Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Economia Verde

PROGRAMA

Curso de Livre Atualização: Introdução a Gestão da Sustentabilidade (24h)

Módulo: Sustentabilidade – Vertentes e aplicabilidade (8h)

Disciplina/temática: Economia Verde (2h)

Carga Horária: 2 horas

Publico Alvo:  Profissionais e lideranças publicas e privadas atuantes em responsabilidade social, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, estudantes de ensino médio e superior e demais interessados nesta temática.

Ementa:  Fomenta conceitos, valores e conhecimento aplicado em Empreendedorismo para exploração de nichos e mercados potenciais a serem desbravados de forma integrada em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais. Agregar valor no posicionamento de profissionais e instituições que buscam ações e projetos alinhados com as premissas e propostas da Economia Verde.

Metodologia: Exposição de conteúdos com interatividade e exercícios em grupos divididos em blocos: Introdução e Contextualização, Aplicabilidade Teórica e Prática e Considerações Finais.

Objetivos:  Fornecer subsídios para a compreensão e entendimento da Nova Economia que surge em virtude da escassez dos recursos naturais e das ameaças do aquecimento global. Fomentar visão estratégica para uma administração empreendedora e justa, fundamentada pelos princípios e diretrizes da sustentabilidade.

Tópicos Abordados: 

  • Contextualização histórica e Contemporânea da Economia.
  • Empreendedorismo.
  • Análise de Mercado Socioeconômico.
  • Plano de Negócio.
  • Aplicabilidade e Viabilidade.
  • Posicionamento e estratégia de Marca.
  • Estudo de Casos.
  • Exercício Prático; Análise SWOT
  • Mecanismos de Financiamento Publico e Privado

Bibliografia Recomendada:

  • Livro: Kim, W. Chan; Mauborgne, Renée. A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante, Editora Campus/ Elsevier, 2005.
  • Documento: CPLA.  Economia Verde: Desenvolvimento, Meio Ambiente & Qualidade de Vida no Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria do Meio Ambiente, 2010
  • Filme: Mauá: O Imperador e o Rei, filme de Sérgio Rezende, 1999.* disponível para Download; http://www.wisewood.com.br/uploads/ebook.pdf  
    stila teórica, e certificado de participação emitido pelo Instituto MAIS.

Recursos necessários:  Infra estrutura básica para receber os participantes (acomodações), projetor multimídia, notebook, ponto de internet e flip chart.

Responsável Técnico: Jefferson Monteiro,  Empreendedor Sociocultural há 12 anos participando de projetos voltadas ao publico Jovem nas comunidades. Curso de livre especialização, Mkt Verde pelo Instituto MAIS. Atuação e experiência em ações socioambientais e eventos estratégicos de organizações do segundo e terceiro setor.

 

Realizador: Instituto MAIS.

 (*)  Este plano está sujeito a alterações em função de customizações e outras necessidades que forem percebidas durante o processo de capacitação proposto. Caso ocorram alterações o grupo e/ou a empresa contratante serão comunicados.