeira estrada solar do mundo - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

França inaugura primeira estrada solar do mundo. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

12 de janeiro às 15:22 • Nenhum Comentário

2017 Principais Riscos: O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) divulgou a edição anual do estudo que procura antecipar os principais riscos e desafios globais para os próximos 12 meses.O documento, intitulado Global Risks Report (Relatório de Riscos Globais, em tradução livre), avalia tendências e serve de bússola para a formulação de políticas e estratégias de governos e empresas. Ele foi divulgado uma semana antes do início da reunião anual do Fórum em Davos, na Suíça, que conta sempre com a presença de acadêmicos e líderes empresariais e políticos do mundo inteiro.

De desastres naturais a terrorismo: os 5 grandes riscos globais em 2017, segundo Fórum Econômico Mundial - BBC Brasil

bbc.com

Publicado às vésperas de encontro anual de Davos, relatório de Riscos Globais avalia tendências e serve de bússola para formulação de políticas e estratégias de governos e empresas.

12 de janeiro às 15:06 • Nenhum Comentário

Energia: A transformação energética sem precedentes pela qual a Alemanha está passando, conhecida como “Energiewende”, tem um personagem principal: a própria população do país. É dela que vem a maior pressão para que o governo consiga atingir seu arrojado objetivo de reduzir em até 95% o nível de emissão de CO2 na atmosfera até 2050.

Por que a população alemã lidera uma revolução energética

exame.abril.com.br

Alemanha se comprometeu a reduzir em até 95% a emissão de CO2 até 2050, e a população é quem mais pressiona para que isso dê certo. Veja por que

12 de janeiro às 11:51 • Nenhum Comentário

Ilhas de Calor: Nas grandes cidades ocorre este efeito causado entre outros fatores pela falta de áreas verdes, excesso de construções, asfalto e poluição externa. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, uma área sombreada pode ser até sete graus mais fresca do que áreas expostas ao sol.

Ilhas de calor fazem temperaturas subirem ainda mais nas metrópoles

ciclovivo.com.br

O efeito é causado pela falta de áreas verdes, ao excesso de construções, asfalto e poluição externa.

12 de janeiro às 11:47 • Nenhum Comentário

Dieselgate: Seis executivos da Volkswagen foram denunciados pela fraude dos motores a diesel da montadora nos Estados Unidos. Um deles está preso desde o último sábado (7), quando iria embarcar para a Alemanha. Os outros estão no país europeu. Se for confirmado, os gastos da fabricante com as consequências do escândalo devem chegar a US$ 20 bilhões, mais do que o previsto pela companhia. Os clientes afetados pelo dieselgate podem escolher entre revender o carro para a montadora ou levá-los para recall que vai corrigir o problema.

EUA denunciam 6 executivos da Volkswagen pelo 'dieselgate'

g1.globo.com

Eles poderão responder criminalmente por fraude em motores; 1 está preso. Montadora deverá fechar novo acordo bilionário para encerrar processos.

12 de janeiro às 11:45 • Nenhum Comentário

Crime ambiental: Ex-soldado do Serviço Aéreo Especial (SAS na sigla em inglês), unidade das Forças Armadas do Reino Unido, o irlandês nascido no Zimbábue Jeffrey Lendrum, de 55 anos, foi condenado por transportar sem autorização ovos de falcão peregrino, espécie ameaçada de extinção. Antes do Brasil, Lendrum já havia cumprido pena no Canadá, Reino Unido e Zimbábue pelo mesmo crime.

Ladrão internacional de ovos raros está foragido depois de ter prisão decretada no Brasil - BBC Brasil

bbc.com

Irlandês Jeffrey Lendrum se especializou em roubar ovos de falcões peregrinos para vendê-los por R$ 20 mil cada um; ele desapareceu depois que Justiça lhe permitiu apelar de condenação em liberdade.

12 de janeiro às 11:41 • Nenhum Comentário

Banco de Cases Benchmarking: Mais de 350 cases, projetos, APPs certificados pelo Programa Benchmarking nos ultimos 14 anos. Um rico acervo que serve de fonte de consulta e pesquisa para quem atua ou se interessa por boas práticas de sustentabilidade

BANCO DIGITAL BENCH | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

BANCO DIGITAL BENCH Um Banco de Práticas, Ideias e Soluções Sustentáveis O Banco Digital do Programa Benchmarking Brasil é a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando a sua trajetória e seu nível de evolução. É um rico acervo construído em mais de uma década e que serve de fonte de…

11 de janeiro às 14:23 • Nenhum Comentário

Desmatamento: A decisão vale para o território nacional, mas também se aplica às relações comerciais entre as companhias norueguesas e outros países. A decisão norueguesa é extremamente importante para o mundo, pois incentiva outros países a seguirem o mesmo caminho. Este tipo de compromisso não significa apenas deixar de desmatar a própria floresta, mas, principalmente, implica não financiar indiretamente o desmatamento e a destruição da biodiversidade em outros países.

Noruega é o primeiro país do mundo a proibir o desmatamento

ciclovivo.com.br

A decisão é extremamente importante para o mundo, pois incentiva outros países a seguirem o mesmo caminho.

11 de janeiro às 14:14 • Nenhum Comentário

Agenda: Inovações e Práticas de Excelência no 1o Forum de Sustentabilidade do ano. Dia 09 de fevereiro, das 9h as 12h, Paulista, 1912 - 1o andar - Auditório EMAG. Especialistas, cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking Brasil, Edição 2016. Gratuito, mas com vagas limitadas. Certificado de participação digital. Inscrições online. Programe-se.

09 de fevereiro – Encontro Técnico 1 | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

09 de fevereiro – Encontro Técnico 1 Inovações, reflexões e práticas de excelência em Proteção e Conservação Especialistas e Cases Benchmarking certificados em 2016 Participação gratuita, vagas limitadas. Para se inscrever e ver a programação anual, clique na imagem

10 de janeiro às 20:16 • Nenhum Comentário

Chimpazés: Isso sugere que essa população de chimpanzés em particular tem o que os pesquisadores chamam de “uma cultura de bebida”, um costume compartilhado por esse grupo de fabricar ferramentas para ajudá-los durante a seca. Os animais pertencem à subespécie de chimpanzés comum na África Ocidental, que está ameaçada de extinção.

Cientistas registram imagens inéditas de chimpanzés produzindo e usando ferramentas para beber água - BBC Brasil

bbc.com

Animais flagrados na Costa do Marfim mastigam pontas de galhos de árvores para transformá-los em uma espécie de pincel que absorve líquidos.

10 de janeiro às 19:18 • Nenhum Comentário

Energia: O projeto israelense pretende aproveitar o sol a partir de diferentes sistemas. Além da energia térmica, o complexo terá placas fotovoltaicas e um sistema de armazenamento de energia. O intuito é aproveitar ao máximo o espaço, com opções que se completam e aumentam a eficiência na produção energética.

Israel está construindo a torre solar mais alta do mundo

ciclovivo.com.br

A torre será usada para a produção de energia solar concentrada. Em seu entorno estarão espalhados 50 mil espelhos.

10 de janeiro às 14:59 • Nenhum Comentário

Saúde: O tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano e matará um terço a mais de pessoas até 2030 do que agora, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira. O custo estimado supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo, que a OMS colocou em cerca de 269 bilhões de dólares em 2013-2014.

Tabagismo vai matar 8 milhões por ano até 2030, diz OMS

exame.abril.com.br

Segundo estudo, o custo com o tabagismo supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo

10 de janeiro às 12:10 • Nenhum Comentário

Clima: Barack Obama, defendeu a redução de emissões de gases do efeito estufa em um artigo publicado na revista "Science" contra os planos de Donald Trump de anular o Acordo de Paris, afirmando que o pacto climático é do interesse dos Estados Unidos. No texto, Obama disse que os Estados Unidos estavam demonstrando que a redução de gases de efeito estufa pode ajudar o crescimento econômico. As reformas podem "aumentar a eficiência, a produtividade e a inovação", apontou.

Obama defende Acordo de Paris em artigo publicado na 'Science'

g1.globo.com

Barack Obama se posicionou contra os planos de Donald Trump de anular o acordo climático.

10 de janeiro às 12:04 • Nenhum Comentário

Programe-se: Os Fóruns de Sustentabilidade são encontros técnicos para exposição de cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking em sua ultima edição, e, em consonância com a agenda ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Participação gratuita, vagas limitadas. O primeiro encontro técnico do ano se realizará em 09 de fevereiro. Os demais (serão 7 no total) nos meses subsequentes. Imperdível. Programe-se.

AGENDA 2017 | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

AGENDA 2017 Programe-se Os Fóruns de Sustentabilidade são encontros técnicos para exposição de cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking, e em consonância com a agenda ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Os primeiros encontros foram realizados a partir de 20...

9 de janeiro às 16:19 • Nenhum Comentário

Energia: O material desenvolvido pelos cientistas é um filamento de cobre extremamente fino, leve e flexível. De um lado, as fitas possuem uma célula solar e do outro elas são equipadas com camadas de armazenamento de energia. Os testes realizados pela equipe, que utilizou um tear tradicional nas experiências, mostram que os filamentos poderiam ser atados da mesma forma que outros tecidos. Isso permitiria a fabricação direta de roupas que geram e armazenam a energia para o abastecimento individual.

Cientista norte-americano cria tecido que gera e armazena energia solar

ciclovivo.com.br

De um lado, as fitas possuem uma célula solar e do outro elas são equipadas com camadas de armazenamento de energia.

9 de janeiro às 16:15 • Nenhum Comentário

Seca: De 2012 a 2015, o Nordeste registrou prejuízos de R$ 104 bilhões com a seca. O valor equivale a quase 70% das perdas em razão desse fenômeno em todo o Brasil, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os valores de 2016 ainda não foram contabilizados.

Nordeste enfrenta maior seca em 100 anos

exame.abril.com.br

No sertão de Petrolina, quinta maior cidade de Pernambuco, não choveu por 11 meses

9 de janeiro às 16:05 • Nenhum Comentário

Dieselgate: A empresa conseguiu autorização para fazer o recall de 70 mil carros nos Estados Unidos envolvidos no "dieselgate", ou seja, os que têm o programa de computador que frauda resultados de inspeção veicular. Os primeiros modelos a serem consertados serão os de motor 2.0. São eles os Volkswagen Beetle, Golf, Golf SportWagen, Jetta, Passat 2015 e o Audi A3 2015. A empresa ainda aguarda a aprovação para o reparo de outros 400 mil veículos 2.0.

Volkswagen recebe aval para recalls do 'dieselgate' nos EUA

g1.globo.com

Montadora começou reparos na Europa, mas não tinha acordo nos EUA. Conserto é opção à recompra dos carros a diesel envolvidos em escândalo.

9 de janeiro às 16:02 • Nenhum Comentário

Animais: A vida da preguiça-de-três-dedos é baseada em comer e dormir - a maior parte de sua energia é gasta ao subir e descer de árvores para se aliviar. No entanto, vez ou outra elas também precisam se reproduzir. Quando isso ocorre, as fêmeas avisam aos machos que estão prontas para o acasalamento ao fazerem um chamado - é aí que eles vão atrás delas, em trajetos que por vezes incluem travessias a nado.

Preguiça atravessa mangue a nado 'em busca do amor' - BBC Brasil

bbc.com

O processo de acasalamento pode ser trabalhoso para as preguiças-de-três-dedos, uma espécie em extinção.

6 de janeiro às 18:06 • Nenhum Comentário