Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Educação Ambiental

PROGRAMA

Curso de Livre Atualização: Introdução a Gestão da Sustentabilidade (24h)

Módulo: Sustentabilidade – Vertentes e aplicabilidade (8h)

Disciplina: Educação Ambiental (2h)

Carga Horária: 2 horas

Publico Alvo: profissionais e lideranças publicas e privadas atuantes em responsabilidade social, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, estudantes de ensino médio e superior e demais interessados nesta temática.

Ementa:  Introduz os principais fundamentos da Educação Ambiental alinhados com os  diversos espaços sociais para que os alunos possam trabalhar com propostas educacionais que enfoquem a Educação Ambiental, ressaltando a importância e a necessidade da preservação do meio ambiente.

Metodologia: Exposição de conteúdos com interatividade e exercícios em grupos divididos em blocos: Introdução e Contextualização, Aplicabilidade Teórica e Prática e Considerações Finais

Objetivos: Introduzir os principais fundamentos da Educação Ambiental; Fornecer subsídios para a visão abrangente sobre as questões ambientais, considerando a complexa interdependência entre os sistemas ecológicos e a sustentabilidade das atividades econômicas; Mobilizar para diagnosticar problemas e propor projetos ambientais.

Tópicos Abordados: Histórico da Educação Ambiental Mundial e no Brasil, A Educação Ambiental nos espaços sociais e como colocá-la em prática.

Bibliografia Recomendada:

DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, pág.98;

DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, pág.98;

HENRIQUES, RICARDO ET AL. Educação Ambiental aprendizes da Sustentabilidade. Cadernos Secad/MEC, n.1, p. 20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf;

DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, pág. 37 a 70;

HENRIQUES, RICARDO ET AL. Educação Ambiental aprendizes da Sustentabilidade.  Cadernos Secad/MEC, n.1, p.18 e 19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf;

DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, pág. 112 a 124;

DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, pág. 109 a 110;

DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, pág. 111;

DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, pág. 523;

PRINCÍPIOS DO TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA. Disponível em: http://forumearebea.org/tratado-de-educacao-ambiental-para-sociedades-sustentaveis-e-responsabilidade-global/. Acesso em: 21-01-2012;

BERNA, VILMAR, Como fazer Educação Ambiental. São Paulo: Paulus, 2011, pág. 22 a 26;

Brasil. MMA. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambiental, Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil: 1997-2007, Brasília, DF: MMA, 2008, pág.27;

13 – ACHCAR, TATIANA, Meio Ambiente com mais Profundidade. Disponível em: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?marc_04_30/index;

Material didático e Certificado: Guia com slides ppt , apostila teórica , e certificado de participação emitido pelo Instituto MAIS

Recursos necessários:  Infra estrutura básica para receber os participantes (acomodações ), projetor multimídia, notebook, ponto de internet e flip chart

Responsável Técnico: Suzimeire Freire Celestino, Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental, (UNICID – Universidade Cidade de São Paulo). Pós-graduação latu sensu em Educação Ambiental (UNICID – Universidade Cidade de São Paulo), Técnica em Gestão Ambiental, (ETESP SP – Escola Técnica de São Paulo). Curso de livre especialização, Mkt Verde pelo Instituto MAIS. Experiência e atuação em Educação Ambiental e Consumo Consciente.

 

 

Realização: Instituto MAIS

(*)  Este plano está sujeito a alterações em função de customizações e outras necessidades que forem percebidas durante o processo de capacitação proposto. Caso ocorram alterações o grupo e/ou a empresa contratante serão comunicados.