Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Indicadores

Responsabilidade Social

Todos nossos eventos e publicações são realizados obedecendo aos critérios da sustentabilidade:  ambientalmente corretos, socialmente justo e economicamente viável.

No caso de eventos, destacamos a FIBoPS Internacional que  desde sua primeira edição da FIBoPS é realizado conforme os princípios e diretrizes da Sustentabilidade, inclusive por se tratar do tema chave da proposta.

Democratizamos o conhecimento socioambiental aplicado por meio do livre acesso as palestras e oficinas gerenciais realizadas durante o evento, ajudando na atualização profissional dos participantes. Universidades e escolas técnicas agendam visitas e participam gratuitamente das atividades.   Montada de forma padronizada permitiu a FIBoPS desde a 1ª edição monitorar e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, geradas pelo evento. Além disso, realizamos também coleta seletiva de materiais orgânicos e reciclados fazendo gerenciamento dos resíduos produzidos durante o evento.

Outra particularidade é o fomento da economia criativa com a abertura gratuíta do espaço para artistas, ambientalistas, Ongs e artesãos apresentarem e comercializarem suas soluções, visões, iniciativas e produtos que colaboram com a melhoria do meio ambiente

Indicadores de Sustentabilidade 4ª FIBoPS

Durante o período de montagem, realização e desmontagem, a organização gerencia seus resíduos, neutraliza suas emissões, fomenta a economia criativa e democratiza o acesso ao conhecimento.

Gerenciamento de Resíduos: Foram aproximadamente 370 Kgs de resíduos coletados e encaminhados para reciclagem e compostagem. O gerenciamento de resíduos foi realizado pelo Instituto Mais em parceria com a ONG Vira Lata e ONG Morada da Floresta.

 Neutralização das Emissões:  Foram neutralizadas 2.45 toneladas de emissões de gases efeito estufa. Veja  código de rastreabilidade no certificado de neutralização disponível no site e no final deste documento

Fomento Economia Criativa: Foi concedido gratuitamente espaço e estrutura institucional e comercial para que mais de 30 profissionais autonomos e atuantes neste segmento pudessem apresentar  e comercializar suas soluções ao publico visitante.

Democratização do Conhecimento: Foi liberado gratuitamente para livre acesso 02 salas técnicas e 01 espaço lúdico cultural e 01 espaço gourmet com aproximadamente 80 atividades de capacitação e sensibilização socioambiental ao publico participante. Palestras, oficinas, workshops, e degustação com temas técnicos gerenciais e de imediata aplicabilidade nos negócios e carreira profissional, expostos por especialistas, pesquisadores, consultores e acadêmicos.

Especialização voluntária: Capacitamos 50 voluntários em gestão socioambiental e atendimento especializado para atuarem nas visitas monitoradas da 4ª FIBoPS. Contamos com a participação voluntária de 35 deles, sendo todos estudantes ou recém-formados em gestão e engenharia ambiental, Relações Públicas e Jornalismo, Secretariado.

Empregos gerados: Mais de 50 empregos diretos gerados pelo evento na contratação de: Assessoria de Imprensa, Montagem de Stands, Iluminação, Equipamentos de áudio-visual, Agência de Eventos, Provedor de Internet, Segurança, Limpeza, Neutralização de Emissões, Gerenciamento de Resíduos, Gráfica, Tradutores, Centro de Convenção, Transporte, Paisagismo, Fotógrafos, Filmagem, Buffet, WebMaster, Programador, Webdesigner, Cia Aérea, Agência de viagens, Hotéis, Divulgação, Assessoria Jurídica, Colaboradores, Assessoria Contábil, Motoboy, Recepcionistas

Veja mais detalhes no relatório de desempenho clicando na capa do relatório 2011 ou no site www.fibops.com.br