Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Governança e Modelos de Gestão

PROGRAMA

Curso de Livre Atualização: Introdução a Gestão da Sustentabilidade (24h)

Módulo: Sustentabilidade – Vertentes e aplicabilidade (8h)

Disciplina/temática: Governança  e Modelos de Gestão  (2h)

Carga Horária: 2 horas

Publico Alvo: Profissionais e lideranças publicas e privadas atuantes em responsabilidade social, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, estudantes de ensino médio e superior e demais interessados nesta temática

Metodologia: Exposição de conteúdos divididos em blocos: Introdução e Contextualização, Aplicabilidade Teórica e Prática, Vídeos, Exercícios em grupo e Considerações Finais.

Objetivos: Introduz os principais fundamentos das normas e regulamentos como ferramentas para o melhor desempenho na qualidade dos processos e produtos das empresas, no gerenciamento de riscos ambientais, na diminuição dos impactos, na manutenção dos recursos naturais e sustentabilidade empresarial.  A utilização do tripé da sustentabilidade, contemplando os aspectos econômicos, social e ambiental como um modelo de governança para a eficácia de uma gestão empresarial. A elaboração e divulgação dos relatórios de desempenho de sustentabilidade das empresas, como forma de tornar-se  transparente em suas ações no compromisso  econômico, social e ambiental e contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Tópicos Abordados: Conceitos e Requisitos das Normas ISO 9001 SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 SGA (Sistema de Gestão Ambiental),  Triple bottom line (Tripé da Sustentabilidade), Governança Corporativa, GRI (Relatório de Sustentabilidade) e importância dos modelos de gestão para o desenvolvimento sustentável.

Bibliografia Recomendada:

ISO 9001:2008 – Uma ferramenta de Gestão Empresarial. Oceano, Zacharias

FALEIRO, Airton. et al. O desafio da Sustentabilidade.São Paulo:Fundação Perseu Abramo, 2001,p.159.

SÃO PAULO (Estado).Secretaria do meio ambiente.Consumo Sustentável: documentos oficiais.São Paulo.sd, p.44-64.

Filme Documentário: Estamira, direção Marcos Prado, 2004

Material didático e Certificado: Guia com slides ppt , apostila teórica, e certificado de participação emitido pelo Instituto MAIS.

Recursos Necessários:Infra estrutura básica para receber os participantes (acomodações), projetor multimídia, notebook, ponto de internet e flip chart

Responsável Técnico: Márcia Lucia da C. Silva, Técnica em Segurança do Trabalho (ETEC Martin Lutter King) e em Meio Ambiente (ETEC GV). Graduada em Tecnologia da Gestão Ambiental e Pós graduada em Educação Ambiental (Unicid).  Curso de livre especialização, Mkt Verde pelo Instituto MAIS. Experiência e atuação em Qualidade, Certificações e Boas Práticas de Fabricação.

Realizador: Instituto MAIS

(*)  Este plano está sujeito a alterações em função de customizações e outras necessidades que forem percebidas durante o processo de capacitação proposto. Caso ocorram alterações o grupo e/ou a empresa contratante serão comunicados.