Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Gestão de Resíduos

PROGRAMA

Curso de Livre Atualização: Introdução a Gestão da Sustentabilidade (24h)

Módulo: Meio Ambiente e Gestão Ambiental (8h)

Disciplina/temática: Gestão de Resíduos (2h)

Carga Horária: 2 horas

Publico Alvo: profissionais e lideranças publicas e privadas atuantes em responsabilidade social, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, estudantes de ensino médio e superior e demais interessados nesta temática.

Ementa: Incentivar o protagonismo e a reflexão critica das pessoas sobre as questões socioambientais promovendo a mudança de atitude e hábitos de consumo, possibilitando a transformação de resíduos em produtos sustentáveis, aplicando logística reversa, compras sustentáveis e o consumo consciente  rumo ao resíduo zero e geração de renda.

Metodologia: Exposição de conteúdos com interatividade e exercícios em grupos divididos em blocos: Introdução e Contextualização, Aplicabilidade Teórica e Prática e Considerações Finais

Objetivos:

  • Informar modelos alternativos de produção e consumo para adequação as legislações vigente;
  • Introdução as possibilidades de reduzir os impactos negativos causados direta e indiretamente por atividades operacionais e administrativas;
  • Fornecer subsídios para identificação e elaboração de planos redução de gastos, geração de renda em processos produtivos e administrativos.

Tópicos Abordados: A política dos 5R’s, Pegada Ecológica, Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, Lei nº 12.300, de 16 de março de 2006 e a Lei nº12.528, de 02 de janeiro de 2007.

Bibliografia Recomendada:

  • D’Almeida, M.L.O.; Vilhena, A.(Cood.). Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado do lixo. São Paulo. IPT/Cempre, 2000. 370p.
  • Badue, A.F.B.; Torres, A.L.; Zerbini, F.M.; Pistelli; Chech, Y. Entender para investir: por uma educação, para o consumo responsável e o comércio justo. São Paulo: Instituto Kairós, 2005.
  • Ministério das Cidades – Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos-2004 – Programa de Modernização do Setor de Saneamento, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.mct.gov.br/clima
  • NATALI, M. Praticando o 5S: na indústria, comércio e vida pessoal. São Paulo: Editora STS, 1995. 101p.
  • Ministério do Meio Ambiente – Agenda Ambiental na Administração Publica – A3P, 5ª Edição, Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36

Responsável Técnico: Giorgia Andrea Martins Xavier, profissional independente coordenando e planejando empresas na área de alimentos e bebidas a mais de 15 anos, Graduando em Gestão Ambiental (Metodista, 2010-2012), Agente de Desenvolvimento Socioambiental Urbano, Planejamento Ambiental Urbano (UMAPAZ, 2009-2010), Jardinagem e Recursos Paisagístico Urbano (EMJ/SVMA, 2010), “lixóloga” desde 2007; Oficinas e palestras em consumo consciente, resíduos e reaproveitamento de materiais descartáveis para hortas urbanas.

Realizador: Instituto MAIS

 (*)  Este plano está sujeito a alterações em função de customizações e outras necessidades que forem percebidas durante o processo de capacitação proposto. Caso ocorram alterações o grupo e/ou a empresa contratante serão comunicados.