Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Posts

BLOG

Clique AQUI

Facebook:

Instituto Mais

#desafiominhaboapratica #meuods #transformandomundo #socioambientalonline #institutomais @socioambientalonline

Desafios Aceitos | Socioambiental Online

socioambientalonline.com.br

Desafio Minha boa prática: Existem muitas pessoas, em muitos lugares que praticam o bem e que com suas pequenas grandes ações estão transformando o mundo. Todos temos uma boa prática para compartilhar e mostrar o poder de ação de cada pessoa. Grave um vídeo de até 1 minuto, ou envie 1 foto que mostr...

28 de abril às 19:28 • Nenhum Comentário

Oceanos: Após um estudo realizado por pesquisadores da Associação Educacional do Mar de Woods Hole, em Massachussetts, foi descoberto que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos por ano. Esse número bastante significativo deixa claro a urgência da busca por soluções para minimizar esse grave problema que está assolando os oceanos. Tentando encontrar um meio de reverter essa destruição que só vem aumentando, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou esse mês que vai realizar o primeiro Festival Mundial do Oceano, no dia 04 de junho.

ONU vai promover o 1º Festival Mundial dos Oceanos - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

ONU vai promover o 1º Festival Mundial dos Oceanos. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

28 de abril às 17:17 • Nenhum Comentário

Baleias: As baleias jubarte são conhecidas por suas migrações épicas que as levam das águas polares do Ártico e da Antártida, onde se alimentam durante o verão, para as águas tropicais e subtropicais, onde acasalam e dão à luz durante o inverno. A viagem de retorno aos polos é crítica para a sobrevivência dos filhotes, por se tratar de um período em que eles estão muito vulneráveis à ataques de predadores ou a se enroscar em redes de pesca industrial.

Baleias bebês “sussurram” com mães para evitar predadores; ouça

exame.abril.com.br

O que acontece nas longas migrações marcadas por uma forte relação entre mãe e prole é um mistério que começa a ser desvendado pelos cientistas

28 de abril às 17:08 • Nenhum Comentário

Clima: Os traços registram a trajetória de um iceberg à medida que ele foi movido por ventos, correntes e marés. E essa "arte glacial" faz parte de uma incrível coleção de imagens que detalha como a ação do gelo moldou o fundo do mar nas regiões polares da Terra. Um atlas compilado pela Sociedade Geológica de Londres reúne o trabalho de mais de 250 cientistas de 20 países e representa a mais abrangente perspectiva do leito marinho nas altas latitudes.

Os desenhos que os icebergs deixam no fundo do mar e contam a história do clima - BBC Brasil

bbc.com

Cientistas publicam novo atlas dos polos, detalhando as formas estranhas deixadas no leito marinho e que podem explicar como camadas de gelo reagem a mudanças climáticas.

28 de abril às 17:06 • Nenhum Comentário

Acordo do Clima: O republicano Trump, eleito em novembro, prometeu durante a campanha que iria retirar os EUA do pacto de Paris até 100 dias depois de assumir a Presidência, parte de um plano mais amplo para revogar as proteções ambientais do governo de seu antecessor, Barack Obama, que ele disse estarem prejudicando a economia.

Trump diz que EUA querem tratamento justo em acordo climático

g1.globo.com

Presidente americano disse que vai anunciar decisão sobre permanência do EUA no pacto em duas semanas. Em campanha, Trump prometeu que iria retirar os EUA do pacto de Paris.

28 de abril às 17:02 • Nenhum Comentário

Plantas Medicinais: O uso de plantas para curar doenças é muito antigo. Podemos usar as plantas medicinais em chás ou outros preparos caseiros, desde que tenhamos conhecimento sobre os efeitos, formas e quantidade de uso. Plantas medicinais in natura e remédios fitoterápicos não são a mesma coisa. Fitoterápicos são remédios manipulados com uma concentração de ativos padronizados de origem vegetal produzidos pela indústria farmacêutica.Já as plantas medicinais são ervas, folhas e cascas para preparos caseiros. Cada planta medicinal tem seu principio ativo e por isso é recomendada para determinada situação.

Fitoterápicos e plantas medicinais; entenda a diferença

vyaestelar.uol.com.br

O Brasil é um país com uma rica flora medicinal

27 de abril às 18:33 • 1 Comentário

Proteção dos animais: Segundo a imprensa internacional tem noticiado nesses últimos dias, Taiwan está decidido a se tornar o primeiro país asiático a proibir o consumo da carne de cães e gatos. De acordo com os novos termos da Lei de Proteção aos Animais do país, o taiwanês que comer esse tipo de carne estará sujeito a uma multa de até 250 mil dólares taiwaneses (o equivalente a quase 23 mil reais), enquanto a punição para crimes de crueldade ou abate destes animais podem levar o sujeito a cumprir uma pena de dois anos de prisão e multas que podem chegar a casa dos dois milhões da moeda local.

Taiwan proíbe o consumo de carne de cães e gatos - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Taiwan proíbe o consumo de carne de cães e gatos. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

27 de abril às 18:24 • Nenhum Comentário

Retrocesso: O decreto de Trump é parte de um esforço de reverter muitas das proteções ambientais implementadas por seu antecessor, o presidente democrata Barack Obama, que Trump diz estarem prejudicando o crescimento econômico. A agenda de Trump tem sido comemorada pela indústria, mas tem irritado ambientalistas. Desafios legais são esperados, já que nenhum outro presidente já rescindiu uma designação monumental.

Trump decreta revisão de monumentos nacionais para permitir exploração

g1.globo.com

Medida abre mais espaço em terras federais para perfuração, mineração e outras explorações e reverte proteções ambientais implementadas pelo ex-presidente Barack Obama.

27 de abril às 18:21 • Nenhum Comentário

Invasão: Todos os anos, depois das chuvas de primavera, os caranguejos saem debaixo da terra para reproduzir.O destino é a praia, onde depositam os ovos, sob as ondas.Os bebês nascem no mar e depois retornam ao convívio dos pais. Mas a jornada dos caranguejos pode causar problemas, muitos deles invadem casas e estradas.

Baía dos Porcos é invadida por milhões de caranguejos - BBC Brasil

bbc.com

Todos os anos, depois das chuvas de primavera, crustáceos saem debaixo da terra para se reproduzir.

27 de abril às 18:19 • Nenhum Comentário

Agenda: No próximo dia 18 de maio acontecerá o IV Fórum de Sustentabilidade em São Paulo. A programação reúne especialistas, cases e projetos Benchmarking, além de dinâmicas didáticas sobre emissões. A iniciativa congrega um time de 12 instituições que inclui universidades, escolas técnicas profissionalizantes, entidades representativas e governamentais, e mídia especializada. Gratuito, vagas limitadas, emissão de certificado digital aos que comparecerem. Programe-se e participe.

IV Fórum de Sustentabilidade em 18 de Maio | Benchmarking Brasil

benchmarkingbrasil.com.br

Programe-se para o quarto Fórum de Sustentabilidade que acontecerá em 18/05, no Centro de Capacitações do Centro Paula Souza – Rua General Couto de Magalhaes 145 – Santa Ifigênia – São Paulo/SP.  Na programação, Cases, Projetos e Aplicativos Benchmarking alinhados com os ODS

26 de abril às 16:04 • Nenhum Comentário

Descoberta: Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que a larva de mariposa, que se alimenta da cera da colmeia de abelhas, também pode degradar plástico. Experimentos mostraram que o inseto pode quebrar as ligações químicas do plástico de forma semelhante à digestão da cera de abelha. Por ano, cerca de 80 milhões de toneladas de polietileno são produzidas no mundo. Esse tipo de plástico, comum em material hospitalar e embalagens domésticas, leva cerca de 50 anos para se decompor na natureza.

Cientistas apostam em lagarta comedora de plástico contra acúmulo de lixo - BBC Brasil

bbc.com

Larva de mariposa devora sacolas de plástico e pode ser a chave para combater a poluição ambiental, dizem pesquisadores.

26 de abril às 15:59 • Nenhum Comentário

Lixo: Um novo estudo surpreendente encontrou altas concentrações de lixo plástico nos mares do Ártico. Segundo uma nova pesquisa, publicada na revista Science Advance, a região está virando uma espécie de “aterro marinho” para centenas de toneladas de detritos envelhecidos, que incluem linhas de pesca, filmes plásticos e fragmentos. Os detritos viajam longas distâncias — possivelmente, desde as costas do noroeste da Europa, do Reino Unido e da costa leste dos Estados Unidos — e se acumulam nos mares da Groenlândia e de Barents, considerados pelos cientistas “becos sem saída” para o lixo.

O Ártico está virando um “aterro marinho” de lixo plástico

exame.abril.com.br

Estudo demonstra a escala global que a poluição por detritos plásticos alcançou

26 de abril às 15:58 • Nenhum Comentário

Papagaio: Projeto visa monitorar e garantir a presença do animal na Mata Atlântica, através da preservação e monitoramento de sua área de ocorrência. O principal problema enfrentado com o Chauá está na falta de popularidade do animal, que acaba sofrendo por não ser lembrado em campanhas de incentivo a preservação.

Papagaio-chauá, uma das aves menos conhecidas no Brasil, ganha projeto de conservação - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Papagaio-chauá, uma das aves menos conhecidas no Brasil, ganha projeto de conservação. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

26 de abril às 15:52 • Nenhum Comentário

Emissões: O Observatório Mauna Loa, situado em uma das ilhas do Havaí, registrou que o dióxido de carbono na atmosfera terrestre alcançou um índice maior que 410 partes por milhão (ppm) na semana passada. Segundo cientistas, já se passaram milhões de anos desde que o planeta atingiu números parecidos. Segundo eles, esta será uma nova atmosfera que a humanidade terá que lidar, cada vez mais quente.

Planeta ultrapassa marca de 410 ppm de CO2 na atmosfera

ciclovivo.com.br

Com 410 partes por milhão (ppm) o nível de concentração de dióxido de carbono é o mais alto em milhões de anos.

26 de abril às 15:50 • Nenhum Comentário

Cães: O mapa de raças de cães, que é o mais extenso já feito, revelou que os cães viajaram com os seres humanos através da Beringia, como é chamado o território que fechava o atual estreito de Bering unindo os continentes. A descoberta poderá ajudar pesquisadores a identificar os genes que predispõem a doenças em cães e em pessoas. Muitas doenças acometem tanto cães quanto humanos, como diabetes, epilepsia e câncer.

Cães acompanharam humanos em travessia do estreito de Bering, segundo estudo

g1.globo.com

Pesquisadores usaram sequenciamentos genéticos de 161 raças de cães. Descoberta poderá ajudar pesquisadores a identificar os genes que predispõem a doenças em cães e em pessoas.

26 de abril às 15:49 • Nenhum Comentário

Energia: A Iniciativa impedirá que mais de 200 mil toneladas métricas de dióxido de carbono sejam lançados na atmosfera. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB) está contribuindo financeiramente com as famílias de baixa renda do Estado do Pará, na busca de estimular a produção de materiais utilizados pelas usinas de biomassa. Do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), cerca de dois milhões de dólares serão aplicados no processamento do açaí, com o intuito de tornar essas famílias fornecedoras do material.

Caroço de açaí pode virar fonte de energia renovável no Pará - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

Caroço de açaí pode virar fonte de energia renovável no Pará. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

25 de abril às 16:45 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: A aceleração do degelo do Ártico está derretendo o subsolo congelado sob edifícios e estradas da Sibéria ao Alasca, elevando os níveis dos mares globais e alterando os padrões de temperatura mais ao sul, revelou um estudo internacional nesta terça-feira (25). O fato de a região gelada estar se tornando mais quente e úmida, o que resulta no derretimento do gelo ao seu redor, pode custar trilhões de dólares à economia mundial neste século, estimou o relatório.

Aceleração de degelo do Ártico pode custar trilhões de dólares, diz estudo

g1.globo.com

Derretimento do subsolo permanentemente congelado provocou deslizamentos de terra e interdição de rodovias.

25 de abril às 16:42 • Nenhum Comentário

Aurora Boreal: Um grupo de cientistas amadores fãs de auroras boreais descobriu um novo fenômeno atmosférico nos céus do norte do Canadá. O novo fenômeno foi batizado de "Steve", em referência à animação Os Sem-Floresta (2006), em que os personagens usam esse nome para falar de uma criatura que nunca tinham visto antes.

O fenômeno da coluna de luz violeta flagrado pela 1ª vez nos céus do Canadá - BBC Brasil

bbc.com

Cientistas desvendaram origem de misterioso evento descoberto em fotos compartilhadas no Facebook por entusiastas de auroras boreais.

25 de abril às 16:38 • Nenhum Comentário

Minerais: Em uma montanha submarina, nas águas do Oceano Atlântico, está um tesouro de raros minerais. Uma equipe de investigadores do Centro Nacional de Oceanografia (NOC, na sigla em inglês) do Reino Unido identificou um crosta de rochas extremamente rica em minerais raros nas paredes desse monte, a 500 quilômetros das Ilhas Canárias.

O tesouro em minerais raros encontrado em montanha submarina no Oceano Atlântico

g1.globo.com

A descoberta do Mont Tropic, a 500 quilômetros das Ilhas Canárias, reacende debate sobre vantagens e riscos da mineração no fundo do mar.

20 de abril às 17:11 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: Em artigo publicado nesta semana na revista Nature Geoscience, cientistas descrevem o sumiço repentino do rio, em maio do ano passado, como o primeiro caso conhecido de “pirataria fluvial” nos tempos modernos por influência das mudanças climáticas, o que levanta preocupações. A pirataria de rios, também chamada de captura fluvial (do inglês “river capture” ou “stream piracy”), corresponde ao desvio natural das águas de uma bacia hidrográfica para outra, processo que promove a expansão de uma drenagem em detrimento da vizinha.

Desaparecimento repentino de rio no Canadá assusta cientistas

exame.abril.com.br

Trata-se do primeiro caso conhecido de "pirataria fluvial" nos tempos modernos por influência das mudanças climáticas

20 de abril às 17:06 • Nenhum Comentário

Inundações: A China está usando explosivos para acelerar o degelo do rio Heilongjiang. Com o fim do inverno, o gelo do rio está derretendo, mas o processo é lento. Por causa disso, grandes blocos de gelo vêm interrompendo o fluxo da água em alguns pontos do rio e causando inundações. O rio Heilongjiang fica no nordeste da China.

Dinamite no rio: o método chinês para evitar inundações - BBC Brasil

bbc.com

Autoridades estão usando explosivos para acelerar degelo do Heilongjiang.

20 de abril às 16:51 • Nenhum Comentário

#desafiominhaboapratica #socioambientalonline #meuods #transformandomundo #institutomais @socioambientalonline

Caco Oliveira

A minha boa prática tá aí, agora eu desafio Renata De Paula, Rodrigo Rocha Pulguinha, Silvana Leite, Robson Rivera e Lize Nascimento a contar: qual é a sua boa prática?
#desafiominhaboapratica #socioambientalonline @socioambientalonline #meuods #transformandoomundo #ods15 #sustentabilidade #sustainability #minhaboapratica #goodpractices

19 de abril às 19:09 • Nenhum Comentário

Super Terra: Um planeta recém-descoberto pode se tornar o novo local predileto na busca por sinais de vida fora do nosso Sistema Solar. Situado a 40 anos-luz de distância, na órbita de uma estrela anã vermelha menor e mais fria que o Sol, o LHS 1140b é maior e tem muito mais massa que a Terra - não por acaso, tem sido chamado pelos cientistas de "Superterra". Segundo os astrônomos, o planeta provavelmente retém boa parte de sua atmosfera - o que o torna um alvo interessante para futuros estudos.

Cientistas descobrem 'Superterra' que pode concentrar busca por vida - BBC Brasil

bbc.com

Chamado de LHS 1140b, o planeta é 1,4 vezes maior e tem sete vezes mais massa que a Terra - e pode ter atmosfera e água.

19 de abril às 19:07 • Nenhum Comentário

Mudanças Climáticas: No debate sobre mudanças climáticas, o aumento do nível do mar, acompanhado de maior incidência de inundações, é comumente associado a riscos e prejuízos para as cidades costeiras. Mas seus impactos geográficos podem ir muito além — continente a dentro. Em artigo publicado nesta semana na Nature Climate Change, pesquisadores estimam que, só nos EUA, aproximadamente 13,1 milhões de pessoas poderiam ser deslocadas pela subida das águas oceânicas.

Alta do nível do mar pode afetar até cidades que estão longe dele

exame.abril.com.br

Impactos geográficos do aumento do nível das águas oceânicas podem ir muito além das zonas costeiras — continente a dentro

19 de abril às 18:58 • Nenhum Comentário

Santuário: No ano de 1998, durante uma pesquisa de campo realizada pelos Estados Unidos, Rússia e China, foi registrada apenas a existência de nove tigres nessa área, porém com os esforços de conservação que aconteceram em 2015, especialistas acreditam que esse número tenha aumentado para 27. Entretanto, a situação ainda é bastante preocupante, uma vez que os leopardos-de-amur hoje se encontram também com sua população restrita a apenas 60 animais no mundo, de acordo com a World Wildlife Fund (WWF).

China abrigará santuário para tigres e leopardos - Pensamento Verde

pensamentoverde.com.br

China abrigará santuário para tigres e leopardos. Acesse o Pensamento Verde e fique por dentro de tudo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

19 de abril às 18:54 • Nenhum Comentário