Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

FIBoPS Técnica – 13a Edição

“Compartilhar conhecimento socioambiental aplicado para a construção de sociedades sustentáveis é a missão do I+. Isto é que fazemos todos os dias com a contribuição de especialistas e lideranças proativas, que voluntariamente nos auxiliam neste objetivo. É para isto que existimos, e é nisto que concentramos toda nossa energia” Marilena Lino de Almeida Lavorato – Fundadora do Programa Benchmarking Brasil e Instituto Mais, Diretora MaisProjetos, Editora do livro BenchMais e da Revista Benchmarking. Apresentadora do Programa ao vivo na internet “Cultura de Sustentabilidade”

Práticas de Sustentabilidade que melhoram o desempenho das atividades humanas

Local: Avenida Paulista, 2000 – Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, 15o andar

Sobre o Evento: Encontros Técnicos abertos e gratuitos com a participação de pesquisadores, especialistas e lideranças para exposição de temas atuais e relevantes da sustentabilidade que foram apontados em enquete realizada com profissionais atuantes na área. Vagas Limitadas por ordem de chegada das inscrições, e certificado de participação emitido pela internet ao publico presente. A FIBoPS Técnica é uma iniciativa do Instituto MAIS em parceria com a MAIS PROJETOS para formar massa crítica em sustentabilidade. É um evento direcionado aos profissionais, especialistas e lideranças atuantes em sustentabilidade.  Para ver programação das edições anteriores, clique nos anos:   2013  –  2012  –  2011  – 2010  –  2009   –  2008

Os Encontros Técnicos são transmitidos ao vivo pelo Canal I+ 

 

Calendário 2013

Para ler ou baixar a programação 2013, clique na imagem abaixo

Encontros Técnicos 2013

27/03 – 9h00/12h30 Sustentabilidade como valor estratégico

Ricardo Carvalho, Jornalista com passagem pela Folha de S. Paulo, TV Globo, TV Cultura, e desde 1997 vem se especializando em comunicação para a sustentabilidade com a firme intenção de trocar em miúdos a enorme quantidade de conceitos,  práticas e um arsenal de estudos e análises, a partir de uma temática extensa e complexa. É comentarista de sustentabilidade do Jornal da Gazeta e diretor do portal Meio Ambiente.

 Rogério Ruschel, Primeiro consultor em sustentabilidade socioambiental das Américas com a criação da Ruschel & Associados Marketing Ecológico em 1989, há 24 anos Ruschel vem prestando serviços para empresas como Gerdau, Walmart, Votorantim, Bradesco, Volkswagen, Vale, PwC, Sabesp e Suzano. Foi professor universitário por 19 anos, 12 dos quais na ESPM-SP onde criou a primeira disciplina sobre Desenvolvimento Sustentável do Brasil, em 1995. Foi coordenador do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, da Câmara Alemã, por 12 anos. Jornalista, é autor ou editor de 5 livros e 27 estudos sobre sustentabilidade, meio ambiente e cidadania. Ganhou vários premios e fez mais de 80 palestras em empresas, eventos e câmaras de comércio.

 Maria José Rosolino,  Relações Públicas, Jornalista e Mestre em Hospitalidade. Atual Coordenadora dos Cursos de Produção Editorial e Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi, e, pesquisadora do tema comunicação e sustentabilidade como indicadores de imagem institucional das organizações, em especial das organizações do terceiro setor.

 

João Bosco Reis da Silva, Especialista em Gestão Ambiental da ArcelorMittal Tubarão do Espirito Santo que estará apresentando o case Benchmarking Gestão Estratégica das Mudanças Climáticas, que foi selecionado para integrar o Ranking Benchmarking Brasil de 2013.

 

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


 25/04 – 9h00/12h30 Sustentabilidade: Desafios do relacionamento com stakeholders

 

 Adalberto Marcondes, Jornalista, diretor da Envolverde, passou por diversas redações da grande mídia paulista, como Agência Estado, Gazeta Mercantil, Revistas Isto É e Exame. Desde 1998 dedica-se a cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, educação, desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental empresarial. Recebeu por duas vezes o Prêmio Ethos de Jornalismo , “Jornalista Amigo da Infância” pela agência ANDI.

Leno F. Silva, Profissional de Comunicação e sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação. É também Conselheiro do Museu Afro Brasil e do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, e sócio fundador da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.  Foi diretor de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, e Gerente de Comunicação do Instituto Ethos. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Ed. Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Ed. Peirópolis.

Douglas Miquelof, Publicitário com especialização em marketing e administração de empresas. Atualmente é Coordenador de Projetos Especiais do Sistema Globo de Rádio e Diretor Executivo de Educação Voluntario do Instituto Brasileiro de Marketing de Relacionamento – IBMR.

 

       

Valdir Ribeiro, Especialista em Sustentabilidade da Ecovias estará apresentando o case Benchmarking De Bem com a Via, que foi selecionado para integrar o Ranking Benchmarking Brasil de 2013.

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


 

23/05 – 9h00/12h00 Inscrições Demandas por atualização e profissionalização em sustentabilidade

 

 

 

 Luiz Carlos Merege, Economista; doutor e mestre pela Maxwell School of Citizenship and Public Affairs da Universidade de Syracuse, NY. Foi professor Titular do Departamento de Planejamento e Análise Econômica – PAE da FGV SP, onde criou  o Centro de Estudos do Terceiro Setor – CETS da FGV-EAESP, iniciativa pioneira no Brasil, nas áreas de ensino, pesquisa, formação profissional e assessoria às organizações do terceiro setor. Foi diretor do programa de cursos de captação de recursos oferecidos em parceria com a Escola de Captação de Recursos da Universidade de Indiana, na FGV-EAESP. Em 2009 criou e fundou o IATS – Instituto de Administração para o Terceiro Setor, do qual é Presidente.

Marcus Nakagawa, Mestrando em Administração (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Atualmente é é sócio-diretor do Setor i, empresa de gestão integral para o terceiro setor, professor em pós-graduação e consultor em educação para sustentabilidade empresarial,  idealizador e Presidente da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade).

Fabio Ueno,  Biologo com especialização em Desenvolvimento Sustentável e Mestre em Ecologia e Comunicação pela Unicamp.   Atual consultor na Globant TerraForum para gestão do conhecimento e sustentabilidade.

 

   

Karine Rio Phillippi, especialista em sustentabilidade da Schneider Electric apresentando o Case Benchmarking Bip Bop que foi selecionado para integrar o Ranking Benchmarking Brasil 2013

 

Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 

26/09 – 9h00/12h30 Inscrições PNRS, Logística Reversa e Novos Produtos

 

 

   

 Fabricio Soler Dorado, Advogado especialista, Presidente da Comissão de Direito da Energia da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB/SP). Perito habilitado perante a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP). Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da FIESP, da International Solid Waste Association (ISMA); da Associação Brasileira de Advogados Ambientalistas (ABAA); da Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab); Conselheiro do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP; responsável pela Câmara Paulista de Compensação de Emissões Atmosféricas.  Integrou equipe jurídica que compôs grupo de consultores do Banco Mundial na elaboração do estudo “Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate”.

João Alexandre Paschoalin Filho, Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA.  Mestre e Doutor em Engenharia pela Unicamp. Atuou como engenheiro na execução de fundações profundas em obras industriais, como a Refinaria de Paulínia/SP da Petrobrás entre outras. É professor titular da Universidade Nove de Julho e revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental, ISSN 1981-982X Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), parecerista técnico da revista PAT/UFG (Pesquisa Agropecuária e Tropica da Universidade Federal de Goiás), membro da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos), entre outros.

 Priscila Boer Mazaro, Graduada em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão Ambiental.   Atua há 10 anos na área ambiental com experiência na elaboração e implantação de projetos de gerenciamento de resíduos em grandes empresas de diversos setores, auditorias de homologação em clientes e fornecedores, e apresentação de palestras técnicas e de conscientização ambiental para empresas, centros educacionais e publico geral.

 Marcelo Montini,  especialista em Sustentabilidade da Alcoa estará apresentando o case Benchmarking Redução da Pegada Ecológica por meio da Substituição de Argila por Cinza Leveque foi selecionado para integrar o Ranking Benchmarking Brasil de 2013.

 Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 

 

 31/10 – 9h00/12h00Inscrições Ações de Sustentabilidade, Ética e RS, como aferir?

 

 

 Francisca Moraes, Doutoranda e mestre em Administração com foco na sustentabilidade das organizações, atua há mais de 30 anos em consultoria  nas diversas  áreas da gestão, desenvolve e implanta metodologias e projetos inovadores centrados no equilíbrio econômico, social e ambiental,em organizações de médio e grande porte (públicas, privadas e 3º. Setor).  Avaliadora ad hoc do INEP/MEC, docente da FGV, credenciada pelo CRC-SP e FUNDAP/EGAP, IGETEC e QSP, Presidente da Tangram Social Consultoria e presidente do Instituto de Sustentabilidade Social

 Antônio de Pádua Lanzetti Tavares, Cursou Filosofia na USP e bacharelou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Realizou uma ampla série de cursos de especialização e extensão univerítária no Brasil e no exterior. Atuou como gerente e diretor de RecursosHumanos, Relações com o Mercado e Administração na Ford, Cia Cimento Portland Itaú, Kibon e Thyssen Krupp. Exerceu as atividades paralelas de Delegado do Centro das Indústrias de Osasco (70/72), Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Estado de São Paulo – 1993/1995, Vice Presidente da AAPSA – Associação Paulista de Gestores de Pessoas – 2000/2002, e Coordenador do Grupode Ética e ResponsabilidadeSocial do Conselho Regional de Administração – SP – 2003/05.

 Geraldo Falcão, Geraldo Falcão é Administrador de Empresas, Pós-graduado em Qualidade e produtividade pela USP, em Gestão Ambiental e segurança do trabalho pela Escola de Saúde pública da USP, e em Administração de Marcas pela FAAP. Auditor credenciado por mais de 7 anos por órgãos como IRCA(Inglaterra), RAB/QSA(EUA), SAI(EUA) e Inmetro(Brasil) em normas como ISO9001,ISO14001,OHSAS18001, SA8000 ,NBR16001 e ISO26001. Consultor empresarial da empresa Marcasbrasil Consultoria, desde 1998 em temas Gestão da Sustentabilidade, Gestão de projetos, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, em cursos de MBA e Pós graduação em disciplinas como : Gestão ambiental e Desenvolvimento sustentável, Gerenciamento de projetos, Análise de viabilidade de projetos, Produção/qualidade e Responsabilidade Social Corporativa.

 Teodora Tavares, Diretora do Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável estará apresentando o case Benchmarking Programa Bióleo, Duplamente sustentável com inclusão social, que foi selecionado para integrar o Ranking Benchmarking Brasil de 2013.

 Para emissão de certificado de participação, clique 
Para ver fotos e cobertura do evento siga para 


 Apoio:logo_anhembi   Parceiros:  

Realização: