Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Energia Renovavel

Curso de Livre Atualização: Introdução a Gestão da Sustentabilidade (24h)

Módulo: Meio Ambiente e Gestão Ambiental (8h)

Disciplina/temática: Energia Renovável: Matrizes e Demandas (2h)

Carga Horária: 2 horas

Publico Alvo: Empresas e profissionais que buscam trazer melhorias para sua empresa ajudando na preservação do meio ambiente, lideranças publicas e privadas atuantes em responsabilidade social, profissionais da área de meio ambiente e sustentabilidade, estudantes de ensino médio e superior e demais interessados nesta temática

Ementa: Fornecer para os participantes conhecimento geral sobre as matrizes de energia renováveis existentes no mundo assim como sua aplicabilidade (locais, região). Relacionar os benefícios e tipos de impactos que são causados para sua implantação, assim como seu potencial de geração e investimentos necessários.

Metodologia: Exposição de conteúdos com interatividade e exercícios em grupos divididos em blocos: Introdução e Contextualização, Aplicabilidade Teórica e Prática e Considerações Finais

Objetivos:
1.    Disponibilizar aos participantes conhecimentos sobre as diversas formas de se adquirir energia de uma forma mais limpa.
2.    Fornecer ferramentas e opções de economia para as empresas, através da implantação de algum tipo de energia de possível instalação na empresa.

Tópicos Abordados: Meio Ambiente Natural; Matrizes Renováveis e sua aplicabilidade; Redução de consumo e melhoria do desempenho.

Bibliografia Recomendada:
1.    Trigueiro, André e Goldemberg, José, Meio Ambiente no Século 21, Editora Sextante, 2003, 3ª Edição.
2.    Brown, Lester, Plano B 4.0, New Content Editora e Predutora Limitada.
3.    Site Portal Brasileiro de Energias Renováveis.

Material didático e Certificado: Guia com slides ppt , apostila teórica, e certificado de participação emitido pelo Instituto MAIS

Recursos necessários: Sala de aula ou área similar, projetor multimídia, notebook, ponto de internet e flip chart

Responsável Técnico:  Gustavo Trentin, Graduado em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, Secretario Geral do Instituto Mais, Curso de Gestor de Projetos Sociais (SENAC 9 de Julho – São Paulo), Curso de Interpretação e Implantação da norma ISO 9001:2008 (Mar/2011), Curso de Interpretação e Implantação da norma ISO 14001:2004 (Nov-Dez/2010), Curso de Interpretação e Implantação da norma OHSAS 18001:2007 (Nov-Dez/2010), Curso de Formação de Auditor Interno Integrado baseado na norma ISO 19011:2002 (Nov-Dez/2010), realizados pela BG Consultoria em Gestão Empresarial Ltda.
 
Realizador: Instituto MAIS

 (*)  Este plano está sujeito a alterações em função de customizações e outras necessidades que forem percebidas durante o processo de capacitação proposto. Caso ocorram alterações o grupo e/ou a empresa contratante serão comunicados.