Trabalhando por uma nova cultura de Sustentabilidade

Relações Sustentáveis

PROGRAMA

Curso de Livre Atualização: Introdução a Gestão da Sustentabilidade (24h)

Módulo: Qualidade de Vida (8h)

Disciplina/temática:  Relações Sustentáveis (2h)

Carga Horária: 2 horas

Publico Alvo: profissionais e lideranças publicas e privadas atuantes em responsabilidade social, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, estudantes de ensino médio e superior e demais interessados nesta temática.

Ementa: Fundamentar a premissa de que a sustentabilidade começa com o individuo e extrapola para a sociedade através das diversas formas de interação do homem com o meio.  Compartilhar praticas de Humanização e Proteção Ambiental para o desenvolvimento de uma visão crítica em relação as interações  individuais e coletivas:  Com seu eu interior, com as pessoas ao seu redor (família, trabalho, lazer) , com  grupos e movimentos locais e/ou globais (ONGs, Campanhas, Propostas),  e com o meio ambiente natural.

Metodologia: Exposição de conteúdos com interatividade e exercícios em grupos divididos em blocos: Introdução e Contextualização, Aplicabilidade Teórica e Prática e Considerações Finais

Objetivos: Apresentar soluções para problemas cotidianos referentes ao relacionamento interpessoal e coletivo de forma a preservar a qualidade de vida e o meio ambiente. Dar instrumentos para a aplicabilidade deste aprendizado no cotidiano de forma que o participante possa transformar seu ambiente e viver relacionamentos harmoniosos, construtivos e sustentáveis.

Tópicos Abordados: O que é meio ambiente, eu e o meio, relações profissionais e sociais, integridade física, convivência natural, influência familiar, vida em comunidade.

Bibliografia Recomendada: 

  • Boog, Magdalena e Gustavo G. Con-Viver em Equipe – Construindo Relações Sustentáveis. M.Books Editora, 2008
  • Chiaravallotti, Rafael e Pádua, Claudio.  Escolhas Sustentáveis Editora Urbana, 2011
  • IDEC, Ministérios da Educação  e  do Meio Ambiente. Manual de Educação para o Consumo Sustentável, 2005 – Portal do MEC – disponível free download no link: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

Material didático e Certificado: Guia com slides ppt , apostila teórica , e certificado de participação emitido pelo Instituto MAIS

Responsável Técnico: Alexandre Prado,  profissional de Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) com MBA em Gestão de Recursos Humanos pela ESAMC (Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação). Atuação e experiência em Endomarketing, Comunicação, Propaganda e Relações Publicas.

 

Recursos necessários: Infra estrutura básica para receber os participantes (acomodações ), projetor multimídia, notebook, áudio, ponto de internet e flip chart.

Realizador: Instituto MAIS

 (*)  Este plano está sujeito a alterações em função de customizações e outras necessidades que forem percebidas durante o processo de capacitação proposto. Caso ocorram alterações o grupo e/ou a empresa contratante serão comunicados.