Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Qualidade de Vida

PROGRAMA

Curso de Livre Atualização: Introdução a Gestão da Sustentabilidade (24h)

Módulo: Qualidade de Vida (8h)

Disciplina/temática: Educação Financeira (2h)

Carga Horária: 2 horas

Publico Alvo: Profissionais e lideranças publicas e privadas atuantes em responsabilidade social, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, estudantes de ensino médio e superior e demais interessados nesta temática

Ementa: Projetos de “Educação Financeira” desenvolvidos no Brasil e no mundo e suas características. Visão cartesiana e visão comportamental desses projetos. Um novo modelo, de educação Financeira, comportamental, contemplando a sustentabilidade e outros eixos temáticos. Reflexão sobre os impactos do consumo na vida financeira das pessoas, no equilíbrio do planeta, no bem estar da sociedade. Necessidade de um novo paradigma baseado no equilíbrio. Por onde começar?  Benefícios para empresas, governo e cidadãos.  Metodologia DSOP – Uma proposta brasileira para uma educação financeira sustentável. Apresentação de cases de profissionais que conheceram o novo modelo de educação financeira comportamental, aplicaram em suas vidas (mudaram paradigmas) em conquistaram uma vida sustentável nas áreas financeira, familiar e profissional.)

Metodologia: Exposição de conteúdos com interatividade e exercícios em grupos divididos em blocos: Introdução e Contextualização, Aplicabilidade Teórica e Prática e Considerações Finais.  Cases reais.

Objetivo:

Pessoa Física:

  • Apresentar aos profissionais e interessados um novo conceito de “administração financeira”, baseado em comportamentos sustentáveis,  capaz de proporcionar qualidade de vida no ambiente familiar, produtividade  e criatividade nas atividades profissionais e compromisso com a cidadania.

Pessoa Jurídica:

  • Apresentar uma proposta de projetos de educação financeira, baseada em um conceito amplo de sustentabilidade (sustentabilidade humana), capaz de gerar bem estar  as pessoas, e otimização de resultados a partir do equilíbrio entre despesas e receitas, dentro de um padrão adequado de sustentabilidade.

Tópicos Abordados: Conceitos de Educação Financeira; Conceito de paradigmas; Exemplos de mudança de paradigmas; Sustentabilidade Humana; Valores; Cidadania; Responsabilidade Socioambiental Empresarial; O que não é educação financeira; As causas dos problemas financeiros e do endividamento.  Educação financeira comportamental. Como ensinar educação financeira para crianças e adultos. Os estágios de um programa de educação financeira para as corporações.

Bibliografia Recomendada:

  • Domingos, Reinaldo. Terapia Financeira. Editora DSOP – 2010.
  • Domingos, Reinaldo. Livre-se das Dívidas. Editora DSOP – 2010.
  • Khun, Thomas. A estrutura das revoluções científicas – Ed. Perspectiva – 10ª ed. 2011.

Material didático e Certificado: Guia com slides ppt , apostila teórica, e certificado de participação emitido pelo Instituto MAIS

Recursos necessários: Data Show, notebook, som, flip chart

Responsável Técnico: Julio Santos, Bacharel em Lingüística (USP), MBA em Consultoria Empresarial (FIA-USP), Educador Financeiro (Instituto DSOP), Coordenador e docente na 1ª Pós-graduação do Brasil em Educação e Coaching Financeiro (Instituto DSOP/FCG-Jundiaí), co-autor da Coleção DSOP de Educação Financeira para Educação Básica composta por 15 volumes, atendendo da Educação Infantil ao Ensino Médio. Ministra cursos e palestras sobre o tema Educação Financeira e Qualidade de Vida em empresas, escolas e instituições do 3º setor.

Realizador: Instituto MAIS

 (*)  Este plano está sujeito a alterações em função de customizações e outras necessidades que forem percebidas durante o processo de capacitação proposto. Caso ocorram alterações o grupo e/ou a empresa contratante serão comunicados.